Anteriormente abordamos um tema extremamente para as pessoas e empresas que querem contratar uma agência de publicidade e propaganda, mostrando algumas considerações a serem feitas. Agora daremos algumas dicas de usabilidade para o seu site, fornecendo uma melhor experiência para o usuário.

Sabemos que a usabilidade caminha junto com o SEO, visto que é um importante fator para determinar se os seus usuários estão satisfeitos ou não com a sua página. Ilustraremos alguns destes pontos da usabilidade para ajudá-los a pensar em como melhorar taxa de conversão do seu site.

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Ninguém gosta de perder tempo em páginas confusas e que ás vezes não nos levam a lugar nenhum. Por isso, como dito no título, a chave para a satisfação de um usuário de um site é a simplicidade: queremos chegar a um site e conseguir utilizá-lo com simplicidade e eficiência.

Continue lendo e você verá:

  • Crie uma hierarquia visual
  • As pessoas não utilizarão seu site se não conseguirem navegar por ele
  • Todas as páginas devem ter um nome
  • Deixe claros os pontos de entrada
  • Experimente juntar funções similares ao invés de fragmentar a interface de usuário
  • Experimente diferentes estilos entre itens clicáveis e aplique-os de forma consistente em uma interface
  • Use mais contraste na sua Call to Action (Chamada para Ação) ao invés de similaridade
  • Utilize menos campos nos formulários de contato e orçamento
  • Exponha as opções ao invés de escondê-las
  • Sugira continuidade ao invés de finais falsos
  • Integre com as Redes Sociais
  • Quero melhorar a usabilidade do meu site




Crie uma hierarquia visual

Um dos principais fatores para simplificar uma página é mostrar com clareza as relações entre os elementos dela. Para tanto, usamos as chamadas “dicas visuais”.

Algumas dessas dicas são:

Quanto maior a importância do tópico, maior sua visibilidade

Relacione visualmente as coisas que também estão relacionadas logicamente: agrupe tópicos semelhantes sob um cabeçalho e mantenha áreas claramente definidas para cada seção do seu site.

Deixe as escolhas claras e simples

De acordo com Steve Krug em seu livro “Não me faça pensar”, não importa o número de vezes que os usuários devam clicar desde que cada clique seja uma escolha óbvia, ou seja, oferecer opções claras e simples dá maior segurança para quem está navegando por sua página.

Elimine palavras desnecessárias

Uma das mais atraentes características da internet é a agilidade que ela traz para nosso cotidiano. Quando acessamos um site não queremos perder tempo lendo informações desnecessárias, queremos apenas o necessário para atingir nossos objetivos com rapidez e eficiência, então seja sempre conciso e explicativo em suas páginas.

As pessoas não utilizarão seu site se não conseguirem navegar por ele

É um fato: se não soubermos navegar por um site, não o utilizaremos. Manter uma navegação simples e consistente é muito importante para a satisfação do usuário de um site.

Todas as páginas devem ter um nome

Mostre ao usuário onde ele está: definir o nome da página em que a pessoa está oferece um senso de localização. Colocar o caminho percorrido também é uma boa estratégia.

Botões do tipo “Anterior” ou “Próximo” são essenciais quando se trabalha com grande quantidade de conteúdo como blogs.

Deixe claros os pontos de entrada

Pontos de entrada são os lugares por onde o usuário vai começar a navegar pelo seu site, pode ser uma caixa de pesquisa, um menu ou a lista de seções.

Deixe esses pontos visíveis e auto-explicativos para que as pessoas que visitam sua página saibam por onde começar e possam tirar o maior proveito possível do que seu site tem para oferecer.

Experimente juntar funções similares ao invés de fragmentar a interface de usuário

Ao longo do tempo é fácil criar, involuntariamente, seções, elementos e recursos os quais desempenham todos a mesma função.

Mantenha-se atento para a funcionalidade duplicada de várias maneiras, pois quanto mais fragmentada é uma interface de usuário, maior a curva de aprendizagem a qual seus clientes terão que lidar.

Experimente diferentes estilos entre itens clicáveis e aplique-os de forma consistente em uma interface

Estilos visuais, como cor, profundidade e contraste podem ser usados como um sinal de confiança para ajudar as pessoas a compreender a linguagem fundamental de navegar em sua interface: onde estou e onde eu posso ir.

Para comunicar isso claramente aos seus usuários, os estilos de suas ações clicáveis (links, botões), elementos selecionados e textos simples devem ser claramente distintos um do outro e, em seguida, aplicados de forma consistente através de uma interface.

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Quando aplicado corretamente, as pessoas vão aprender mais facilmente a usar esses sinais para navegar em sua interface.

Use mais contraste na sua Call to Action (Chamada para Ação) ao invés de similaridade

Fazendo suas Call to Actions um pouco mais chamativas e distintas dos elementos que as cercam, fará sua interface mais forte.

Você pode facilmente aumentar o contraste de suas Call to Actions primárias de várias maneiras. Usando tons, você pode fazer alguns elementos parecerem mais escuros ou mais claros. Utilizando profundidade, você pode fazer um item aparecer mais perto enquanto o resto do conteúdo aparece mais longe.

Call To Action

Finalmente, você também pode escolher cores complementares da roda de cores (como azul e laranja, por exemplo) para aumentar ainda mais o contraste.

Utilize menos campos nos formulários de contato e orçamento

Os seres humanos são resistentes a tarefas de trabalho intensivo e esta mesma ideia também se aplica ao preenchimento dos campos de um formulário.

A cada campo a ser preenchido você corre o risco de fazer seus visitantes desistirem, principalmente se a digitação ocorrer em dispositivos móveis.

Pergunte-se se cada campo é realmente necessário e remova o maior número deles possível.

Exponha as opções ao invés de escondê-las

Cada menu drop down que você usa, esconde um conjunto de ações e links que exigem esforço para serem descobertas. Tente reservar menus suspensos para as opções que são previsíveis e não requerem um novo aprendizado, como para datas e referências de tempo (calendários, por exemplo).

Menu Drop Down

Menu Drop Down

Sugira continuidade ao invés de finais falsos

Um final falso é um assassino da conversão. Rolar longas páginas é bom, mas tome cuidado ao dar a seus visitantes uma sensação de que a página chegou a um fim, quando ainda há conteúdo para mostrar. Se suas páginas vão rolar, tente estabelecer um padrão visual ou ritmo que o usuário pode aprender a confiar em ler mais abaixo.

Sugerir outros conteúdos no site no rodapé é uma boa forma de estimular a navegação.

Integre com as redes sociais

Possibilite que seus usuários possam compartilhar facilmente seu conteúdo nas mídias sociais através de botões de compartilhamento, você pode coloca-los a cima do post, no fim do post e também na lateral do post.

Quero melhorar a usabilidade do meu site

Se você quer melhorar a usabilidade do seu site e mora em Itajaí / SC ou região, contrate a Suprema Propaganda. Somos especialistas em usabilidade e podemos prover a melhor experiência para seus usuários. Solicite um orçamento sem compromisso clicando aqui.

E você? O que tem feito para melhorar a usabilidade de sua página? Deixe suas dúvidas e sugestões na área de comentários abaixo.

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