Recentemente mostramos 10 erros que acabam com o engajamento no seu Facebook. Agora veremos algumas dicas para melhorar a usabilidade do seu site.

A usabilidade (termo criado para definir a facilidade com que as pessoas podem utilizar um objeto em seu 1º contato com ele) de um site está diretamente relacionada à experiência de navegação de seus visitantes.

banner ebook

Dessa forma, podemos entender que uma página com boa usabilidade é uma página na qual qualquer pessoa, independentemente da sua experiência na internet, consiga encontrar as informações que precisa sem grandes dificuldades.

Saiba mais sobre esse assunto a seguir:




Qual é a importância da usabilidade?

É importante lembrar que qualquer site tem um objetivo específico, seja ele a conquista de novos clientes, a geração de leads ou a realização de vendas on-line, por exemplo. Porém, um site confuso e difícil de navegar pode assustar os usuários da internet, fazendo com que eles abandonem a página sem finalizar a conversão.

Além de prejudicar a conquista de resultados, uma experiência de navegação ruim pode prejudicar a imagem de sua empresa perante os seus clientes, prejudicando a saúde de seu negócio.

Agora, vamos mostrar 4 dicas para melhorar a usabilidade do seu site. Confira:

Como melhorar a usabilidade do seu site?

1. Construa um site leve e responsivo

O 1º passo para garantir uma boa experiência de navegação para os visitantes é investir em um layout leve e organizado. Isso vai ajudar o seu visitante a não ficar perdido entre vários elementos da página.

Além disso, é muito importante que seu site funcione corretamente em qualquer tipo de aparelho (desktop, tablet, smartphone etc.).

Acredite, com um site leve e responsivo, o seu cliente não se sentirá frustrado por não conseguir encontrar o que precisa na página.

2. Seja claro e objetivo

Outra boa prática é ser bem objetivo na construção de conteúdo de seu site, mostrando com poucas palavras o que o seu visitante deve fazer para encontrar aquilo que procura.

Isso fará com que ele perca menos tempo tentando entender o que você quis dizer em cada link, título ou frase. Portanto, use imagens e o menor número de palavras possível para transmitir a sua mensagem.

3. Invista nos testes A/B

Ao contrário do que muita gente pensa, não existe uma fórmula mágica para construir um site com boa usabilidade. Por isso, o ideal é fazer testes até que encontrar uma versão da página com a melhor usabilidade. E uma ótima ferramenta para isso é a realização de testes A/B.

Os testes A/B consistem na criação de 2 ou mais versões de uma mesma página, com alguns elementos diferentes entre si. Essas páginas são publicadas simultaneamente e são testadas por usuários reais.

Ao final de um período de avaliação, os resultados são comparados. A página que gerar bons resultados é encarada como a melhor versão e passa a ser utilizada como padrão em seu site.

4. Colha feedback de seus clientes

Uma forma simples de melhorar a navegação do seu site e garantir é perguntar, diretamente para os seus clientes, quais elementos da página poderiam ser aperfeiçoados.

Essa prática pode te ajudar a ter informações úteis que você dificilmente coletaria ao avaliar a interação das pessoas com o seu site. Assim, você poderá realizar ajustes.

Não se esqueça de realizar testes A/B para comprovar a eficiência das sugestões.

banner orcamento

Para criação de site em Itajaí / SC, contrate a Suprema Propaganda, agência digital líder no mercado. Solicite um orçamento sem compromisso clicando aqui!

E você, ainda tem dúvidas sobre como melhorar a usabilidade do site de sua empresa? Então deixe um comentário neste post e compartilhe as suas questões!

Abrir bate-papo
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem? Como podemos te ajudar?