Estar na primeira página do Google é um dos desejos dos empreendedores, mas existem algumas práticas para crescimento de site que devem ser evitadas, a exemplo do Black Hat SEO. 

 

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Estar em posições iniciais da busca orgânica é fundamental para seus resultados. Mas, ao praticar Black Hat SEO, sua empresa pode não aparecer em nenhuma posição. 

 

Já que, Black Hat SEO é uma prática de SEO que desconsidera todos os princípios e recomendações do Google. Por isso, jamais será uma boa forma de trabalhar. As técnicas de Black Hat SEO focam exclusivamente nos motores de busca, não o usuário e ninguém quer isso. 

 

Mas afinal, o que é Black Hat SEO?

 

O Black Hat SEO, o lado negro da força de SEO, visa ganhos financeiros rápidos, porém não sustentáveis. Quem usa este tipo de estratégia preocupa-se mais em otimizar o conteúdo focando somente nos motores de busca, sem considerar os usuários.

 

O Google, buscando sempre os melhores resultados para seu público, atualiza com uma frequência enorme os seus algoritmos. Com isso, a abordagem do Black Hat SEO acaba resultando em páginas de baixa qualidade, que são banidas rapidamente.

 

É possível ganhar algum dinheiro em pouco tempo, mas você será bloqueado pelas atualizações dos mecanismos de busca e terá, sempre, que arrumar novos meios de burlar as normas, impossibilitando a construção de um legado a longo prazo.

 

Motivos para evitar o Black Hat SEO

 

Burlar as regras parece tentador e mais fácil, mas pode trazer resultados negativos, como: 

 

1- Impacto negativo nos rankings e visibilidade

 

A consequência negativa mais prejudicial é, sem dúvida, a perda de posições na SERP, ou seja, nos resultados das buscas que as pessoas fazem. Sem tráfego, o seu negócio na web inevitavelmente vai fracassar, porque é dele que dependem os seus resultados.

 

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A audiência alcançada será artificial, ou seja, é muito provável que ela seja formada por leads pouco qualificados. Sendo assim, a tendência é que as conversões aconteçam em número muito pequeno e não compensem o esforço.

 

2- Não vai trazer resultados em longo prazo

 

O Black Hat SEO é que ele não é sustentável em longo prazo. É melhor investir em campanhas pagas, afinal, elas geram bons resultados em curto prazo sem infringir as regras do Google.

 

Lembre que, se o seu site estiver usando técnicas fraudulentas para se promover, cedo ou tarde, o Google vai descobrir. Logo, o Black Hat é um contrassenso, já que quem visa resultados em longo prazo, em algum momento, pagará o preço por isso.

3-Prejudica a usabilidade do site

 

Toda técnica de Black Hat leva a algum tipo de engano ou erro. Elas sempre consistem em usar artifícios que confundem ou os robôs dos motores de busca ou o próprio usuário.

 

Isso prejudica um dos fatores mais relevantes e que influenciam no ranqueamento e na reputação de um site: a usabilidade. É o caso, por exemplo, dos sites que fazem keyword stuffing.

 

Ao entupir a página com palavras-chave, a usabilidade fica prejudicada, porque tal recurso torna a leitura dos seus conteúdos muito truncada, quando não impossível.

 

Black Hat SEO

 

Práticas comuns de Black Hat SEO

 

Separamos as práticas de Black Hat SEO, mas elas podem mudar com uma certa frequência. Isto porque os algoritmos do Google sofrem constantes atualizações para impedir que empresas burlem as boas práticas de SEO.

 

1- Keyword stuffing

 

Essa estratégia consiste em incluir uma palavra-chave em determinada página o máximo de vezes possível, na tentativa de aumentar a densidade de palavras-chave da página e mostrar relevância aos buscadores.

 

Isso inclui o próprio conteúdo, seu título, meta tags e até o texto alternativo de imagens. 

 

Para passar longe dessa técnica e até evitar uma penalização, a recomendação é produzir os textos com naturalidade, mantendo a densidade da palavra-chave da página em 2% ou menos, e também priorizar o uso de sinônimos. Antes de publicar a página, leia e solicite a leitura de outras pessoas para garantir um texto com mais qualidade.

 

2- Conteúdo oculto

 

Essa técnica fez muito sucesso era uma forma de inserir mais palavras-chave, outros termos relevantes e links somente pensando nos buscadores, sem mostrar nada ao usuário. As formas mais comuns de empregar essa técnica são:

 

  • Aplicar o texto na mesma cor do fundo do site;
  • Reposicionar o texto para fora da página via CSS;
  • Alterar o tamanho da fonte para o.

 

O Google tem todas essas formas de ocultar conteúdo mapeadas há algum tempo e consegue identificar e penalizar facilmente sites que utilizam essa técnica. A regra aqui é nunca incluir “Conteúdo oculto” na sua estratégia SEO.

 

3- Spam em Comentários

 

Visando a construção de backlinks, os Black Hats utilizam scripts para postar, de forma automática, mensagens com links para um determinado site, em comentários de fóruns, blogs e redes sociais.

 

Certeza que você já se deparou com comentários em notícias no Facebook, por exemplo, com textos como “Curta meu site sobre promoções de passagens áreas: www.linkdosite.com.br”.

 

4- Comprar Links

 

Outra estratégia para construção de backlinks é a compra de links, e essa é uma prática não recomendada pelo Google, a não ser que você use o atributo nofollow. O nofollow significa que você não tem intenção de manipular o ranking com aquele link negociado.

 

Somente neste caso, essa prática não é considerada Black Hat. Então, fique atento nos seus atributos follow e nofollow!

 

Fonte: Resultados Digitais, Neil Patel 

 

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