Na última matéria falamos de como funciona uma Agência de Publicidade e Propaganda, agora veremos um dos serviços mais executados dentro de uma agência, a Otimização de Sites. Se você já possui um site ou está planejando criar um, é preciso saber que para que ele cumpra o seu objetivo, ou seja, ser acessado, não basta apenas criá-lo, é necessário executar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para que ele ganhe relevância nos mecanismos de busca e possa ser encontrado.

Uma das técnicas fundamentais do SEO, é otimizar o site. São inúmeras as regras e boas práticas que devem adotadas para que um site seja bem ranqueado no Google.

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A Suprema Propaganda possui uma equipe de profissionais de SEO altamente qualificada e especializada em otimização de sites, que acompanha constantemente as atualizações do mercado e dos algoritmos dos mecanismos de pesquisa, com o objetivo de posicionar e manter o seu site em destaque nos resultados do Google e outros mecanismos de busca.

Mas afinal no que consiste otimizar um site? Que regras e boas práticas devemos seguir? Todas essas perguntas serão respondidas a seguir.

Continue lendo esse artigo sobre Otimização de Sites e você verá:

  • O Que é Otimização de Sites?
  • Projeto de Otimização de Sites
  • Importância e Vantagens da Técnica
  • Diretrizes para Realizar a Otimização de Um Site
  • Depois que Otimizei o Site, o Que Eu Faço?




O Que é Otimização de Sites?

A Otimização de Sites, consiste na aplicação de um conjunto de técnicas estruturais para tornar um site mais relevante e melhorar seu posicionamento nos resultados de busca orgânicas (gratuitas) dos mecanismos de pesquisa.

Dessa forma, a otimização de sites é uma importante estratégia de marketing para sua empresa, pois o bom posicionamento de um site nos mecanismos de pesquisa, principalmente no Google, influi diretamente no seu tráfego de visitas e, consequentemente, no volume de negócios gerados pela Internet.

Aproximadamente mais de um bilhão de buscas são feitas por dia no Google, mas muitos dos usuários não passam da primeira página. Isso acontece, naturalmente, pela falta de tempo das pessoas e sua necessidade em encontrar soluções com rapidez. Mais do que ser reconhecido, precisamos nos atentar aos mais diversos fatores para que o processo de SEO alcance resultados satisfatórios. Por isso, otimizar um site baseia-se em verificar o público-alvo e adequar o número de palavras do conteúdo e a assertividade na escolha de palavras-chave. É necessário planejar as estratégias de ação para alcançar os resultados almejados, implementando o conteúdo elaborado e monitorando regularmente o posicionamento.

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Projeto de Otimização de Sites

Basicamente, o projeto de otimização de sites é executado com a aplicação das seguintes estratégias:

  • Levantamento e análise das palavras-chave relacionadas ao produto ou serviço oferecido no site;
    Análise da popularidade e posicionamento da concorrência
  • Reestruturação da arquitetura da informação do site para maximizar o potencial do seu conteúdo e melhorar a sua relevância
  • Análise e sugestões de melhoria da navegabilidade e usabilidade do site
  • Estudo e criação de títulos e meta descrições únicos e precisos para as páginas do site
  • Criação de mapa do site e cadastramento manual do site nos mecanismos de pesquisa e diretórios
  • Técnicas de link building para aumentar a popularidade do site
  • Criação de métricas, monitoramento de resultados, manutenção e aperfeiçoamento das técnicas utilizadas

Importância e Vantagens da Técnica

Confira abaixo algumas das vantagens da otimização de sites:

  • Os resultados orgânicos dos mecanismos de pesquisa recebem em média 70% dos cliques dos internautas, enquanto que os links patrocinados recebem em torno de 30% dos cliques
  • Ótima estratégia para formação e lembrança da marca, pois 95% dos internautas afirmam utilizar mecanismos de pesquisa no processo de avaliação e compra de produtos/marcas
  • Os resultados de pesquisa possuem alto índice de conversão, cinco vezes maior do que uma visita gerada por um banner (Fonte: Overture)
  • É uma forma econômica de atingir clientes potenciais, pois possui custo fixo, ou seja, não se paga por cliques ou visitas
  • Proporciona excelentes resultados a médio e longo prazo, com o aumento real e duradouro do tráfego de visitas do site
  • ROI (Retorno do Investimento) totalmente mensurável, com a utilização do Google Analytics e outras ferramentas de estatísticas

Diretrizes para Realizar a Otimização de Um Site

Conheça a seguir algumas dessas diretrizes dos mecanismos de pesquisa:

  • Não apresente aos mecanismos de pesquisa conteúdo diferente daquele que você exibe aos usuários
  • Evite utilizar texto ou links ocultos
  • Não participe de esquemas de links para aumentar a classificação ou o PageRank do seu site
  • Evite links para autores de spam ou para “más vizinhanças” na Web
  • Não crie páginas de entrada apenas em função dos mecanismos de pesquisa, com a inclusão indiscriminada de palavras-chave

Depois Que Otimizei o Site, o Que Eu Faço?

O processo de SEO é contínuo e precisa ser avaliado e reavaliado para que, sempre que necessário, se direcionem as estratégias. Indicamos que a manutenção seja realizada mensalmente, para que o site continue legível e na posição alcançada com a otimização.

Otimizar é um dos passos para que sua empresa se destaque na internet. Um projeto de Otimização de Site eficiente deve contar com técnicas de marketing, layouts atraentes e usabilidade no design, um ótimo código HTML, links internos e externos, palavras-chave e variações. São diversos fatores que criam uma perfeita estrutura e permitem seu site alcançar as primeiras páginas do Google.

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