No último artigo falamos sobre como criar um nome inesquecível para a sua empresa. Agora veremos qual tipo de site a sua empresa precisa.

Se lá no começo da internet, a maioria dos sites eram estáticos, e basicamente formados por tabelas, blocos de texto e imagens; atualmente, existem vários tipos diferentes de sites, e conhece-los vai ajudar você a identificar o que é bom para a sua empresa. Por isso, antes de criar ou reformar o site da sua marca, é extremamente importante entender qual tipo de site irá representar melhor o seu negócio.

banner ebook

Para facilitar o seu trabalho, neste artigo, explicamos quais os principais tipos de sites existentes, e quais vantagens de cada um.




Tipos de sites

Hoje nós temos vários tipos de sites, desde sites com conteúdos mais estáticos e a nível de portfólio, até sites mais dinâmicos, com intenção de promover informação de qualidade e agregar valor ao usuário. Confira os principais tipos de sites disponíveis hoje:

1. Site Institucional

O site institucional é o mais usado pela maioria das empresas. Ele é composto, basicamente, por algumas páginas de informações sobre o negócio, serviços e produtos, preços, e formas de contato. Esse tipo de site é praticamente um cartão de visitas online.

Sites assim são bons para as empresas que querem ter a sua presença conhecida na internet, mas não têm muitas páginas para publicar ou muito o que falar. É em geral o site mais em conta para se produzir, mas tem pouca visibilidade nas buscas. É ideal para apenas apresentar sua empresa de forma profissional na internet para os seus clientes (pessoas que já conheceram sua empresa por outra forma, como por exemplo um cartão de visitas trocado ou indicação de alguém) mas é fraco para captar novos clientes nos sites de busca.

Apostar nesse formato muitas vezes é desperdiçar todo o potencial que a internet pode oferecer em termos de Marketing Digital, e no sentido de aumentar a presença online de uma empresa. Trazer pessoas novas para seu site neste formato de site praticamente só é possível através de investimento em anúncios.

2. Site dinâmico

Em contraste com o site Institucional, como o próprio nome diz, este tipo oferece mais dinamismo e permite que alterações sejam feitas de maneira mais fácil. O conteúdo pode ser constantemente atualizado, fazendo com o que o site permaneça renovado.

Nos sites dinâmicos, além do conteúdo institucional, há a incorporação de um blog, o que dá a oportunidade para que a empresa possa investir em Marketing de Conteúdo e em Otimização para Buscadores (SEO) – duas ferramentas essenciais para atrair clientes em potencial no meio online, além de fortalecer a relação com a audiência, e atrair e nutrir os leads.

E por serem de fácil atualização e adaptação, sites dinâmicos costumam ser integrados às redes sociais, possibilitando a troca de conteúdo entre mídias – você pode postar vídeos, imagens, infográficos de outras mídias em seu site com rapidez e facilidade.

3. eCommerce

Também chamados de sites de comércio eletrônico ou lojas virtuais, por meio de eCommerce é que é possível vender ou comprar um produto; ou contratar um serviço diretamente do computador. Um site de e-commerce é excelente para comerciantes e lojistas que pretendem expandir seus negócios, exibindo suas vitrines também no ambiente online. Eles são construídos com sistemas de verificação que permitem que o consumidor encomende diretamente da loja online, com rapidez e de forma bastante segura e intuitiva. Entretanto vale destacar que manter um eCommerce requer tempo para atualização constante da loja (incluir produtos, alterar preços, cadastrar dimensões e peso do produto para cálculo de frete, etc).

4. Blogs

Os Blogs podem ser adicionais em um site dinâmico (como visto no item 2) ou o próprio site em sí. Em geral, blogs são sites pensados em leitores fiéis, que entram todos os dias para conferir as novidades. Eles devem sempre atacar um público-alvo e dependem completamente de seu sucesso para poder gerar alguma receita. Em geral os blogs são potenciais ferramentas de divulgação e marketing, pois conseguem convencer os clientes de forma mais sutil (com dicas, por exemplo) ao invés de um anúncio direto.

O blog deve sempre se conectar com redes sociais e incentivar a navegação horizontal (fazer com que o leitor vá pulando de artigo em artigo, permanecendo o máximo de tempo online). Muitas empresas utilizam blogs para manter um relacionamento com seus consumidores de forma mais informal e criar um vínculo com eles.

5. Outros tipos de sites menos frequentes

Existem ainda outros tipos de sites, no entanto, que só são criados por grandes empresas, que geralmente já atuam no âmbito digital.

  • Fórum de discussão: divido em assuntos e tópicos, nos quais membros interagem, discutem e respondem coisas sobre assuntos específicos, tal como o Yahoo Respostas.
  • Redes sociais: composta por pessoas e organizações que compartilham em tempo real qualquer informação, por exemplo, o Facebook.
  • Mecanismos de buscas: sites que facilitam a busca de um determinado assunto, por exemplo, o Google.
  • Diretório: contém os endereços de sites ou arquivos que são organizados por categorias, como o 4shared.
  • Sites aplicativos: ferramenta online que facilitam a vida do usuário, onde podemos citar o Image Map.
  • Wikis: sistema colaborativo, na qual a adição das informações (documentos) é feita coletivamente, por exemplo, o Wikipédia.

Mas afinal, qual o tipo de site é ideal para a minha empresa?

Depois de entender cada tipo de site, ainda antes de tomar uma decisão, é preciso considerar alguns itens que essenciais, qualquer que seja o seu nicho, e qualquer que seja o site que você pretende construir:

  • Qual é o investimento que posso fazer? Apesar de muitos quererem um site extremamente bem posicionado no Google e altamente funcional, nem todas as empresas possuem recurso para tal. Mas é melhor ter um site simples e funcional, do que não existir na internet.
  • O site precisa ser responsivo, ou seja, se adaptar a qualquer dispositivo, seja celular, tablet ou desktop.
  • Qual o intuito do meu negócio e qual modelo atenderá esse objetivo. Por exemplo: se eu tenho uma loja de roupas, um site e-commerce faz todo sentido. No entanto se o meu negócio é uma contabilidade, um site dinâmico ou até mesmo estático já supriria minha necessidade.
  • É preciso ter em mente que o site deve ser desenhado para uma fácil integração com mídias sociais, como já falamos. Afinal, você quer que os seus clientes falem de você em suas redes, certo?
  • É importante avaliar que recursos estarão presentes no seu site – se você pretende compartilhar vídeos, slides, apresentações – e como você pretende exibi-los, se em páginas estáticas, ou de atualização constante.
  • Você precisa também avaliar quais são os hábitos o seu público-alvo na internet.
  • Também é importante contar com a consultoria de uma agência para isso, afinal ela possui profissionais para identificar seu público-alvo e criar um site que se comunique de forma eficaz. Por exemplo, se seu público é mais jovem, é fundamental que seu site esteja antenado com as tendências. Já se seu público é mais tradicional, é preciso pensar na ergonomia de navegação da forma mais intuitiva possível.
  • Por fim, não use plataformas de criação como o Wix, pois o site fica engessado, possui limite de banda e, geralmente, quem irá fazer a criação não entenderá nada sobre web design.

Para a criação ou atualização do site da sua empresa, contrate a Suprema Propaganda, a agência mais preparada para o meio digital em Itajaí / Santa Catarina. Solicite um orçamento sem compromisso clicando aqui!

Se você ainda tem dúvidas, entre em contato com a gente ou deixe suas dúvidas nos comentários!

Abrir bate-papo
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem? Como podemos te ajudar?