Recentemente trouxemos a notícia da nova ferramenta do Facebook, o Live Audio. Agora abordaremos um tema de extrema importância para as marcas e negócios, o nome. Mostraremos o que considerar ao criar o nome de uma empresa.

De todos os elementos, documentações e decisões necessárias de uma jornada como abrir uma empresa, é provável que o nome da empresa, marca ou produto seja uma das tarefas mais difíceis de se executar. Hoje, somente no Brasil existem um pouco mais de 18.000.000 (dezoito milhões!) de empresas. Imagine criar algo original?

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É realmente difícil, nós sabemos, porque já vimos vários clientes sempre se esbarrar nos mesmos questionamentos para criar o nome da empresa, como: “Será que meu negócio será regional, nacional ou internacional?” ou “Coloco um nome em português ou inglês?” e até mesmo “Sigla com nome de sócios ou relacionado ao produto?”.

Mas calma, existe uma saída e um caminho para chegar até a criação do nome ideal para sua empresa ou produto e vamos te mostrar através dessas dicas! Continue lendo e você verá:

  • Crie um nome que corresponda a visão da sua empresa
  • Escolha um nome original para o seu negócio
  • O nome deve ser breve e direto
  • Converse com seu público
  • Como criar um nome para a sua marca, empresa ou negócio




Crie um nome que corresponda a visão da sua empresa

Quando você decidiu criar sua empresa, com certeza você tinha um objetivo, seja ele ajudar as pessoas a comprar comida pela internet ou promover encontro de casais por aplicativos de smartphones. Por isso, a primeira dica é você definir exatamente o que sua empresa é e o que você quer entregar de valor para seu consumidor. Isso é a sua visão: onde você quer chegar e o que você quer ser.

Essa visão do seu negócio deverá ser refletido no nome, na identidade visual, no time e, principalmente, na mensagem que ela irá passar ao mundo.

Escolha um nome original para o seu negócio

Sim, mesmo com 18 milhões de empresas, é possível se diferenciar. Existem algumas características do seu negócio que podem estar presente no nome como forma de diferenciação.

Para diferenciar o seu nome, é preciso ter um repertório de informações que servirão de base para a criação do nome. É necessário saber o que já foi criado e principalmente, saber o seu público e as características do seu negócio. O que nos faz retornar a questão da visão.

Vá contra as regras e a maré, crie um nome diferente, crie uma nova tendência, um novo mercado. A Natura é um ótimo case nesse sentido. Quando Luis Seabra fundou a Natura em 1969, quase todos seus concorrentes adotavam nomes de origens européias, principalmente que remetesse a França. Mas Seabra tinha outro objetivo: construir uma marca e empresa que estivesse ligada ao bem estar, à natureza, às relações humanas e à melhoria da autoestima das pessoas. Mais de 40 anos depois, a Natura é considerada uma das 10 marcas mais valiosas do Brasil, segundo levantamento da consultoria de marcas BrandAnalytics.

O nome deve ser breve e direto

Quanto mais fácil e rápido for para absorver uma ideia, melhor. Portanto, nomes curtos são ótimos e siglas também podem ser usadas, desde que tenham um sentido e uma boa sonoridade.

Mesmo que você crie um nome longo, você pode criar uma marca que utilize a sigla em sua composição. Veja alguns exemplos:

  • GSK: GlaxoSmithKline
  • NASA: National Aeronautics and Space Administration
  • GM: General Motors
  • C&A: Clemens e August Brenninkmeijer (Irmãos fundadores)

O fato de ser curto auxilia na memorização. Todos conhecem a Nasa, mas poucos sabem que é National Aeronautics and Space Administration.

Mesmo assim, as siglas devem ser o último artifício a se usar. Prefira nomes com mais sentidos e que remetam a empresa e ao segmento.

Converse com seu público

Uma prática que instigamos sempre em nossos clientes de criação de nome é que eles busquem o público deles e apresente as opções de nomes para eles falarem! É importante perceber como seu cliente vai pronunciar o nome, e principalmente, o que ele entende que aquela empresa faz só pelo nome. Se ele responder algo similar ao que sua empresa realmente faz, pode apostar que você está no caminho certo.

Nem sempre o nome vai estar inteiramente ligado ao negócio da empresa, mas uma pronúncia forte e fácil é essencial, veja o exemplo da Red Bull, marca de energético que tem em seu nome duas palavras de pronúncia e significado forte (“Red” – Vermelho e “Bull” – Touro).

Lembre-se: a sua marca deve ser algo acessível e não algo que as pessoas lutam ou tenham vergonha de falar por não conseguirem pronunciar.

Como criar um nome para a sua marca, empresa ou negócio

Antes de criar o nome, você deve ter em mente que ele precisa atender a esses requisitos:

  • Identificar produtos e serviços
  • Diferenciar a empresa dos concorrentes
  • Ajudar seu público a se lembrar de sua empresa
  • Possibilitar a divulgação de sua marca
  • Evidenciar seus diferenciais competitivos
  • Agregar valor à marca
  • Ser comercial
  • Ser funcional

Então esse deve ser o nome guia na hora da criação. Dessa forma, já descartamos várias opções ruins que não poderiam ser usadas, devido ao não preenchimento dos requisitos.

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Para criar o nome, seguimos um processo de três etapas:

  1. Pesquisar e definir informações
  2. Brainstorm: sugestão de ideias de nomes
  3. Checklist final e registro da marca

Etapa 1 – Pesquisar e definir informações

A pesquisa deve conter os seguintes itens:

  • Qual seu público alvo?
  • Qual seu perfil demográfico? Onde mora? Que idade tem? Sexo, estado civil, escolaridade, profissão etc.
  • Qual seu perfil psicológico: Do que gosta? Quais são seus valores? Como se diverte? Quem admira e são seus ídolos? Que causas defende? Quem ele influencia e por quem é influenciado, entre outras perguntas.
  • Faça uma lista de seus produtos e serviços.
  • Defina claramente seu posicionamento, isto é: que lugar quer ocupar nos corações e mentes desse público?
  • Determine seus diferenciais: qual o benefício oferecido para que seu público escolha a sua marca, e não a marca de um concorrente, na hora de adquirir seu produto ou serviço?
  • Relembre sua missão, visão e valores.
  • Pesquise as marcas dos concorrentes no mercado para entender como trabalham o nome.
  • Pesquise uma lista de nomes de empresas em geral que parecem adequados e porquê.

Agora que você e sua equipe tem tudo isso na cabeça, vai ficar bem mais fácil de achar ideias para saber como criar um nome de empresa que acerte em cheio o seu público alvo!

Etapa 2 – Brainstorm: sugestão de ideias de nomes

A parte das ideias é a parte mais desafiadora. Na hora de criar o nome da sua empresa, não descarte nenhuma delas! E pode ter certeza: Não tem como criar o nome para a empresa sem fazer um Brainstorm.

Brainstorming é uma expressão americana que na tradução para o português significa “tempestade cerebral” ou “tempestade de ideias”: jogar várias ideias para selecionar a melhor. A nossa dica é que você marque uma reunião só para essa tarefa juntando as pessoas mais importantes para sua empresa – podem ser sócios, colaboradores e até mesmo aquele amigo criativo e mande ver! Algumas dicas para o processo de brainstorming:

  • Nenhuma ideia é ruim ou errada. Não vale cortar os colegas, isso acaba inibindo e prejudicando a sugestão de novas ideias
  • Escreva todas as sugestões no papel, não descarte nenhuma. Somente no final, escolha as melhores e debata sobre elas.

Etapa 3 – Checklist final e registro da marca

Está quase acabando este processo de como criar nome para a empresa. A última etapa é responder o checklist.

Este nome…

  • Está disponível no INPI?
  • Nos diferencia dos concorrentes?
  • Cria identificação com o público?
  • É curto e direto?
  • Fácil de lembrar?
  • Fácil de entender e pronunciar?
  • Tem foco, isto é, não tenta passar “mensagens” demais?
  • Não tem dupla interpretação?
  • Tem significados estranhos em outros idiomas?
  • É original e único?

Nem sempre é possível atender a todos itens da lista. Seja criterioso e tome sua decisão.

Em seguida, registre imediatamente o nome no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). O registro oficial só é válido se for feito pelo INPI. Só assim para você e sua empresa ficarem salvos de plágios e cópias de marcas.

É possível fazer uma busca prévia grátis da disponibilidade da sua marca no INPI. Ela vai te ajudar a dar o primeiro passo no registro do nome da sua empresa.

Outro ponto, ainda se falando de registro e que não pode ficar de fora de seu estudo, é realizar a pesquisa do domínio (link do site) na internet. Até porque, imagina criar um nome incrível, uma logo perfeita, um site super tecnológico e o domínio não estar liberado? Para conferir o domínio, você pode usar o site Registro.br.

Para a criação do nome da sua empresa, contrate a Suprema Propaganda, a melhor agência de publicidade e propaganda de Itajaí / SC. Solicite um orçamento sem compromisso clicando aqui!

Então, o que você achou das dicas? Tem mais alguma sugestão para a criação de nomes de marcas e negócios? Compartilhe conosco!

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