Na nossa última matéria vimos como utilizar o vídeo marketing para alavancar a sua empresa na internet. Nessa matéria falaremos sobre as dicas fundamentais criar campanhas de e-mail marketing de sucesso e como estruturar esse serviço na sua empresa.

Baixo custo de implementação somado a um retorno imediato das campanhas. Essa combinação de sucesso faz com que o e-mail marketing seja cada vez mais utilizado pelas empresas. A ferramenta tem sido utilizada como forma de fidelizar clientes, lançar novos produtos, divulgar promoções e estreitar as relações entre empresa e consumidor.

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E os resultados estão aí. Segundo pesquisas do setor, cerca de 71% dos e-consumidores já tomaram uma decisão de compra após receber uma campanha de marketing por e-mail.

Contudo, muitos administradores acabam pecando na utilização dessa ferramenta por não dar a devida importância à ela e deixar de prestar atenção em detalhes que fazem toda a diferença no impacto que o e-mail tem sobre o cliente. Para criar, executar e manter campanhas de E-mail Marketing efetivas, é necessário ter atenção na audiência, na mensagem e evitar erros comuns, como simplesmente enviar milhões de e-mails e rezar para dar resultado.

Continue lendo esse post sobre E-mail Marketing e você lerá:

  • Criando e Captando Listas de E-mails
  • Segmentação de Público
  • Boas Práticas para Aumentar o Sucesso das Campanhas de E-mail Marketing
  • Mensuração dos Resultados das Campanhas




Criando e Captando Listas de E-mails

Se você já possui uma carta de clientes e respectivamente seus contatos, é por aí que você começará a montar sua lista de e-mails. Um dos intuitos de montar um serviço de e-mail marketing dentro da empresa é estreitar as relações com os clientes que já usufruem dos serviços da empresa. Outro foco, logicamente, é atrair novos.

Outra forma de captar e-mails é pesquisando e solicitando por telefone, no caso de ser uma empresa. Graças a internet e às redes sociais, é muito fácil conseguir os contatos de qualquer empresa ou pessoa física.

Um método bastante utilizado hoje é colocar no site um campo para que as pessoas possam se inscrever no seu newsletter. Ou então, oferecer algum e-book ou apostila para o usuário e em troca do download você recebe os seus contatos.

Segmentação do Público

Sua mala direta pode ter várias listas de e-mail, o que significa que pode haver vários tipos de público. No momento de criar sua campanha liste as principais características sobre os tipos de pessoa que você deseja atingir. Faça uma segmentação do público-alvo de acordo com os produtos e serviços que você deseja promover na sua campanha. Isto é importante para saber como transmitir suas mensagens e atrair mais clientes.

O visual da campanha e suas peças publicitárias também são determinados por essa segmentação. Inclusive, o assunto das suas mensagens pode – e deve – ser personalizado. Isto aumenta a atração de seus clientes que ficam propensos a abrir as mensagens e conferir o conteúdo.

Quando o empreendedor segmenta sua clientela por gênero, faixa etária, nível de renda e localização, consegue, entre outras coisas, montar uma estratégia de marketing digital mais apropriada, atraindo mais visitantes para seu site, como manda uma boa cartilha de Inbound Marketing. Você pode montar um plano para envio de newsletters oferecendo produtos e serviços diferentes, de acordo com o perfil do consumidor que você quer conquistar. Além disso, segmentando também seus produtos de acordo com o perfil de cada grupo de consumidores, você permite que ele, uma vez dentro de seu site, encontre mais rápido o que ele procura. Lembre-se: você tem menos de 1 minuto para atrair sua atenção!

Boas Práticas para Aumentar o Sucesso das Campanhas de E-mail Marketing

Confira algumas práticas e dicas que você deve adotar nas suas campanhas de e-mail para que você obtenha sucesso. São metodologias já usadas, testadas e que realmente funcionam. Confira abaixo:

Título Irresistível

Comece a deixar o cliente instigado antes mesmo de abrir o e-mail – ou melhor, obrigue-o a abrir o e-mail. Um bom e-mail marketing parte do pressuposto de que o cliente vai abri-lo e realizar a leitura. Para isso acontecer, saiba utilizar palavras que deixem quem for ler curioso, sem utilizar títulos muito compridos ou superficiais.

Objetividade

Vá direto ao ponto. Quando o cliente abre sua caixa de entrada, não está abrindo para ler um e-mail de sua empresa; ele quer checar seus e-mails novos ou escrever a alguém, ou seja, seu e-mail não será importante a não ser que você faça com que ele seja. E para isso acontecer, o e-mail tem que ser direto e objetivo, com uma intenção clara. E-mails muito grandes ou com muita complexidade acabam sendo deixados de lado.

Linguagem Pessoal

Você quer trazer o cliente à sua empresa e fazê-lo esquecer que se trata de um e-mail marketing? Utilize textos chamando o cliente pelo nome – por mais que pareça ser um pequeno detalhe, pode fazer toda a diferença – e utilize um tom informal sem deixar de ser profissional, tornando a leitura leve e natural.

Boa Formatação

Quem nunca recebeu um e-mail com uma imagem muito pesada e decidiu fechar antes mesmo de terminar o carregamento? Ou então um e-mail com erros ortográficos e com alinhamentos peculiares? Esses são erros muito comuns e que devem ser evitados. Monte seu e-mail pensando na harmonia de imagens e informações para quem irá abri-lo, sem utilizar textos longos, imagens muito pesadas ou anexos que possam ser considerados suspeitos.

Campanhas De Email Marketing De Sucesso

Atenção ao Código

Se você não domina HTML, é bom começar a estudar. Muitos parâmetros utilizados pelos serviços de e-mail (Gmail, Live…) para saber se a sua mensagem é ou não um spam, está baseado no seu código HTML.

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Por exemplo, toda imagem dentro do e-mail deve conter um texto alternativo, que aparecerá no caso de a imagem não ser carregada. Esse texto é colocado dentro do parâmetro ‘alt’ da tag ‘img’. Para ter esse tipo de conhecimento, é necessário estudar um pouco de HTML.

Integração do E-mail com as Redes Sociais

Incluindo botões de compartilhamento nas redes sociais, em suas campanhas de E-mail Marketing, você encoraja os contatos a continuarem o diálogo em outros canais. Essa é uma forma de aumentar o engajamento e criar mais relacionamento entre os clientes e sua marca.

Opção de Descadastramento da Newsletter

Insira ao final do e-mail a opção para o cliente se descadastrar do recebimento dos seus e-mails marketing. A última coisa que você quer é alguém insatisfeito com o recebimento de seus e-mails e com antipatia em relação à sua empresa.

Cuidado para Não Transformar Campanhas em Spam

Não confunda e-mail marketing com spam. Procure não enviar e-mails com muita frequência ou com conteúdos semelhantes. Explore as datas comemorativas ou crie novas promoções, não dando a impressão de que está apenas querendo marcar território. Se o cliente encarar seus e-mails como spam, você estará causando o efeito contrário do que gostaria de causar.

Teste Suas Campanhas de E-mail

Para otimizar os resultados das campanhas de e-mail marketing é necessário realizar diversos tipos de testes. Um dos mais utilizados é o teste A/B, onde você consegue enviar a mesma campanha em layouts e títulos diferentes, para saber qual gera maior conversão, ou seja, mais cliques.
Além disso, é interessante sempre testar os assuntos das mensagens, imagens, textos, cores e até mesmo os tipos de promoções/benefícios. Analisando o resultado dos testes, utilizamos as informações para melhorar as próximas campanhas.

Mensuração dos Resultados das Campanhas

O seu trabalho não termina quando você clica no botão de envio. Na verdade, boa parte do trabalho da campanha vem depois. Você precisa monitorar a taxa de abertura dos seus e-mails, taxa de cliques e taxa de conversão. Isso permitirá que você saiba se sua campanha está atingindo o resultado esperado e, caso não esteja, que você saiba exatamente onde está o problema. Outra coisa é responder aos e-mails de resposta dos clientes.

Com estes passos você poderá estruturar um serviço de e-mail marketing na sua empresa e elaborar campanhas de sucesso! Se você procura uma solução profissional de E-mail Marketing adotando todas essas técnicas e outras para atingir milhares de clientes, faça um orçamento com a Suprema Propaganda, clicando no botão abaixo. É mais barato do que você imagina e assim você deixa esse trabalho na mão de profissionais.

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