Na última postagem falamos da nova fonte da Netflix. Dessa vez, veremos 30 ideias para newsletters que vão interessar aos seus leitores.

E-mail marketing é um dos métodos mais eficientes para alcançar seu público alvo e mantê-lo engajado. Donos de pequenas empresas, artistas, blogueiros, prestadores de serviços e diversas marcas confiam neste meio de comunicação para fortalecer suas presenças online, aumentar seu tráfego (uma vez criado seu site) e conseguir mais negócios.

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Campanhas por e-mail e newsletters, além de serem incríveis ferramentas de marketing, também podem ser bem divertidas. Mas criá-las pode ser bastante trabalhoso, um verdadeiro desafio. Não é fácil conseguir ter tantos tópicos diferentes para manter essa comunicação!

Mas não se preocupe, caro leitor. Criamos esta lista útil com ideias bem eficientes que com certeza vão te inspirar para criar muitas, muitas newsletters excelentes.

30 Ideias de Newsletter que Seu Público Vai Querer Ler

Desejar boas as festas ou celebrar a nova estação

O calendário anual te proporciona inúmeras oportunidades para alcançar seus leitores – desde o início do verão até todas as festas religiosas e feriados nacionais. Encontre um ângulo onde consiga juntar a sua especialidade com a essência do evento, crie um layout em harmonia com a ocasião e está com tudo pronto.

Exemplo da linha de assunto: “Tendências para o verão que você não pode perder”

Apresentar um novo produto ou serviço

Um novo lançamento é sempre muito empolgante. Compartilhe as novidades com seus assinantes e mostre tudo o que você tem. Adicione elementos visuais cativantes que vão deixá-los ansiosos para experimentar. E também é sempre bom adicionar um código de cupom como brinde.

Exemplo da linha de assunto: “Apresentando: Nova tecnologia para caixas de som: uma forma totalmente nova para sentir a música”

Compartilhar histórias de sucesso de seus clientes

Clientes satisfeitos são seus melhores defensores e seus garotos-propaganda mais efetivos. Compartilhe uma de suas histórias de sucesso com o restante do seu público. É uma situação onde todos ganham – você consegue mostrar o potencial da sua marca, seu cliente fiel ganha exposição e encorajamento e seus leitores ganham inspiração através das realizações e conquistas de outras pessoas.

Exemplo da linha de assunto: “Como Ana aumentou em 92% suas taxas de conversão”

Mostrar um novo design/visual/logo

Isto pode não parecer um assunto tão importante, mas compartilhar atualizações sobre um novo visual é, na verdade, uma excelente forma de se relacionar com seus assinantes. Você pode convidá-los a enviar seu feedback e usar essa oportunidade para explicar como o novo design representa a identidade da sua marca.

Exemplo da linha de assunto: “Novidade: Nossa homepage acabou de passar por uma repaginada e está um arraso!”

Oferecer um sorteio ou competição

Procure prender a atenção de seus assinantes prometendo uma chance para ganhar um prêmio legal – pode ser um cupom para sua loja virtual, uma cesta especial cheia de seus melhores produtos, uma sessão grátis ou qualquer outro prêmio que seja exclusivo e pertinente ao que você faz.

Exemplo da linha de assunto: “Estamos dando 10 ingressos para nossa próxima turnê. Venha buscar o seu”

Fazer uma liquidação por tempo limitado!

A sensação de urgência é um grande incentivo para uma tomada de ação. Crie uma campanha de curto prazo para um período de tempo definido – preferivelmente não mais que 2 a 3 dias e anuncie para seus assinantes com uma mensagem motivadora. A grande vantagem desse tipo de campanha é que você pode mandar não um, mas dois e-mails; um para anunciar a promoção e um outro um pouco antes de terminar o prazo como um lembrete e empurrão final.

Exemplo da linha de assunto: “Promoção maluca! 50% off por 50 horas”

Convidar seus assinantes para um evento

Mostre ao seu público que você está interessado em fortalecer seu relacionamento e convide todos para um evento. Pode ser um encontro na sua sede, uma conferência de apresentação, uma festa pública na qual sua marca está envolvida ou qualquer outra oportunidade para uma interação cara-a-cara.

Exemplo da linha de assunto: “Vamos nos conhecer? Venha bater papo e trocar dicas sobre moda na próxima semana”.

Solicitar feedback

Abra as linhas de comunicação e convide seus assinantes a enviar pensamentos, críticas e sugestões. Você pode criar o e-mail com uma forma mais integrada, fazer perguntas direcionadas ou deixar tudo mais livre. Iniciar este tipo de conversa vai mostrar ao seu público que você está pronto a escutá-los e ao mesmo tempo reforça a confiabilidade da sua marca.

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Exemplo da linha de assunto: “Sua opinião vale muito! Ajude-nos a melhorar aquilo que a gente faz!”

Anunciar códigos de cupons exclusivos para assinantes

Seus assinantes merecem um presente especial! Ofereça-lhes um bônus exclusivo e envie um código de cupom para ser usado em sua loja ou seu site. Pode ter certeza que vão gostar muito desse tratamento VIP.

Exemplo da linha de assunto: “Uma surpresinha para você. Esperemos que você goste!”

Mostrar um caso concreto

Casos verdadeiros atraem muito interesse especialmente quando demonstram um verdadeiro “insight” e benefícios práticos para os leitores. Neste caso, sua newsletter vai apresentar um caso concreto onde seu produto ou serviço se provou especialmente valioso. O propósito é mostrar aos seus leitores que você pode fazer o mesmo por eles, narrando todos os desafios e seus respectivos processos de solução.

Exemplo da linha de assunto: “Como ajudamos o Mark e a Jane a planejar o casamento dos seus sonhos”.

Anexar uma nota do dono/diretor

Anexar uma nota da turma que manda na empresa dá uma certo ar de seriedade. Não é sempre que assinantes de uma newsletter recebem uma comunicação diretamente das pessoas mais poderosas. Se você quer tentar esta abordagem certifique-se de criar um e-mail com conteúdo exclusivo e apropriado para a ocasião. Você não vai querer atrair os leitores e depois decepcioná-los com algo abaixo das suas expectativas.

Exemplo da linha de assunto: “Uma palavra pessoal do nosso CEO”.

Esclarecer e aconselhar seus leitores

Como especialista no seu campo, você está numa posição única para compartilhar conhecimento e esclarecimentos com os leitores. Você pode escolher entre mandar uma lista de dicas rápidas sobre um assunto em particular ou um tutorial maior para guiar seus assinantes passo-a-passo em uma ação específica.

Exemplo da linha de assunto: “Um guia completo para reformar móveis”.

Mostrar seus produtos mais procurados (e porque as pessoas fazem sucesso)

Este tópico funciona com base numa preocupação do ser humano – medo de ficar por fora de tudo. As pessoas querem saber o que os outros estão fazendo, quais são as tendências atuais e o que precisam fazer para estar por dentro de tudo. Mostrando os produtos mais populares, você está compartilhando a sabedoria do coletivo com o indivíduo. Também é uma ótima oportunidade para mostrar as fantásticas qualidades dos seus produtos explicando o que os faz serem tão procurados.

Exemplo da linha de assunto: “Apresentando nossos fones de ouvido mais vendidos”.

Celebrar um aniversário

Está chegando o aniversário da sua marca e definitivamente esse é um motivo para celebrar com uma newsletter especial. Use esta oportunidade para agradecer ao seu público pelo seu apoio, compartilhar uma história engraçada de quando você começou e talvez também oferecer uma promoção de aniversário.

Exemplo da linha de assunto: “É nosso 10° aniversário! Vamos comemorar juntos”.

Apresentar uma liquidação de final de estação

Qualquer consumidor com um mínimo de experiência sabe que as promoções de final de estação merecem ser aguardadas ansiosamente. Será que iriam perder uma oportunidade para ver a excelente mercadoria que você está liquidando? Não se você conseguir cativá-los com um lindo e-mail a respeito.

Exemplo da linha de assunto: “A liquidação que você esperou durante todo o verão”.

Usar as redes sociais para se conectar

Por que limitar a uma única plataforma as suas interações com seu público? Convide os assinantes da sua newsletter a seguir suas páginas nas redes sociais (e vice-versa!). Certifique-se que os clientes tenham noção que ao se conectarem com você no Facebook, Twitter, Instagram, etc receberão um valor agregado, que pode ser um atendimento ao cliente por chat, elementos visuais exclusivos ou acesso a sorteios nas redes sociais.

Exemplo da linha de assunto: “Nos siga no Instagram e dê uma espiada nos mais recentes designs”.

Criar uma lista dos “10 Mais”

Listas são uma forma incrível de conteúdo e têm um grande potencial para viralizar. Leitores adoram compartilhar listas que acreditam que possam interessar a seus amigos. Tendo uma boa lista, seus assinantes vão clicar felizes no botão “encaminhar” e dessa forma dão uma ajudinha na promoção da sua marca.

Exemplo da linha de assunto: “10 erros que você está cometendo e que vão acabar por matar suas plantas”.

Dar aos assinantes a prioridade no acesso

Você está lançando um novo recurso, um novo site ou uma nova sede? Esta é uma excelente oportunidade para entrar em contato com seus assinantes e convidá-los para serem os primeiros a terem acesso a este novo lançamento. Eles ficarão bem agradecidos por esta consideração pessoal e você vai ter um primeiro teste de fogo de seu mais novo lançamento.

Exemplo da linha de assunto: “Seja o primeiro a experimentar nossos novos sabores de fruta!”

Dar seguimento após uma venda ou interação

Clientes adoram saber que suas experiências ou opiniões são importantes. Quando você entra em contato com eles logo após fazerem uma compra, visitarem sua loja ou escreverem para seu atendimento ao cliente, você mostra que dá muito valor às suas opiniões.

Exemplo da linha de assunto: “O que você achou da nossa empresa? Compartilhe sua experiência conosco”.

Providenciar uma solução para um problema comum

Macetes para o dia-a-dia são sempre muito populares. Nesta era de informação digital, já estamos habituados a procurar online respostas rápidas para questões que nos importunam constantemente. Quando estas soluções chegam diretamente na nossa caixa de entrada, definitivamente vamos dar uma olhada.

Exemplo da linha de assunto: “Temos o que você precisa para conseguir os resultados que você deseja”.

Recomendar o que fazer e o que não fazer

Apresente-se como uma referência na sua área de trabalho fazendo uma lista do que fazer e o que não fazer que possa servir como orientação de peso para seus leitores. Esse tipo de lista oferece conselhos com base em conclusões tiradas de experiências anteriores e é o tipo de instrução que os leitores verdadeiramente apreciam e ficam felizes em seguir.

Exemplo da linha de assunto: “O que fazer e o que não fazer no design de interiores”.

Distribuir um resumo semanal/mensal

Dependendo do volume de suas atividades e do seu tipo de negócio, enviar regularmente resumos da semana ou do mês que passou pode ser extremamente importante para manter seu público engajado. Este estilo de e-mail pode ser muito útil para músicos em turnê, locais para eventos com uma agenda movimentada ou para organizações sem fins lucrativos que apoiam uma causa específica.

Exemplo da linha de assunto: “[Resumo mensal] O que aconteceu no mês de abril”.

Apoiar e promover uma causa social

Se você trabalha promovendo atividades de caridade ou em uma organização sem fins lucrativos, compartilhe sua paixão por estas causas com os assinantes da sua newsletter. Esta é uma excelente forma de apresentar ao seu público o lado pessoal de sua marca e mostrar seu compromisso em fazer do mundo um lugar melhor para todos.

Exemplo da linha de assunto: “Por que somos voluntários no abrigo de animais aos sábados”

Informar seus assinantes de um próximo seminário ou curso online

Você tem mais de uma maneira para compartilhar seu conhecimento com seus assinantes. Já pensou em criar um seminário ou curso online oferecendo-se para treiná-los em sua própria especialização? Você pode até convidar pessoas relacionadas ao seu campo de trabalho para falar, aumentando o interesse do público

Exemplo da linha de assunto: “Junte-se a nós para o curso: Noções básicas da fotografia de retrato”.

Expor-se contando uma história pessoal

Um tom de voz pessoal é um importante aspecto do marketing. As pessoas se relacionam melhor com pessoas reais, por isso é sempre bom mostrar a pessoa por trás da marca. Você pode compartilhar a história de como começou e se tornou um profissional na sua área de atuação ou a história de alguém especial na sua vida que influenciou sua visão.

Exemplo da linha de assunto: “Andar de bicicleta mudou a minha vida. Agora me dedico a ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo”.

Diverti-los rir com fatos curiosos

Quais são os fatos interessantes, triviais e divertidos sobre a sua marca, seu mercado ou sua organização que ninguém conhece? Prepare uma pequena lista de fatos divertidos, mas mantenha tudo num clima leve e interessante. Procure visar principalmente aquele tipo de conhecimento bem comum que as pessoas gostam de compartilhar durante um cafezinho no trabalho.

Exemplo da linha de assunto: “Qual o presidente que era viciado em “scones” e mais fatos divertidos da história da pastelaria”.

Responder a perguntas frequentes – FAQs

Quais são as perguntas ou inquietações mais frequentes que você acredita que podem deixar seu público alvo preocupado? A newsletter não só vai mostrar que você é um dono de empresa atento, que se adianta em relação às preocupações dos clientes, mas também vai te dar uma plataforma incrível de conteúdo para destacar as vantagens do seu produto ou serviço.

Exemplo da linha de assunto: “Perguntas frequentes sobre financiamento de hipoteca e as respostas de nossos consultores”.

Tirar proveito do agito da mídia

Se você perceber que há um assunto que está se tornando uma tendência na mídia e que é relevante para a sua marca, aproveite esta oportunidade e improvise automaticamente uma newsletter para tirar proveito desse momento. Aproximando-se da temporada final da série mais popular na TV? Responder a um meme que viralizou e está arrasando a internet? O céu é o limite!

Exemplo da linha de assunto: “Será que a Beyoncé está copiando nossa mais recente coleção?”

Oferecer um download gratuito

Downloads e produtos digitais são um incentivo poderoso uma vez que oferecem resultados imediatos. Músicos, artistas do meio digital, autores e outros profissionais criativos podem compartilhar um link para download (ou melhor ainda dar aos leitores a referência do seu site para estes fazerem o download) e dar um exemplar do seu mais recente trabalho como uma oferta exclusiva para os assinantes.

Exemplo da linha de assunto: “Exclusivo: escute nossa mais recente trilha sonora antes de todo mundo”.

Inspirar com palavras sábias de um autor convidado

Pense em alguém cuja experiência e o talento sejam especialmente relevantes para seu próprio campo de atuação e desenvolvimento profissional, alguém cujas palavras possam ser de grande interesse para seus seguidores. Convide essa pessoa para redigir um e-mail como convidado e se ofereça para retribuir o favor 🙂

Exemplo da linha de assunto: “Nosso autor favorito conta que livros devorou neste inverno, que você não pode deixar de ler”.

Fonte: Wix

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