Na matéria anterior aprendemos sobre e-mail marketing e sua aplicação. Nesse post explicaremos o que é Whatsapp Marketing e como usá-lo para divulgar seus produtos e serviços de forma eficaz. Mostraremos como deixar a sua marca nos smartphones de todos os seus clientes, através desse aplicativo.

Comprado em 2014 pelo Facebook por 22 bilhões de dólares, o aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones veio não apenas para ficar, mas para revolucionar a forma como nos relacionamos e compartilhamos os mais diversos conteúdos.

banner ebook

Atualmente, são cerca de 600 milhões de usuários em todo o mundo, trocando bilhões e bilhões de mensagens por dia. Pode olhar para os lados: praticamente todo mundo tem e usa a aplicação. Com números tão expressivos, já estava mais do que na hora de inseri-lo às estratégias mercadológicas do mundo corporativo. E é justamente deste movimento recente que vamos falar aqui: o WhatsApp Marketing.

Continue lendo esse post e você lerá:

  • Planejamento e Moderação na Hora de Fazer Whatsapp Marketing
  • Criando e Captando Listas de Celulares
  • Diferença entre Clientes e Impulsores
  • Segmentando Seus Clientes
  • Modelos de Whatsapp Marketing
  • Formas de Envio




Planejamento e Moderação na Hora de Fazer Whatsapp Marketing

Assim como ocorre em qualquer outro canal de mídia online, o uso do Whatsapp como ferramenta de marketing deve ser muito bem planejado. De outra forma, fica fácil cair na vala comum das mensagens enviadas sem qualquer filtro, gerando dispersão e irritação nos usuários.

Outra questão fundamental para o Whatsapp Marketing é a moderação no envio de conteúdo. É preciso saber dosar o volume de mensagens para não parecer invasivo. Da mesma forma como o e-mail marketing sofreu muito em função do excesso de mensagens enviadas, também no Whatsapp Marketing já vemos algumas marcas praticando o SPAM. E isso é muito perigoso, já que pode descredenciar o aplicativo como ferramenta mercadológica.

Portanto, procure permanecer sensível à tênue linha que separa a comunicação da intromissão neste tipo de canal, que afinal é tão agressivo e imediato. Por exemplo: se logo nos primeiros momentos de campanha você começar a sentir um nível de rejeição, como um número de reclamações acima do esperado, pare e reveja todo o processo.

Criando e Captando Listas de Celulares

Se você já possui uma carta de clientes e respectivamente seus contatos, é por aí que você começará a montar sua lista de celulares. Um dos intuitos de montar um serviço de whatsapp marketing dentro da empresa é estreitar as relações com os clientes que já usufruem dos serviços da empresa. Outro foco, logicamente, é atrair novos.

Outra forma de captar novos números é pesquisando no Google. Graças a internet e às redes sociais, é muito fácil conseguir os contatos de qualquer empresa ou pessoa física.

Um método bastante utilizado hoje é colocar no site um campo para captação de números. Outro método é participar de vários grupos no Whatsapp para conseguir novos contatos.

Diferença entre Clientes e Impulsores

Antes de começar a fazer propaganda pelo Whatsapp, temos que entender que há dois tipos de contatos, os clientes e os impulsores. Um será o seu alvo e o outro te ajudará a chegar nele. Daí a importância de promover sorteios e promoções, pois os impulsores adoram sorteios.

Impulsores: Fale com pessoas de seu ambiente que são influentes e que tenham contatos no WhatsApp para enviar ocasionalmente seus produtos, promoções, etc. E crie um grupo para eles lhe ajudarem a espalhar mais e melhor seus produtos, promoções, sorteios, etc.

Clientes: São usuários que podem ser clientes em potencial, compradores habituais, compradores periódicos e outros usuários passivos, que são apenas curiosos, mas quando você menos espera, podem comprar.

Segmentando Seus Clientes

Depois de definir o conteúdo e a estratégia de divulgação, fazer a diferenciação entre clientes e influenciadores, definir a estratégia para captação dos contatos do Whatsapp, é hora de iniciar uma segmentação entre seus contatos.

Antes de propor alguns tipos de segmentação, pense que você é a pessoa que melhor conhece o seu negócio e seus clientes, por isso, não há ninguém melhor do que você para desenvolver uma segmentação correta. Proponho alguns exemplos:

Idade: um tipo de segmentação útil, especialmente ao fazer promoções e concursos.
Cidades: Uma das opções mais úteis. Não só para o tipo de linguagem a ser usada em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, etc., mas porque dependendo de cada cidade as pessoas têm alguns gostos e interesses diferentes.
Fluxo de Compras: Dependendo dos tipos de clientes que você tem. Alguns compram mais produtos, outros compram menos, outros que nunca compram, mas subscrevem.

Há várias possibilidades! O importante é fazer um estudo de caso e ver o que se adapta melhor ao seu negócio.

Modelos de Whatsapp Marketing

Uma das grandes vantagens do Whatsapp Marketing é a versatilidade em termos de conteúdo que pode ser trabalhado. Iniciativas como enviar mensagens de texto, imagens e até mesmo vídeos já estão sendo adotadas por diversas marcas – e com resultados significativos. Como exemplo podemos citar este do Sorvete Naked, picolé de fruta 100% natural que é vendido por Whatsapp.

banner orcamento

Produtos Vendidos Pelo Whatsapp

Veja abaixo alguns modelos que você pode usar para fazer Whatsapp Marketing:

Venda Direta

Hoje muitos vendedores dedicam mais da metade do tempo estabelecendo relações comerciais pelo Whatsapp. Muitas vezes só conseguimos contato com determinada pessoa, pelo aplicativo, devido ao fato de estar sempre com ela.

O fato de conseguir enviar vários tipos de arquivos, a possibilidade de enviar áudios e fazer ligações gratuitas, traz um novo conceito de vendas, que de forma extremamente rápida vem dominando o mercado.

Atendimento ao Cliente

Esta é uma das formas mais comuns de Whatsapp Marketing. O estabelecimento de uma atenção direta e imediata ao cliente a fim de lhe prestar suporte e atenção, cria uma fidelização.

A linguagem pode ser mais informal sem deixar de ser profissional. O aplicativo torna o atendimento ao cliente mais humanizado e dinâmico.

Boletim Informativo

Este canal é muito válido para manter seus usuários informados sobre tudo que acontece no seu negócio, desde novos produtos e serviços até novos conteúdos no seu blog, mas cuidado para não enviar mensagens todos os dias. As mensagens devem ser periódicas, uma vez por semana ou uma vez a cada 15 dias. Além disso, se você usar o Whatsapp para liberar boletins informativos, o seu site deve ser responsivo. Lembre-se que os usuários acessam o aplicativo a partir de seu celular, e serão redirecionados para o seu site, que também será acessado pelo celular.

Realizar Sorteios e Promoções

A simplicidade deste canal de comunicação e a facilidade com que o conteúdo, como imagens, vídeos ou mensagens, de se tornar viral, faz do Whatsapp uma arma letal para sorteios e promoções. Se você fizer bem a sua campanha poderá chegar a muitas pessoas.

Nós sabemos que ao compartilhar uma promoção, nem sempre as pessoas gostam ou usam os produtos e serviços divulgados, mas ainda assim, elas impulsionam a sua marca, fazendo com que chegue até os seus possíveis clientes.

Formas de Envio

Falando sobre as formas de envio, temos duas opções:

Envio Individual (contato por contato): Enviamos mensagens contato por contato, ou ainda, enviamos mensagens em grupos.

Envio em Massa (vários contatos): Utilizando uma ferramenta profissional, enviamos uma mensagem para vários contatos de uma única vez.

Se você procura uma solução profissional de Whatsapp Marketing adotando todas essas políticas e outras para atingir milhares de clientes, faça um orçamento com a Suprema Propaganda, clicando no botão abaixo. É mais barato do que você imagina e assim você deixa esse trabalho na mão de profissionais.

Faça um orçamento

Então, gostou da matéria? Dá um curtir, compartilha nas redes sociais e comenta aí embaixo o quanto tempo você passa no Whatsapp e se você já usou o aplicativo para fechar algum negócio.

Abrir bate-papo
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem? Como podemos te ajudar?