No último artigo falamos sobre os mitos mais comuns sobre redes sociais. Nesse artigo veremos como você pode fazer sua empresa se destacar em datas comemorativas.
Os feriados e datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Mães, dos Pais, das Crianças e, indiscutivelmente, o Natal, são grandes oportunidades de investir em uma estratégia de Marketing e alavancar o seu negócio perante um público certo.
O marketing digital atrelado ao marketing de oportunidade voltado para as datas comemorativas é uma forma de unir o útil ao agradável, ou seja, é aproveitar o momento em que as pessoas pensam em determinado assunto para mostrar que seu negócio apresenta a solução ou a promoção certa para o momento.
Continue lendo e você verá:
- Porque as datas comemorativas são boas oportunidades de Marketing?
- Porque sua empresa deve desenvolver uma estratégia de Marketing?
- Não é fácil, mas é a melhor opção
- Como lucrar com as datas comemorativas
- De olho nas oportunidades
Sumário
Porque as datas comemorativas são boas oportunidades de Marketing?
Você já observou como os shoppings lotam nos feriados, como as empresas procuram constantemente por funcionários temporários e em como a economia aquece em certas épocas do ano?
Esses são algumas das principais vantagens das datas comemorativas: as pessoas e empresas esperam por esses momentos, elas se preparam para eles.
A maioria dos consumidores já estão predispostos a investir nas datas comemorativas. Desde que as empresas saibam utilizar o marketing ao seu favor, datas comemorativas como o natal, páscoa, são as datas em que as empresas mais têm a ganhar.
Essas datas envolvem alegria, família, presentes e auto realização e, acredite: tanto negócios físicos, quanto vendas online e prestação de serviços podem encontrar uma estratégia de marketing para obter sucesso.
Porque sua empresa deve desenvolver uma estratégia de Marketing?
Se tanto o mercado de vendas de produtos, quanto de serviços aquecem consideravelmente nas datas comemorativas, obviamente uma empresa que deseja deixar usufruir do que essas datas têm a oferecer para o crescimento das vendas precisam de um bom marketing.
É exatamente a capacidade da empresa de se posicionar de forma correta e para o seu público certo, que faz com que ela aproveite ou não o potencial das datas comemorativas.
A questão é que, apenas a criação de uma promoção qualquer não representa o atrativo suficiente para você alcançar o objetivo de aparecer e vender mais. É preciso entender o mercado, nesse caso, como o público vê a data e o que ela representa para o mercado atual. Assim desenvolver as ações de marketing de acordo com o momento.
Não é fácil, mas é a melhor opção
Traçar uma estratégia de marketing corretamente envolve pesquisa, planejamento e desenvolvimento criterioso por parte das agências. Além de oferecer uma promoção, produto ou serviço específico, o seu público-alvo precisa conhecer a sua campanha e sua empresa precisa chegar até eles.
Como lucrar com as datas comemorativas
Antes de tudo, é preciso entender que não basta conhecer as datas especiais: o desafio é descobrir quando os consumidores começam a procurar pelos produtos, a fim de encontrar o momento ideal para colocar em prática as estratégias de vendas e de marketing. Para fazer isso, uma alternativa é recorrer ao Google Trends, serviço que permite monitorar a busca por uma palavra chave de acordo com o período.
Para aproveitar as datas comemorativas e se diferenciar da concorrência, considere as seguintes estratégias:
1. Conheça o seu público-alvo
A dica é válida para estimular as vem das em qualquer momento do ano, mas ganha especial valor em datas especiais. Invista em métricas para entender as preferências e o comportamento dos seus clientes em potencial, a fim de personalizar o conteúdo que oferece a eles.
2. Faça posts no blog da empresa
Criar um conteúdo específico com dicas de presentes – e os devidos links – pode ser uma alternativa interessante para lucrar com datas simbólicas, como o Dia Internacional da Mulher. Quando o cliente se identifica com as dicas, aumentam as chances de que as vendas sejam concretizadas.
3. Utilize o e-mail marketing
A estratégia é antiga, mas ainda eficaz. Se o seu mailing for bem construído (composto por clientes e pessoas interessadas nos seus produtos), mandar e-mails personalizados com ofertas de produtos, informações de promoções e de lançamentos pode ser uma boa alternativa para aumentar a conversão.
4. Ofereça descontos e promoções
Para cativar seus clientes e superar a concorrência, é preciso oferecer benefícios. Considere bancar o valor do frete a partir de um determinado valor, estimular vendas de mais de um produto e criar promoções temáticas.
5. Atue nas redes sociais
Quando bem utilizadas, as redes sociais são excelentes recursos para cativar os clientes e conseguir o tão sonhado engajamento. Facebook, Twitter e Instagram são algumas das alternativas mais conhecidas.
De olho nas oportunidades
Além das celebrações e comemorações tradicionais, que beneficiam o comércio de forma geral, o e-commerce conta com datas exclusivas. Em alguns países, há eventos anuais para estimular o consumo, como a Cyber Monday, o Black Friday e o Dia do Frete Grátis.
A lista de datas especiais varia de acordo com a cultura de cada país, mas algumas são celebradas mundialmente:
- Dia dos Namorados
- Dia da Mulher
- Dia da Mentira
- Páscoa
- Dia das Mães
- Dia do Amigo
- Dia dos Pais
- Dia dos Professores
- Halloween – Dia das Bruxas
- Natal
Agora que você já conhece as datas especiais, basta direcionar o marketing digital de acordo com o perfil de seu público-alvo, antecipando as estratégias e promoções.
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Quer mais dicas de como aproveitar datas comemorativas a seu favor? Então fique de olho no nosso blog!