Na última matéria falamos sobre Vídeo Marketing para Produtos. Agora falaremos de uma das redes sociais mais acessadas do mundo, o Twitter, conhecido pelas postagens curtas e objetivas, que viciaram muitos usuários. Veja como utilizá-lo para a divulgação da sua empresa.

Criar uma conta para sua empresa no Twitter pode realmente ajudar na divulgação da marca ou é um completo desperdício do seu valioso tempo? Esta é a pergunta que não quer calar.

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Pessoas respeitáveis no mundo dos negócios e do marketing digital utilizam o Twitter como a sua principal plataforma de divulgação e interação com o seu público-alvo, dado o potencial comunicativo dessa rede social.

Nesse artigo, procuraremos apresentar a você os principais benefícios em se utilizar o Twitter como forma de interação com o seu público. Também daremos dicas valiosas de utilização correta do Twitter.

Continue lendo e verá:

  • O que é o Twitter?
  • Como funciona o Twitter?
  • Ferramentas que irão otimizar a sua experiência de usuário no Twitter
  • Como montar um perfil perfeito para sua empresa no Twitter
  • Planeje seu conteúdo
  • Como atrair seguidores para o perfil da minha empresa?
  • Tire o melhor proveito do feedback dos seus clientes e seguidores
  • Aproxime-se de seu público
  • Conclusão




O que é o Twitter?

Há quem defina o Twitter como uma plataforma de mensagens instantâneas disponibilizada para o público. Partindo dessa percepção e ampliando-a, podemos pensar a plataforma também como um mecanismo acessível de micro-blogging, no domínio da escrita dos 140 caracteres.

De início, isso é tudo que você precisa saber. Outro detalhe interessante para você que está interessado em ter acesso a milhares de pessoas para divulgar a sua marca é que a cada dia 5 dias, 10000 novas pessoas criam suas contas no Twitter. As estimativas atuais do total de inscritos no Twitter chegam a apontar algo em torno de 300 milhões de usuários. Isso significa uma grande oportunidade de divulgação para marcas consagradas e iniciantes em diversos segmentos.

Como funciona o Twitter?

O Twitter possibilita que você publique atualizações – chamadas de tweets que são as pequenas mensagens de 140 caracteres – quantas vezes você quiser. Dessa maneira, quando você seguir outras pessoas no Twitter, você poderá ver na sua timeline os seus tweets. Já quando eles te seguem, veem também os seus tweets.

Como você pode ver, trata-se de um fluxo contínuo de comunicação. A boa notícia é que você poderá ligar e desligar quando quiser esse falatório todo. Além disso, o Twitter também mantém um registro público de todas as suas atualizações, que podem ser acessadas e pesquisadas através da ferramenta Search.

Ferramentas que irão otimizar a sua experiência de usuário no Twitter

O Twitter oferece toda uma gama de aplicações de suporte disponíveis que você pode empregar para obter o máximo do serviço para o seu negócio. Eis algumas das melhores ferramentas para você:

TwitterFox: Este plug-in para o navegador Firefox permite visualizar tweets dentro do seu navegador de internet (em um menu pop-up). Isto é muito útil e elimina a necessidade de você ter que visitar constantemente o site de forma convencional.

TweetLater: Este poderoso serviço permite agendar os tweets (muito parecido com a função de agendamento de envio de e-mails). Outra característica muito poderosa dessa aplicação é a capacidade de receber e-mail direcionados a partir das hashtags mais bombadas do Twitter. Isso permite que você, para participar de uma conversa, rastreie tópicos e trends de seu interesse.

Ping.fm: Se você tiver contas com muitos serviços, como LinkedIn e Facebook, este site permite que você publique atualizações em todos os seus perfis de mídia social ao mesmo tempo.

Twitter para Facebook: Se você está no Facebook, esta aplicação converge os seus tweets diretamente para o seu perfil no Facebook como atualizações de status.

Como montar um perfil perfeito para sua empresa no Twitter

Muitos usuários, apesar de não twittarem, acompanham postagens de perfis famosos e amplamente seguidos. Há pesquisas que apontam que 70% dos usuários do twitter acessam e seguem perfis de empresas a fim de se interarem sobre novidades e promoções. Confira algumas dicas para deixar o perfil da sua empresa com uma cara extremamente profissional:

Seu nome

Há três coisas importantes a serem consideradas quando você estiver escolhendo um nome para sua conta no Twitter:

  • Seu nome deve ser relevante
  • Seu nome deve ser curto
  • Seu nome deve ser único

Use o nome da sua empresa. Se ele não estiver disponível por algum motivo, use algo similar. Manter seu nome único e curto é importante para que seu perfil seja mais facilmente encontrado nas buscas (se muitas empresas tiverem um nome similar ao seu, seu perfil ficará perdido no meio deles). Além disso, um nome curto facilita que seu conteúdo se encaixe na marca de 140 caracteres.

Foto de perfil

Sua foto de perfil é outra parte importante do seu perfil. Coloque uma foto que seus amigos e fãs vão reconhecer facilmente. Aqui, o ideal é uma logo ou uma imagem com o nome da sua empresa. Sua foto de perfil deve ser uma imagem que seus fãs vejam e saibam rapidamente que se trata da sua empresa.

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Foto de capa

A foto de capa é uma imagem maior que é posicionada atrás da sua foto de perfil (muito parecido com o design do perfil do Facebook). Em muitos perfis o espaço é utilizado com imagens da natureza, cenários, ilustrações, etc. Mas como seu perfil busca divulgar a sua marca utilize esse espaço como mais uma oportunidade de mostrar quem você é como empresa, divulgar serviços, produtos ou informações adicionais.

Background

O Background do Twitter oferece muito espaço livre, que também pode ser usado para fortalecer a sua marca. Você pode criar um design único que mostra o que sua empresa conquistou, sua logo, seu site, seus serviços, etc. O que colocar é escolha sua, mas foque-se em fortalecer ainda mais a imagem da sua empresa.

Bio

Como já falamos antes aqui no blog, a bio é uma parte extremamente importante de qualquer rede social. No Twitter, você tem 160 caracteres para explicar o que você e sua empresa fazem. É importante adicionar palavras-chave para que seu perfil seja facilmente encontrado nas ferramentas de busca. Isso te ajuda a ganhar mais seguidores e potenciais clientes. Não esqueça também de colocar seu site ou outros links importantes na sua bio.

Planeje seu conteúdo

Apesar do Twitter ser uma rede social dinâmica e que permite uma maior informalidade em seus posts, não se esqueça que você ainda está divulgando sua marca e uma postura profissional deve ser adotada. Assim como nas outras Redes Sociais, planeje o que será postado no Twitter e qual tom de voz será utilizado nos tweets. Como explicamos em outro post, seu tom de voz é essencial para que você saiba qual linguagem utilizar com seu público. No Twitter não é diferente. Adeque a linguagem e o conteúdo dos seus posts ao perfil das pessoas que te seguem.

Caso sua empresa queira deixar esse serviço nas mãos de profissionais, a Suprema Propaganda, da cidade de Itajaí / Santa Catarina, faz o serviço de gerenciamento de redes sociais, seja o Twitter ou de qualquer outra rede. Solicite um orçamento sem compromisso clicando aqui.

Como atrair seguidores para o perfil da minha empresa?

Uma estratégia válida para divulgar a sua marca no universo do twitter é criar posts com links de promoções exclusivas para seguidores e informações sobre seus produtos e serviços. Tudo isso, é claro, visando ao aumento de cliques nos seus tweets através da divulgação de benefícios exclusivos e informações realmente úteis às pessoas.

Tire o melhor proveito do feedback dos seus clientes e seguidores

As pessoas no Twitter seguem perfis de empresas em busca de algo mais do que apenas promoções, elas têm quase sempre muito a dizer. Por isso, foque em responder às dúvidas do seu público e estabeleça, efetivamente, uma comunicação sólida com os seus seguidores. Saiba que invariavelmente as redes sociais têm uma tendência de se tornarem verdadeiras ferramentas de SAC online, portanto, conviva bem com isso.

Até mesmo o que pode parecer uma crise entre você e um cliente insatisfeito, inflamado em suas opiniões negativas sobre algum produto, poderá representar uma ótima oportunidade para você mostrar toda a transparência e a abertura para o diálogo da sua empresa. Utilize esse canal aberto de contato com o cliente como uma ferramenta para melhorar seu produto, sempre.

Aproxime-se de seu público

Lembre-se de interagir com os seus seguidores e de aproximar-se do seu público. Empresas que participam e interagem com o público fazem muito mais sucesso na web, e, assim tornam-se campeãs de retweets e de cliques.

Utilize as hashtags (as palavras com o símbolo #) para ampliar o alcance de seus tweets. Dessa maneira, suas mensagens chegarão para um público além dos seus seguidores. Esse símbolo servirá, na linguagem do Twitter, como um ícone classificador de assuntos. Hashtags que são mais compartilhadas são garantia do sucesso do Twitter.

Conclusão

Como você pode ver no nosso perfil do Twitter, é possível seguir essas dicas e ainda fazer um perfil simples e objetivo. O Twitter é uma rede incrível para experimentação. Teste sempre o que funciona para você e sua empresa e o sucesso do seu perfil virá como consequência.

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Tem alguma dúvida? Críticas? Comentários? Dicas de como ter uma rede social de dar inveja nos seus competidores? Compartilhe com a gente, adoramos ouvir de você!

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