Abordamos no último artigo o tema cartão de visita, explicando como montá-lo. Agora vamos para o âmbito digital explorar um pouco sobre as redes sociais.
As redes sociais se multiplicaram nestes últimos anos como “coelhos”. Hoje em dia existe uma comunidade (virtual) para todos os interesses, gostos e desejos. Com todas estas diferentes opções, pode ser difícil acompanhar o ritmo. No entanto, quando bem utilizadas, as redes sociais oferecem vantagens inegáveis, tanto pessoais como profissionais.
É importante conhecer todas elas, mas ter consciência de que nem todas serão necessárias para o seu negócio. Tudo irá depender do seu ramo, produto e serviço. Mostraremos um pouco sobre cada rede social. Posteriormente, você pode contratar a Suprema Propaganda para iniciar ou dar continuidade no trabalho em cada uma delas.
Continue lendo e você verá:
- Facebook, o amigo com o qual você pode sempre contar
- Twitter, o passarinho que te canta como vai o mundo
- Instagram, entre o narcisismo 2.0 e os shopping centers
- LinkedIn, a mais profissional das redes sociais
- Snapchat, uma rede social não tão efêmera
- YouTube, o mais novo queridinho das empresas
- Google+, a ovelha negra da Web
Sumário
Facebook, o amigo com o qual você pode sempre contar
Impossível passar desapercebido. O Facebook é a estrela das redes sociais. Em 12 anos (uma eternidade na escala digital), a plataforma criada por Mark Zuckerberg tornou-se o segundo site mais consultado no mundo, só ficando atrás do Google. O uso do Facebook é a imagem do seu sucesso: gigantesco! Com o Facebook, você pode fazer tudo ou quase tudo: estar em contato com seus amigos, compartilhar suas fotos, mas também pode seguir os assuntos da atualidade, se comunicar por bate-papo (graças ao chat Messenger) ou até estabelecer um contato regular e ativo com sua comunidade e página (se você for uma empresa ou uma celebridade). Mais ainda, o Facebook não para de inovar para te oferecer sempre novos recursos.
Como usar o Facebook?
No Facebook, a palavra de ordem é moderação. Cada usuário tem grande parte de seus amigos e conhecidos em sua lista de contatos. Portanto, não dá para pensar em publicar com muita frequência, a menos que você queira ser considerado por todos como uma pessoa que envia spam e possivelmente estes podem se precipitar e bloquear seus posts futuros. Manifeste-se de maneira ponderada, no máximo 1 a 2 vezes por dia.
Em matéria de conteúdo, o Facebook te dá a liberdade de publicar praticamente tudo o que você quiser, desde texto a imagens, passando pelos vídeos. Agora, não se esqueça, os membros da comunidade recebem diariamente muitas notificações em seu feed de notícias. Para que suas mensagens possam se destacar no meio de tanta informação diária, você deve escolher uma imagem que atraia o olhar imediatamente ou escrever um caption (uma legenda que acompanha sua publicação) bem cativante. Ou até os dois, o que seria o ideal!
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Twitter, o passarinho que te canta como vai o mundo
Twitter, as notícias diretamente publicadas por aqueles que as vivem ou produzem. Não é por acaso que é a rede social preferida pelos jornalistas, políticos e artistas! Estes profissionais agradecem a possibilidade de fazer declarações que rapidamente são espalhadas pelo planeta Web. Além disso, o Twitter é utilizado por empresas e por pessoas particulares para compartilhar suas visões, opiniões ou repassar informações de seu interesse. Deve ser urgentemente usado caso você queira se colocar como expert em seu ramo de atividade.
Como usar o Twitter?
Ao contrário do Facebook, o passarinho azul precisa de uma presença e cuidado constantes. Os experts avaliam que um bom ritmo de publicação é de 5 a 7 tweets por dia. Publicar no correr do dia, em horário comercial, aumenta as chances de as pessoas lerem seus tweets e para os sortudos, receberem retweets (mensagem compartilhada por outras pessoas).
As mensagens no Twitter são limitadas a 140 caracteres e nem um a mais. Se você adicionar uma imagem, que conta como 24 caracteres, só restam 116. Portanto, é preciso ser conciso. Concentre-se nos termos verdadeiramente importantes e tente encontrar uma fórmula o mais atraente possível. É exatamente como o título de um artigo de jornal, você precisa fazer com que seus leitores queiram saber mais com apenas algumas palavras. Para te ajudar, você tem à disposição as famosas Hashtags (#), que você pode inserir em seus tweets para que sejam linkadas a feeds de notícias e assim aumentar sua visibilidade. Use não mais que uma ou duas Hashtags por mensagem. Mais do que isso, diminuem as suas chances de conseguir que seus seguidores se engagem.
Última dica: inclua uma ilustração (imagem, vídeo ou animação GIF) em seus tweets tanto quanto possível. Um estudo recente mostrou que usar uma imagem aumenta em 78% as chances de ser compartilhado. Seria uma pena se privar disso!
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Instagram, entre o narcisismo 2.0 e os shopping centers
O sucesso do Instagram se deve à sua dupla função, como rede social e como aplicativo. Para esta última, você encontra inúmeros filtros que permitem ao usuário dar, num piscar de olhos, uma aparência artística ou vintage às fotos tiradas com seu smartphone. Em seguida, as imagens simplesmente são transmitidas aos contatos. Hoje em dia, todo o mundo usa o Instagram: as celebridades para mostrar todo o glamour de suas vidas maravilhosas; as empresas, para fazer uma publicidade de maneira original; pessoas para compartilhar suas mais recentes fotos favoritas na culinária ou de seu vestuário.
Como usar o Instagram?
Cada usuário do Instagram possui uma página pessoal que se parece com um muro onde você exibe suas imagens. Seus seguidores podem deixar comentários ou marcar que curtiram suas fotos. É simples assim!
Se você deseja dar vários passos adiante e ser a nova Kim Kardashian (56 milhões de seguidores), você vai precisar otimizar o gerenciamento da sua rede. Para começar só publique fotos de boa qualidade. Imagens mal tiradas ou pixeladas não vão atrair as ”Curtidas”. Em seguida, suas fotos devem ser acompanhadas por textos com algumas Hashtags (#) que servem, como no Twitter, para linkar seu conteúdo às tendências do momento. No Instagram, não hesite em encher de Hashtags: o envolvimento atinge o ponto de otimização com 11 Hashtags ou mais. Por fim, poste regularmente (várias vezes ao dia) a fim de aumentar sua visibilidade.
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LinkedIn, a mais profissional das redes sociais
A rede social de referência para os profissionais e que beneficia 300 milhões de membros no mundo, sendo 10 milhões só na França. Aqui você pode encontrar um emprego, mostrar sua empresa ou encontrar novos relacionamentos comerciais. Para dizer em apenas três palavras: inscreva-se rapidamente!
Como usar o LinkedIn?
Comece por criar e otimizar seu perfil do Linkedin. É graças ao seu perfil que os recrutadores vão te encontrar, saber mais sobre você e te propor novas oportunidades. Não esqueça de conectar seu CV digital ao seu perfil e, dessa forma, mostre que você domina perfeitamente o meio digital.
Uma vez feito isso, mostre que você é proativo. Adicione aos seus contatos, colegas, amigos e antigos companheiros de sala de aula. Assim você também tem acesso aos contatos deles. Quem sabe, talvez nesse meio todo há alguém que trabalha na empresa que você tanto ambiciona… Em seguida, para mostrar que você realmente domina seu ramo de trabalho, compartilhe publicações que são do seu interesse. E que tal se lançar e postar seus próprios artigos? Ter um blog é uma excelente maneira de se fazer ouvir e compartilhando seus artigos com seus contatos do LinkedIn, você pode aumentar o número daqueles que escutam sua voz.
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Snapchat, uma rede social não tão efêmera
Quem poderia acreditar? Em apenas alguns anos o Snapchat se instalou definitivamente no cenário da Web. Não parecia tão evidente assim para um serviço onde o principal é o envio de fotos e vídeos… só que com tempo de duração limitado. Mais de 100 milhões de pessoas mandam todos os dias imagens engraçadas, surpreendentes ou maliciosas. É também, dentre as redes sociais, a de idade mais jovem, uma vez que a idade média de seus usuários é de apenas 18 anos. Se você já passou desta idade pode ficar tranquilo, sempre pode continuar usando para se divertir com os amigos, enviando imagens chocantes ou retocadas. As empresas também começam a se aprofundar neste filão e usam o Snapchat para publicidade.
Como usar o Snapchat?
No Snapchat, você pegar fotos e vídeos e enviar para seus contatos. Em princípio, nada de muito novo nisso aí. A não ser o fato da rede fantasma ter construído seu sucesso com uma ideia meia boba, mas genial ao mesmo tempo: as fotos e vídeos enviadas têm um tempo limitado de duração! Ou seja, você pode configurar o tempo que o destinatário terá para ver sua “Snap” (foto momentânea), de 1 a 10 segundos. Depois disso a mensagem se autodestrói ao estilo “Missão Impossível”. E é isso que imediatamente dá uma apimentada ao assunto! Mais ainda, você pode adicionar legendas a suas fotos e vídeos ou até desenhar por cima, diretamente de seu smartphone (quem nunca sonhou em colocar um bigode na foto do seu chefe?).
YouTube, o mais novo queridinho das empresas
Todos os indicadores já mostram: o vídeo é a mídia que vai fazer a Web ir em frente nos próximos anos. Não é que texto e imagens saíram de moda, mas os internautas apreciam um pouco de variedade e movimento e aí, nada vale mais que um bom e pequeno filme. O YouTube rapidamente passou a ser uma referência, ao ponto de ter sido comprado pelo Google em 2006 pela pequena soma de 1.65 bilhões de dólares (deixamos para vocês o cálculo da conversão para Reais, é de deixar qualquer um tonto). A grande vantagem desta rede: você pode não somente ver seus clipes preferidos, mas pode também compartilhá-los com seus contatos ou publicar seus vídeos para que todo o mundo possa conhecê-los.
Como usar o YouTube?
Você pode começar seus primeiros passos no YouTube compartilhando os clipes de cantores que você gosta ou trailers de filmes que você espera impacientemente que sejam lançados. Uma vez iniciada essa etapa, você pode passar para a fase seguinte: poste seus próprios vídeos! Parece meio intimidador dito dessa forma, mas se você pensar bem, certamente também tem conteúdo seu para compartilhar. Por exemplo, uma empresa poderia filmar um pequeno tour pelos seus escritórios e fazer um vídeo de demonstração de seus produtos ou de sua mais recente propaganda. Um ponto essencial precisa ser mencionado: como no Google, também estão trabalhando muito para melhorar sua visibilidade. Então, tome o cuidado de otimizar o SEO de seus vídeos no YouTube.
Última dica: Uma vez que esteja online não esqueça de compartilhar seu vídeo em seu site e nas outras redes sociais!
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Google+, a ovelha negra da Web
Como o nome indica, o G+ é a rede social do Google, mas apesar de seu “papai” famoso, esta plataforma não é um sucesso. Muitos usuários veem aí uma repetição inútil do Facebook e abandonam. No entanto, ela tem mais de um truque na manga!
Como usar o Google Plus?
A grande vantagem do Google+ é ser polivalente. Esta plataforma abrange todas as funcionalidades que você encontra nas outras redes sociais: lista de contatos, compartilhamento de fotos e vídeos, feed de notícias, etc. Você ainda fica conectado permanentemente a todas as ferramentas do Google: HangOut para falar diretamente com seus contatos, Gmail para acessar seus e-mails ou Documents para compartilhar seus arquivos de trabalho.
O G+ funciona um pouco diferente das outras redes sociais, já que depois de incluir seus contatos você precisa se inscrever nas comunidades do seu interesse. Isto permite que você seja informado diretamente das novidades relacionadas a um assunto específico (design, por exemplo) ou a uma empresa específica sem precisar procurar. Muito prático!
Enfim, é isso e o principal é que o G+ pode ajudar a melhorar seu SEO perante o Google. Só isto já justifica se inscrever imediatamente nesta rede social. Afinal, quem ousaria ignorar o descendente do Império mais poderoso da Web?
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