De acordo com pesquisas, metade das pessoas que clicam em seus anúncios do Google têm mais probabilidade de fazer uma compra do que aquelas que vêm através de um link orgânico.

E, considerando os 600 milhões de dispositivos executando bloqueadores de anúncios, é mais fácil pensar que a publicidade não é tão efetiva.

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No entanto, o Google Ads comanda 73,1% da publicidade de pesquisa, cerca de US $40,3 bilhões. E, vamos ser sinceros, os anunciantes não gastariam tanto dinheiro em anúncios se eles não funcionassem.

Então, sim, os anúncios do Google são efetivos.

Nessa matéria, vamos falar um pouco mais sobre a efetividade desses anúncios e quais os passos corretos para fazê-los.

Conheça os Seus Objetivos e Resultados Esperados antes de fazer anúncios do Google

O Google Ads é uma plataforma de resposta direta em que os clientes procuram o seu produto ou serviço. Para obter resultados lucrativos com suas campanhas do Google Ads, você precisará ter alvos concretos em mente.

Em geral, as empresas focam em alguns objetivos específicos antes de fazer qualquer anúncio.

A cobiçada primeira página

A maioria das pessoas costumam pular anúncios do Google que não lhe interessam. E, se os anúncios são ignorados, os resultados que aparecem em páginas muito distantes na pesquisa são ainda mais rejeitados.

Mesmo a primeira página tem poucos adeptos: apenas 61% dos respondentes do estudo afirmam vê-la até o fim.

A porcentagem cai para 21% entre os que vencem a primeira página e analisam os resultados da segunda. Da terceira em diante, apenas 12% dos usuários continuam a consulta.

Vencer a competição e estar presente na primeira página do Google se revela cada vez mais importante. Por isso, fazer uso de estratégias de marketing ideais farão com que seu site esteja à frente.

Nesse sentido, entender o comportamento de busca do usuário e o que isso significa para o mercado são as melhores formas de posicionar uma marca no buscador.

Intenções de busca

O estudo também aponta as razões que mais têm levado usuários a fazer buscas no Google, mostrando que, durante a pandemia, há uma tendência de intensificação do uso comercial do buscador.

Descobrir e comparar preços de mercadorias é a ação mais mencionada, superando 70% dos usuários.

Em segundo lugar, com porcentagem semelhante, está a ação de buscar informações sobre os produtos. Buscas sobre assuntos diversos estão na terceira posição.

A tendência se confirma na análise dos filtros utilizados: a ferramenta Google Shopping é a mais acionada entre usuários brasileiros.

Dicas para a produção do anúncio

A melhor forma de obter sucesso com o seu anúncio é dizer de alguma forma para quem está pesquisando que o anúncio é “feito pra ele”.

Colocar no título exatamente a mesma palavra chave da busca, por exemplo, costuma gerar ótimos resultados, principalmente porque os termos usados pelo usuário na busca, se presentes no anúncio, ficam em negrito e se destacam.

Outra opção é citar alguns qualificadores no anúncio. Já que no modo CPC você paga ao Google apenas pelo clique, os qualificadores servem também para eliminar aqueles cliques que sua empresa não está interessada.

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Incluir preços e formas de pagamento também funcionam como um filtro e influenciam positivamente na taxa de conversão do anúncio.

Afinal, ao visualizar um anúncio sem informações de preço, é necessário acessar o site e avaliar essa informação, gerando um clique e consequentemente uma cobrança.

Agora se o preço já estiver presente no anúncio, a etapa de pesquisa de preços já está superada na busca, tornando o possível visitante muito mais qualificado e propenso a converter.

Alguns estudos também mostram que escrever todas as palavras com as iniciais maiúsculas chama a atenção e atrai mais cliques (inclusive o próprio Google recomenda isso).

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