Anteriormente falamos sobre como melhorar o SEO dos seus vídeos. Agora vamos falar de um conceito importante em qualquer projeto publicitário, branding, além de sanar algumas dúvidas comuns sobre logo, logotipo, marca e logomarca.

Há muita confusão em relação ao termo “branding”. É comum ver profissionais da área usando o termo em situações erradas e/ou que não correspondem ao serviço proposto.

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Nessa matéria você vai ver:

  • O que é brand?
  • Reconhecimento de marca
  • O que é branding?
  • Como fazer a gestão de branding?




O que é brand?

De acordo com o Wikipedia inglês, brand é “uma coleção de imagens e ideias que representam um produtor econômico; para ser mais específico, refere aos atributos descritivos verbais e símbolos concretos, como o nome, logo, slogan e identidade visual que representam a essência de uma empresa, produto ou serviço”. Ou seja, é a marca de algo.

“Mas qual a diferença entre logo e marca?”. No sentido etimológico do termo, logo vem do grego Lógosque por sua vez significa “palavra”, “conceito”. Marca vem do germânico Marka, que pode ser traduzido no latim Signum cuja tradução é, obviamente, “significado”. Ou seja, etimologicamente “logo” e “marca” são a mesma coisa (por isso que “logomarca” não existe).

“Então não há diferença entre logo e marca?”. Existe uma diferença, sim. Logo seria a parte visual de um produto ou empresa. Por exemplo, o logo da Nike é o “swoosh”. Porém a marca da empresa é tudo que representa ela: a tipografia da palavra “Nike”, o “swoosh”, até o design do próprio tênis. Tudo isto caracteriza a marca dela, ou obrand.

Resumindo: Brand = Marca. Marca = logotipo + identidade visual + slogan + qualquer coisa que identifique a empresa ou o produto.

Reconhecimento de marca

O reconhecimento da marca é criado pelo acúmulo das experiências com o produto ou serviço específico com relação direta ao seu uso, influência da mídia e da propaganda, design, etc. Por exemplo: visualize a imagem abaixo. O que você acha que ela é?

Branding Coca Cola

Se você respondeu Coca-Cola, parabéns. Caso tenha respondido outra coisa, está na hora de sair um pouco mais, né?

Como que você chegou na conclusão de que essa imagem representa a Coca-Cola? Através do processo de reconhecimento de marca. Por muito tempo, todos nós fomos influenciados pela mídia em massa deste produto, vendo ela sendo estampada em todos os cantos do mundo.

Afinal de contas, é um dos pouquíssimos produtos que você pode pedir em qualquer parte do mundo por “Coca-Cola” que as pessoas vão te entender. Isso é reconhecimento de marca.

O que é branding?

De acordo com a professora e consultora em marcas Monica Sabino, “Branding é um sistema de comunicação que deixa claro porque a marca importa”. Branding então é a imagem percebida que o consumidor tem sobre um produto, serviço, empresa ou até mesmo marca. É a percepção que o consumidor tem sobre algo – esta percepção pode ser boa ou ruim.

Um exemplo bom é o mercado de aparelhos MP3: “o sonho da maioria da população é ter um iPhone ou um iPod, com custo mais elevado e sem necessariamente os melhores recursos tecnológicos. Eu quero um iPod, não um MP3 (Player). Eu desejo ter a marca, não o aparelho. Qual a explicação? Imagem percebida”.

Branding não é criar um logo ou fazer uma identidade corporativa; é encontrar maneiras de atrair o consumidor para sua marca, é gerar uma opinião pública sobre ela, é fazer com que a pessoa bata o olho em algo e diga “Ah, isso é o produto X da empresa Y” sem necessariamente ter esta informação explícita. A papelaria (logotipo, impresso, etc.) não representa nem um décimo do que o branding é.

Como fazer a gestão de branding?

Não é um processo fácil. Envolve uma equipe multidisciplinar e demanda tempo. Um bom branding vai envolver uma boa marca, uma boa identidade visual e uma comunicação corporativa de qualidade. E tudo isto custa muito dinheiro. Ou seja, desconfie de uma empresa de pequeno porte que diz fazer branding: é bem provável que ela esteja apenas criando a parte visual, sem cuidar de todo o resto – que chega a ser quase mais importante.

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Ainda tem dúvidas sobre a distinção dos termos? Não entendeu o que é branding? Compartilhe conosco, adoramos ouvir você!

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