Independente de área, em algum momento você sentiu a necessidade de inovar. Às vezes pode ser difícil ser inovador e criativo. Mas tudo bem, nem tudo está perdido. É aqui que entra o design thinking.

 

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O que é design thinking?

 

Design thinking é uma metodologia usada para a criação de novos produtos, serviços, processos ou para a resolução de problemas. Não é possível compreendê-la bem sem enxergar o design como algo que vai muito além da forma e da estética de produtos.

 

Assim, definir um novo formato, cores e desenhos para a embalagem de um produto é design tanto quanto pensar em um novo processo de controle de estoque, por exemplo. O que acontece é que, em ambos os casos, se está criando algo novo e para isso, é necessário planejar antes de executar.

 

Por isso, muitos pensam que design thinking é um termo redundante, porque todo trabalho de design envolve muita reflexão. Mas a ideia aqui não é falar sobre o nome e sim sobre a abordagem. 

 

A metodologia valoriza a criatividade, experimentação e empatia para encontrar soluções inovadoras. Uma de suas características mais fortes é a multidisciplinaridade, pois o processo deve reunir todos os envolvidos no desenvolvimento do produto ou serviço.

 

Quem inventou o design thinking?

 

Embora o design como “forma de pensar” tenha sido abordado por autores como Robert McKim, em sua obra “Experiences in Visual Thinking”, publicada na década de 70, foi Rolf Faste, professor de Stanford, que estabeleceu o conceito de design thinking.

 

O colega dele, David M. Kelley, também contribuiu com o desenvolvimento da metodologia, popularizando mundo afora.

 

O Que E O Design Thinking

 

Por que utilizar o design thinking?

 

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O design thinking se coloca como uma importante ferramenta na busca por soluções inovadoras, práticas, rápidas e seguras, com maior margem de acerto.

 

Dessa forma, o seu uso contribui com os processos de empresas que desejam atender às necessidades dos consumidores, propondo abordagens assertivas para os problemas enfrentados.

 

Etapas do design thinking

 

O processo de design thinking demanda a aplicação de algumas etapas, que não necessariamente são sequenciais. Além disso, por ser realizado em grupo, elas podem ser executadas em paralelo e também serem refeitas, caso se mostre necessário. São elas: 

 

1- Criar empatia

 

A primeira delas é ter uma compreensão empática sobre quais são as necessidades das pessoas que estão envolvidas no problema. Sejam eles, aliás, seus consumidores ou mesmo colabores. Do que precisam? Do que gostam? O que querem?

 

Portanto, a empatia é essencial no processo de design thinking para responder essas perguntas. Pois ela permite que você deixe de lado suas próprias suposições sobre o mundo e obtenha uma visão real das demandas do outro.

 

2- Definir

 

A partir da primeira, é necessário colher e analisar as informações obtidas para, assim, definir as problemáticas centrais e então, delimitar o que precisa ser resolvido ou criado. Para facilitar, é recomendado a criação de personas que possam ajudar a manter seus esforços centrados no ser humano antes de prosseguir para ideação.

 

3- Idear

 

Aqui é o momento de arriscar: desafiar suposições e criar ideias. As sugestões devem fluir sem censura, sem medo de errar. Além disso, as duas primeiras etapas deram a você uma base sólida de conhecimento sobre o problema. Brainstorms e debates são particularmente úteis aqui.

 

4- Prototipar

 

É normal a associação mental entre design thinking e post-its. Afinal, é nesta etapa em que se deve escolher um ou algumas ideias (que frequentemente encontra-se escrita em post-its!) e experimentar.

 

O objetivo é criar protótipos que auxiliem na identificação da melhor solução possível para cada problema encontrado. Produza uma versão barata dele que auxilie a investigar o desempenho das ideias propostas.

 

5- Testar

 

Por fim, é necessário testar e experimentar os protótipos. Embora esta seja a fase final, o design thinking é interativo: as equipes costumam usar os resultados para redefinir um ou mais problemas adicionais. Assim, caso seja necessário, é possível retornar a alguma etapa anterior, seja para alterar, refinar ou mesmo descartar alguma solução.

 

Fonte: FIA, Na prática, PUC

 

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