Na última matéria falamos do processo de criação de uma Campanha Publicitária. Agora abordaremos um tema correlacionado, o slogan, que pode fazer uma grande diferença na sua estratégia de propaganda, se ele for original e marcante.

O slogan da sua empresa é um elemento que influência diretamente na imagem de uma empresa, da mesma forma que o nome ou a logo. Mas nem sempre é utilizado, e de certa forma isso pode ser bom também, pois é melhor não ter um, do que ter um slogan ruim. Por isso, se houver, esta frase deve constar em todo o seu material de apoio, desde cartões de visita até o merchandising, passando evidentemente por seu site.

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Mesmo que em muitas das situações os slogans são frases curtas e simples, chegar nela não é nada fácil. Desenvolver algo simples e impactante pode ser bem complexo. Portanto devemos fazer alguns questionamentos, para dar andamento no processo de criação de um slogan. Como expressar uma mensagem forte, com clareza e em poucas palavras? Qual a estratégia deve ser adotada para atingir o objetivo? Vamos então nos aprofundar um pouco no lado verbal do seu branding: o slogan.

Continua lendo e você verá as seguintes dicas:

  • Seja breve
  • Jogue com as palavras
  • Defina com Precisão
  • Mostre sua competitividade
  • Solucione uma necessidade
  • Adicione um toque de emoção no seu slogan
  • Enalteça os valores da empresa




Seja breve

É bem evidente, mas relembrar nunca faz mal. Um slogan conciso tem muito mais chance de ser memorizado pelos consumidores. É inútil se alongar neste ponto. Como diz a célebre frase: “Just do it”.

Jogue com as palavras

De uma maneira geral, o humor é uma arma formidável de marketing. Em se tratando de slogan, jogar com as palavras pode melhorar a facilidade da transmissão e o impacto da mensagem:

Jogo clássico de palavras: “‘Digitau’. Itaú, o banco digital com ‘u’”.

Este é um exemplo perfeito de um slogan onde o mecanismo se baseia num jogo de palavras.

Rima: “Supermercado Mundial, o menor preço total” ou “Supermercado Campeão, não tem comparação”.

São inúmeras as empresas que usam a rima para fazer suas mensagens mais simples de memorizar. Desde muito pequenos usamos a rima como método mnemônico e como ferramenta de aprendizado – as fábulas, os poemas e as canções são textos que nos acompanham durante anos. Uma ideia de gênio que os supermercados Mundial e Campeão entenderam rapidamente.

Oximoro (Paradoxo): “A mais quente das bebidas frias”.

A contradição transmite uma mensagem que força os consumidores a pensar. Imediatamente as pessoas sorriem com a sutileza e o slogan alcança seu objetivo.

Jogue com a sonoridade das palavras: Manipular as sonoridades é um meio clássico de ir martelando o nome de uma marca na mente das pessoas. Um outro estilo, a repetição de consoantes ou de vogais é da mesma forma excelente para memorizar. “É bom, é bonito, é Bosch”. Difícil de esquecer!

Referência cultural: “Quem semeia vento colhe tempestade”.

Um slogan que tem como base um ditado popular conhecido, coloca a marca um passo à frente. Como consequência, os consumidores já acostumados a esse tom têm maior facilidade de lembrar da marca.

Defina com Precisão

Podemos até duvidar que a seguradora MAAF Pro seja só para profissionais. No entanto, se a empresa decidiu explicitamente que seu slogan é: “É MAAF Pro e é para vocês, os ‘pros’”, é porque ela encontrou aí seu nicho. Outro exemplo, o Hello Bank, que visa principalmente os jovens, tenta provar que compreende a geração 2.0: “Mobile como vocês”. Não importa a natureza do seu empreendimento, é essencial que seu slogan seja direcionado ao seu público alvo, tanto no tom como no conteúdo.

Mostre sua competitividade

Você pode explorar qualquer outra vantagem concreta que pode diferenciá-lo dos seus concorrentes: a qualidade dos seus produtos, a rapidez dos seus serviços, as condições vantajosas que você oferece aos seus clientes, etc. Por exemplo, se a sua marca de pilhas, digamos a Duracell, dura (teoricamente) muito mais tempo que as outras você tem todo o interesse em destacar isso. É meio tolo, mas como diz o ditado: o bom senso tem futuro!

Solucione uma necessidade

Antigamente, para ler este artigo, você precisaria de uma lupa, mas isso era antigamente. A maioria dos consumidores procura soluções para problemas cotidianos. Trazer a solução para eles de bandeja é uma maneira excelente de prender sua atenção. O ideal é associar sua empresa a uma questão clara e simples: Um hotel? Trivago. Uma refeição, um café, um chiclete Freedent. Uma pausa, um KitKat. Já deu para entender como a coisa funciona.

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Adicione um toque de emoção no seu slogan

As emoções ajudam na memorização, criam um elo particular com as marcas e fazem uma associação com as mensagens transmitidas. Uma marca de água mineral que é associada à fonte da juventude transmite um sonho – é evidente que só poderíamos pensar na “Evian – Viver Jovem”. De uma maneira geral, apelar para os sentimentos é comum; alguns querem “Mudar o mundo interior da sua casa”, outros, como a Nokia, querem apenas conectar as pessoas – e a lista que segue, é imensa.

Neste mesmo espírito, bajular o cliente pode virar a seu favor. A L’Oréal diz claramente: “vocês merecem”. Subentende-se, vocês merecem tudo o que há de melhor. Está implícito, vocês são os melhores – e pimba! Sentimento de bem estar. Você já compreendeu: dar ao seu slogan um toque de emoção só pode trazer felicidade e sensação de bem estar.

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Enalteça os valores da empresa

Nunca foi tão difícil ganhar a confiança dos consumidores. Saber mostrar tudo aquilo que faz você ser mais ético que o seu vizinho, será de uma ajuda preciosa e não importa se é “made in Brazil”, ecologia, política social ou qualquer outro valor positivo associado à sua empresa. O McDonald’s avisa que todos são bem-vindos (“venha do jeito que você estiver”), já outros vangloriam-se de ser ativistas de uma causa específica e outros ainda não hesitam em mostrar seu compromisso como se fosse um conselho: “A energia é o nosso futuro, vamos economizar”. Outros, mais ambiciosos, vão buscar a confiança na origem. Enfim, podemos afirmar que esta técnica funciona, pode confiar.

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Essas são as principais dicas que você deve seguir se pretende ter um slogan convincente. Curta, compartilhe a matéria com seus amigos e deixe suas dúvidas no comentário!

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