No último post falamos sobre os novos recursos do Facebook Ads. Agora veremos sobre o Instagram Ads.
É possível realizar inúmeros anúncios no Facebook, Twitter, LinkedIn e várias outras mídias sociais. O Instagram é um dos mais recentes integrantes desse grupo e, como bom profissional, você não vai querer ficar para trás.
Muitos estudos e testes foram feitos desde 2013 em países como EUA e Reino Unido a fim de desenvolver e aprimorar a experiência das empresas e dos usuários com relação aos anúncios na plataforma do Instagram.
Alguns usuários temeram essa nova funcionalidade do aplicativo, por acreditarem que a presença de propagandas atrapalharia sua experiência. Apesar disso, as empresas enxergaram aí uma oportunidade única de adentrar ainda mais em uma das redes sociais que mais cresceram nos últimos anos.
Inicialmente, o próprio Instagram escolheu apenas algumas das agências e marcas mais relevantes no mercado brasileiro para anunciar na plataforma, a fim de realizar uma curadoria de conteúdo para não empobrecer a experiência dos usuários e deixar muita gente irritada.
Muitos de vocês já devem ter visto alguma publicação patrocinada de grandes marcas no seu feed no Instagram (Avon, CloseUp, Coca-Cola, Mitsubishi, Mondelez, Visa, Vivo e Volkswagen foram as primeiras marcas a anunciarem na rede no Brasil).
A premissa é de que esse conteúdo criado por essas marcas não seja apenas publicidade comum, mas sim, campanhas criativas e relevantes para o público.
Desde setembro de 2015 empresas brasileiras também já podem postar fotos e vídeos patrocinados na rede social, o que torna essencial o entendimento do funcionamento dos anúncios no Instagram.
Continue lendo e você verá:
- O que são anúncios no Instagram?
- Por que anunciar no Instagram?
- Quem pode anunciar no Instagram?
- Como as marcas podem se preparar para anunciar no Instagram?
- Como anunciar no Instagram?
- Fonte de Inspiração: dicas para anúncios no Instagram que chamem a atenção
- Contrate uma boa empresa para fazer esse serviço de forma profissional
Sumário
O que são anúncios no Instagram?
Os anúncios criados no Instagram possuem o formato típico de fotos ou vídeos do aplicativo e, partir deles, as empresas podem investir cada vez mais em um contato direto com clientes e possíveis clientes.
A única diferença entre uma foto ou vídeo comum e uma foto ou vídeo patrocinado é a tag “sponsored” (patrocinado, na nossa velha e boa língua) que virá logo em cima da fotografia, a fim de distingui-la, como na figura a seguir:
Assim como fariam com quaisquer fotos, vídeos e perfis do aplicativo, os usuários podem interagir com os anúncios, dando likes, comentando nas fotos/vídeos e seguindo o perfil do anunciante.
Além disso, outra interação possível é feita por meio de CTAs, que podem redirecionar o usuário para algum link e até mesmo para lojas de aplicativos, por exemplo.
Neste início, a ferramenta deixou claro que os anúncios devem buscar aprimorar a experiência do usuário, garantindo assim que ele possa continuar recebendo conteúdo de qualidade em sua timeline.
Dessa forma, o usuário pode fornecer feedback a respeito dos anúncios. Caso ele não se interesse, basta clicar em “Patrocinado” na parte superior direita do anúncio e, depois, em “Ocultar isso”. Em seguida, o aplicativo fornecerá algumas opções para que o usuário justifique a escolha.
Esse feedback é importante para melhorar o algoritmo do aplicativo de modo que, no futuro, ele saiba reconhecer e segmentar cada vez melhor os anúncios mais relevantes para cada usuário.
Por que anunciar no Instagram?
A GlobalWebIndex lançou na rede uma análise a respeito dos usuários do Instagram e constatou que se trata da rede social com a maior presença de jovens, o que é um dado altamente relevante para os anunciantes.
Além disso, trata-se da rede social que mais cresce atualmente. O próprio Instagram revelou, em 2015, o alcance da marca de 400 milhões de usuários com contas ativas em todo o mundo. Destes, mais de 29 milhões são brasileiros.
Ninguém quer ficar de fora de uma oportunidade tão grande quanto essa, não é mesmo?
Quem pode anunciar no Instagram?
No início, apenas grandes marcas e anunciantes poderiam criar anúncios de todos os tipos para atingir grandes parcelas de público.
Mas o objetivo do Instagram era fazer com que os anúncios com fotos e vídeos, produzidos por pequenas e médias empresas, também pudessem atingir os usuários.
Assim, desde setembro de 2015, a exclusividade das grandes marcas acabou e qualquer empresa pode pagar para anunciar no Instagram. Por isso, é essencial que você entregue anúncios criativos e com conteúdo bem trabalhado para todos os usuários da rede.
Dica: Para conhecer mais novidades a respeito dos anúncios e demais atualizações do Instagram, é interessante seguir o blog da empresa “Instagram for Business”, além de acessar o Guia de Anúncios para Instagram.
Como as marcas podem se preparar para anunciar no Instagram?
Então, o que sua empresa deve fazer para anunciar no Instagram?
A própria plataforma já dá alguns exemplos de empresas cuja estratégia no aplicativo já é de alto nível e extremamente relevante para o público.
Algumas marcas como Levi’s, Macy, Ben & Jerry e Burberry apresentam bons exemplos de anúncios bem feitos.
Dê uma espiada e entenda como essas marcas já estão utilizando a ferramenta para publicar anúncios e atente-se ao tipo de estratégia que elas utilizam para atingir o grande público.
Além disso, esse é o momento mais propício para que as empresas invistam cada vez mais na produção de conteúdo relevante para o Instagram, uma vez que a rede ficará cada vez mais competitiva.
Como anunciar no Instagram?
Para criar anúncios no Instagram, você precisa seguir alguns passos.
Atenção: se você já tiver associado a conta do Instagram em que deseja anunciar a uma página do Facebook, vá direto para o passo 2.
Ou ainda, caso você não tenha ou não queira associar a nenhuma conta do Facebook, acesse diretamente o Gerenciador de Anúncios do Facebook e também acompanhe as instruções a partir do passo 2.
Passo 1) Configuração da conta
Acesse o Facebook Business Manager para associar sua conta do Facebook com a conta do Instagram.
Clique em “Contas do Instagram” no menu do lado esquerdo da tela e, em seguida, selecione no canto superior direito “Reivindicar nova conta do Instagram”.
Uma nova janela será aberta para que você insira seu nome de usuário e senha da conta a ser associada, como na imagem abaixo:
Na janela seguinte, você deverá selecionar uma ou mais contas de anúncio do Facebook que poderão utilizar este Instagram para anunciar.
Passo 2) Criação da campanha
Uma vez configurado, acesse o Facebook Power Editor.
No canto superior esquerdo da tela, clique em “Gerenciar anúncios” e depois, logo abaixo, clique em “Criar conjunto de anúncios”.
Uma vez selecionada essa opção, a seguinte janela abrirá e você poderá criar um anúncio no Instagram assim como criaria um no Facebook.
Nomeie sua nova campanha e escolha:
- O tipo de compra: você pode escolher entre leilão e preço fixo
- O objetivo: a ferramenta oferece 14 opções, mas para anúncios no Instagram, só os seguintes itens são compatíveis:
- Cliques no site
- Conversões no site
- Envolvimento com a publicação da página
- Envolvimento com o aplicativo móvel
- Instalações do aplicativo móvel
- Visualizações do vídeo
Em seguida, defina o nome do seu anúncio.
Passo 3) Configurações do anúncio
Com o anúncio criado, é preciso configurá-lo:
Na seção “Orçamento”, escolha um valor para investir, que pode ser diário ou vitalício. Caso escolha a segunda opção, defina uma data de término na configuração de “Programação”;
Em “Programação”, defina o período pelo qual o anúncio permanecerá ativo, com datas e horários de início e término
Na configuração “Público”, escolha as características do público-alvo do seu anúncio, como sua localização, idade, gênero e idioma.
Por fim, em “Posicionamento”, você define se seu anúncio aparecerá:
- No feed de notícias do Facebook Móvel
- No feed de notícias do Facebook para Desktop
- Na coluna da direita do Desktop
- No Instagram
A ferramenta permite que você selecione quantas opções quiser. Ou seja, você pode veicular seu anúncio em todas as opções, ou apenas no Instagram, por exemplo.
Passo 4) Criação do anúncio
Nessa etapa, você deve escolher uma página do Facebook e uma conta do Instagram para associar ao anúncio (caso você tenha escolhido divulgar em ambos).
Em seguida, acrescente as informações necessárias, como a URL de destino, texto do anúncio, o call-to-action (opcional) e o formato do conteúdo.
Existem três opções de formato: imagem, vídeo e carrossel.
- Imagem: apesar de inicialmente todas as imagens do Instagram apresentarem formato quadrado, hoje o aplicativo já permite postagens de fotos retangulares também. Além disso, as imagens não podem conter textos que ocupem mais de 20% da sua área;
- Vídeo: deve ter duração máxima de 30 segundos;
- Carrossel: nesse formato, você pode escolher de 3 a 5 imagens e/ou vídeos, que são roladas. Esse recurso já é muito comum no Facebook Mobile – como na imagem abaixo – e agora também está disponível para anúncios no Instagram.
Em seguida, defina as configurações de rastreamento:
O uso das tags de URL é um dos métodos mais comuns para monitorar as visitas em seu site geradas por suas campanhas. para “taguear” seus links, utilize o Criador de URLs do Google.
Na opção “Monitoramento de conversão”, você pode definir se prefere rastrear as conversões por meio do pixel de conversão do Facebook ou de um pixel específico.
Com as configurações finalizadas, envie sua campanha clicando em “Carregar alterações” e aguarde a aprovação.
Fonte de Inspiração: dicas para anúncios no Instagram que chamem a atenção
O Instagram foi desenvolvido com o objetivo principal de compartilhar informações visualmente atraentes.
O objetivo de cada usuário é fazer com que suas fotos ou vídeos apareçam com o melhor visual possível no feed dos amigos e seguidores.
Esse mesmo princípio também se aplica às marcas, pois, antes de introduzir posts patrocinados, querendo ou não, as marcas eram apenas como os outros usuários normais do Instagram, com o único diferencial de uma contagem de seguidores infinitamente mais elevada que a média.
Então é importante que as marcas continuem produzindo conteúdo atraente, seja ele um anúncio ou não.
Algumas dicas para ter sucesso com anúncios no Instagram:
Mantenha o foco no conteúdo visual
Não precisamos explicar muito essa dica: o Instagram é uma rede puramente visual e ter uma imagem ou vídeo impactante e que chame a atenção dos usuários é essencial para o sucesso do seu anúncio.
Use imagens e vídeos de qualidade, que demonstrem bem quem sua marca é.
Use hashtags
Muitas marcas procuram utilizar o uso de hashtags associadas à marca ou ao estilo de vida que agrada o público-alvo que as segue no Instagram.
É uma boa maneira de chamar mais atenção para seu conteúdo, além de ser uma ótima forma de mensurar quem e o que estão falando sobre sua marca. Mas lembre-se: utilize apenas hashtags relevantes, que estejam relacionadas ao conteúdo e à sua empresa.
Não faça produções exageradas
O Instagram é uma rede social com uma linguagem própria: super produções não se encaixariam bem no site.
Seja real, mostre sua personalidade e passe uma mensagem verdadeira: seu anúncio deve vender seu serviço e produto de uma forma que encante os usuários do Instagram o suficiente para eles se interessarem por sua marca.
Compartilhamentos
Talvez seja a intimidade ou facilidade de ter acesso a fotos e conteúdos na palma da mão, mas, normalmente, usuários de smartphones e tablets estão mais propensos a interagir com as marcas através de dispositivos móveis do que por meio de um laptop ou desktop.
Sabendo dessa facilidade – pelo fato do Instagram ser uma plataforma utilizada através do seu smartphone – muitas marcas procuram estimular os usuários a compartilhar todo tipo de conteúdo postado em suas contas do Instagram com seus amigos e seguidores.
Essa é uma ótima notícia: se seu anúncio for bem feito, ele provavelmente notado pelos usuários da rede social.
Contrate uma boa empresa para fazer esse serviço de forma profissional
A Suprema Propaganda tem solução completa para gerenciamento de redes e criação de anúncios patrocinados / pagos em redes e no Google Adwords, portanto, não arrisque, invista com a assessoria de profissionais. Solicite um orçamento sem compromisso clicando aqui.
E você, já está desenvolvendo uma boa estratégia de conteúdo para entrar com tudo nessa nova funcionalidade do Instagram? Comente!