No último artigo falamos sobre os motivos para se investir em marketing digital. Agora veremos a origem do termo spam.
Apesar de ser uma prática e uma praga condenável, a expressão “spam” tem uma origem muito engraçada e bastante insólita.
SPAM é a marca de um presunto picante (Spieced Ham), produzido desde 1937 pela Hormel Foods, uma tradicional empresa norte-americana de alimentos.
A marca ganhou projeção nos Estados Unidos na década de 70 através de campanhas publicitárias onde se utilizavam jingles que ficaram muito populares.
Foi quando o grupo de comediantes Monty Python satirizou o SPAM em um episódio da série de TV Monty Python´s Flying Circus, exibida no mundo inteiro.
Ao surgir a Internet, alguns usuários começaram a associar o incômodo e irritante hábito de enviar mensagens em massa sem a autorização dos destinatários aos incômodos e irritantes jingles do presunto SPAM e ao deboche do grupo inglês à marca. O termo consolidou-se mundialmente na velocidade da web.
Nos Estados Unidos o presunto SPAM é vendido até hoje e os donos da marca parecem muito satisfeitos com a transformação do termo em referência mundial, mesmo que usado como referência de chatice, inconveniência e invasão de privacidade.
Assista abaixo ao vídeo do Monty Python ridicularizando o presunto picante SPAM. É muito divertido.
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