O email marketing ou o envio em massa de mensagens eletrônicas, foi uma das primeiras ferramentas de marketing digital já criadas. A prática não é uma unanimidade. Há quem defenda que os e-mails custam dinheiro e não são muito eficazes. E que, aliás, mais irritam clientes em potencial do que servem como chamariz para compras.
Para Kimanzi Constable, especialista em marketing digital, as opiniões desfavoráveis fazem sentido. Em sua opinião, o problema é que empreendedores usam o recurso em excesso. E que, usado com parcimônia e com conteúdo útil, o e-mail é um bom recurso de atração e retenção de clientes.
Em reportagem, publicada originalmente na “Entrepreneur”, Constable lista o que empreendedores devem fazer para fazer seus clientes (e consumidores em potencial) abrirem seus-emails:
Sumário
Não pegue pesado
Para conquistar clientes, empreendedores devem ser relevantes. E ninguém é relevante bombardeando as pessoas com e-mails. As pessoas até podem abrir suas primeiras mensagens, mas é possível que elas se irritem, por melhores que sejam as ofertas mostradas no e-mail, simplesmente porque você está lotando a caixa de mensagens delas.
Um fluxo muito grande de correio eletrônico também pode fazer com que suas campanhas parem no spam. Constable afirma que um email marketing por semana, no máximo, é o número ideal de disparos para qualquer empresa.
Direcione suas mensagens
Os disparos de e-mails marketing, quando terceirizados, custam dinheiro. Caso haja verba para isso, aposte em campanhas mais direcionadas aos interesses de seus clientes. Pesquise os hábitos de compra deles e ofereça-os produtos que realmente interessam.
Aposte em promoções
É improvável que um empreendedor ofereça promoções com regularidade. Mas, sempre que houver a oportunidade, ofereça descontos em algum produto da newsletter. Para levar seus destinatários a abrir a mensagem, mostre no assunto do e-mail que sua empresa está com produtos mais baratos.
Mostre os preços
Esta dica é mais voltada para que os clientes cliquem em suas mensagens sempre que elas chegarem. Ao abrir seu email marketing pela primeira vez, o consumidor tem que gostar do que viu. Constable diz que é essencial mostrar os preços dos produtos na newsletter. Ao não mostrá-los, pode até ser que uma maior quantidade de pessoas seja levada para a página de compra do seu site. No entanto, isso não aumentará o porcentual de compras da sua empresa.
Sem poluição visual
Mais um truque para que os consumidores sempre cliquem nas mensagens. Use entre oito e 12 itens em suas campanhas. Ao usar um número menor, é possível que nenhuma oferta atraia a atenção do cliente. Já quem ultrapassa o mostruário de 12 faz com que os e-mails pareçam poluição visual, de acordo com o especialista.
Referência: https://bityli.com/4aZfVR
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