Na matéria anterior abordamos as razões para investir em Google Ads e, nesta semana, mostraremos o papel do e-mail marketing na sua estratégia.

O email marketing é uma estratégia do Marketing Digital que se baseia no disparo de emails para um determinado público, seja ele proveniente de uma base de contatos de clientes ou leads gerados por meio de outras estratégias.

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O email marketing foi, durante muito tempo, sinônimo de spam e comunicações intrusivas.

Porém, graças ao avanço de automação de marketing, esse canal se tornou a melhor maneira de entregar as mensagens certas, para as pessoas certas, na hora certa.

Além de ser uma excelente ferramenta para profissionais de Marketing Digital e Inbound Marketing, o email é um canal extremamente democrático. De acordo com uma pesquisa realizada pela Pew Research, 92% dos adultos online utilizam email.

Portanto, ao contrário do que muitos acreditam, o email marketing não morreu, e pode ser uma ótima maneira de crescer seu negócio!

Este guia foi feito tanto para quem é iniciante e quer saber mais sobre como começar a fazer email marketing, quanto para quem já tem uma estratégia estabelecida e está buscando maneiras de otimizá-la.

O Blog E Um Forte Aliado Do Seu E Mail Marketing

O que é e-mail marketing?

O email marketing é uma estratégia de Marketing Digital baseada na comunicação entre uma empresa e seus consumidores ou leads, via email. Esse contato por meio do disparo de emails pode feito a partir de uma segmentação dos contatos em conjunto com o uso de ferramentas de automação, capazes de escalar o processo de personalização das mensagens.

Alguns exemplos comuns de email marketing que você já deve ter recebido na sua caixa de entrada são:

• Oferta de passagem aérea;
• Promoções;
• Confirmação de uma compra online;
• Newsletter.

No início do uso do email como ferramenta de marketing, ele era visto como uma versão digital de propagandas enviadas via correspondência (também conhecidas como “mala direta”). Assim, o email era visto como um canal de comunicação em massa e as mensagens enviadas estavam longe de ser relevantes para quem as recebia.

Por essa razão, durante muitos anos o email marketing era visto como uma comunicação invasiva. Mas ele evoluiu, e hoje os melhores profissionais de marketing enxergam que o email é uma das maneiras mais pessoais de se comunicar com consumidores, através de uma troca direta de mensagens.

Por que utilizar e-mail marketing?

Nos últimos tempos, as redes sociais têm ganhado os holofotes no marketing digital. No entanto, o email marketing também pode ser uma ótima opção para quem coleta endereços de email e quer aumentar a relevância da sua marca entre esses contatos. Veja alguns motivos.

Grande alcance

Nosso endereço de email concentra todas as ações que fazemos em outros canais. Toda vez que criamos um login em qualquer site, por exemplo, utilizamos o endereço de email. Assim, ele é uma parte essencial das atividades de um usuário na Internet.

Alcance previsível

Quando uma empresa faz um post em uma rede social, como o Facebook, nem todas as pessoas que seguem sua página verão sua mensagem. Isso ocorre devido a algoritmos que determinam quais mensagens são mais relevantes para cada usuário.

Por essa razão, o alcance de posts em redes sociais não é previsível. Ou seja, você não tem controle de quantas pessoas realmente visualizarão seu post.

Já no email marketing, o mesmo não acontece. Uma das grandes vantagens desse canal é seu alcance previsível. Isso significa que se você selecionar 100 endereços de email para enviar sua mensagem, todos os 100 receberão seu email na caixa de entrada (a não ser que haja algum problema técnico, mas trataremos desse assunto mais para frente).

Formato flexível

O email é a tela em branco que todo profissional de marketing digital procura. Mensagens enviadas por email não têm limites de caracteres, podem conter imagens e até GIFs.

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Um email pode ser feito com templates e incluir elementos gráficos, ou pode conter apenas texto, como se você estivesse escrevendo mensagens pessoais para todos os seus contatos.

Por meio dele, você pode comunicar mensagens curtas, incluir diversos links para páginas da web, ou contar uma história longa. Portanto, o email pode ter o formato de que você desejar!

Obviamente, existem boas práticas a serem seguidas na hora de escrever e fazer o layout de um email. Mas abordaremos esse assunto um pouco mais pra frente!

Alto retorno financeiro

Para começar uma estratégia de email marketing, você precisa de apenas 3 ingredientes: um domínio, uma ferramenta de email marketing e uma pessoa para executar a estratégia.

Escolher uma boa ferramenta de email marketing é essencial. Existem diversas opções no mercado que atendem a todos os níveis de necessidade, incluindo ferramentas gratuitas.

Independentemente da ferramenta que você escolher, o investimento não será muito alto. Por isso, o email é o canal de marketing digital que apresenta melhor retorno financeiro — você não precisa investir muito inicialmente, e tem a possibilidade de gerar um grande volume de receita.

Qual o papel do email marketing na sua estratégia de marketing?

Embora o email marketing seja vinculado com frequência a uma abordagem promocional e comercial, ele vai muito além dessa estratégia.

Quando alguém dá permissão a uma empresa de enviar emails diretamente na sua caixa de entrada, esta pessoa está dando acesso a uma parte da sua vida pessoal, assim como abertura a conversa. Afinal, nosso email é o que utilizamos não só para receber mensagens de empresas que gostamos, mas também para nos relacionar com amigos, família e colegas de trabalho.

Portanto, em uma estratégia de marketing, o email é o canal que permite se comunicar de maneira mais pessoal com seus potenciais clientes. E isso pode trazer resultados incríveis! Confira abaixo como o email marketing se encaixa na sua estratégia de marketing digital.

Engajar os leads

Quando uma pessoa opta por receber emails da sua empresa, ela espera que você mantenha contato com ela de tempos em tempos. Isso pode parecer óbvio, mas muitas empresas se esquecem de manter um relacionamento constante com sua base de contatos via email!

Portanto, o email marketing pode ser utilizado na sua estratégia de marketing para engajar seus leads. Isso pode fazer com que seus leads se lembrem sempre de você, aumentando as chances de que eles virem clientes.

Promover seus conteúdos

Se você tem um blog, sabe que promover os conteúdos que você produz é essencial para o sucesso da sua estratégia.

Existem vários canais que você pode utilizar para promover seus conteúdos, e o email é um deles! O envio de uma newsletter, por exemplo, pode contribuir para que os posts do seu blog ganhem mais acessos, e assim aumentar a sua visibilidade na Internet.

Nutrir e educar seus leads

A nutrição de leads é uma das estratégias mais importantes do Inbound Marketing. Apenas com ela é possível transformar seus assinantes em leads, e seus leads em clientes. Para que isso aconteça, é necessário educar seus contatos sobre seu negócio e estreitar seu relacionamento com eles.

O email é o melhor canal para nutrir seus leads, pois apenas ele permite que você envie mensagens personalizadas para as pessoas certas, no momento certo. Portanto, se você utiliza uma ferramenta de automação de marketing, poderá utilizar o email marketing para nutrir e educar seus leads.

Vender

Você já recebeu emails com ofertas ou promoções na sua caixa de entrada? Muitas empresas, especialmente aquelas que vendem produtos diretamente para consumidores — como roupas e passagens aéreas —, utilizam esse canal para aumentar suas vendas.

Hoje em dia, é possível estimular seus contatos a realizar transações com apenas um clique a partir do email. E, em breve, o pagamento diretamente no email também será uma realidade. Portanto, aproveite o email marketing para promover seus produtos!

Se relacionar com consumidores e clientes

Depois de fechar uma compra, você não pode se afastar dos seus clientes! A parte de encantá-los é uma das mais importantes da metodologia inbound e você precisa prestar atenção nela.

Compradores satisfeitos trazem diversos benefícios para seu negócio, e você pode manter esse relacionamento por email. Aproveite este canal para enviar para seus clientes conteúdos relevantes, além de descontos e promoções.

Quais tipos de email sua estratégia precisa ter?

Para começar a entender como montar uma campanha de sucesso e como inserir o e-mail marketing no dia a dia do marketing digital da sua empresa, é importante conhecer os diferentes tipos de e-mail que a sua empresa pode enviar.

Atualizações do Blog

Esse é o tipo de e-mail que você já deve estar acostumado a ver. É aquele que anuncia quando um conteúdo novo é postado no seu blog.

Eles são excelentes para começar a interagir mais com seus leitores. Quando alguém se inscreve na sua lista pela primeira vez, é bem provável que esses sejam os primeiros emails que ele vai receber.

É uma maneira de manter a sua lista ativa e em contato com os novos conteúdos que você posta, além de aumentar as chances de você gerar leads com os CTAs dentro dos seus textos.

Newsletter

A newsletter é uma velha conhecida de e-commerces e de blogs. Muitas empresas enviam para seus contatos atualizações mensais ou semanais com os principais posts do blog e notícias da empresa ou do mercado.

Se você realmente quer que a sua newsletter seja lida, invista tempo em criar uma newsletter que tenha identidade própria e que contenha conteúdos relevantes para seus leitores. Não se esqueça de incluir links para levar o leitor para páginas externas em que ele possa ler mais sobre aquele assunto.

Convites para eventos

Emails são excelentes para promover eventos que você está organizando. O grande desafio aqui é apresentar de forma clara porque esse evento vale o comparecimento dos seus contatos.

Na hora de escrever emails que promovem eventos, não se esqueça de incluir todas as informações necessárias, como local, data, hora, limite de participantes, entre outros. E lembre-se de colocar em destaque o link para a página de inscrição ou compra de ingressos!

Emails de nutrição de leads

Dependendo da ação que a sua persona decidir fazer dentro do seu blog ou site, você pode querer inseri-la em um fluxo de nutrição. A nutrição consiste em uma série de emails com conteúdo relevante e segmentado. Como o nome sugere, esses são emails que ajudam a lead a caminhar pelo funil de vendas até uma posição clara de compra.

Identificando um grupo de contatos que você sabe que tem interesse em um assunto específico, você pode continuar a conversa com mais conteúdos relevantes e segmentados que aumentam a probabilidade dessas leads continuarem em contato com a sua empresa.

Matéria retirada do blog: https://bit.ly/3dMArfy

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