Anteriormente mostramos a atualização nos anúncios do Spotify. Dessa vez veremos como calcular e aumentar a taxa de conversão do seu site.

O primeiro grande sucesso de qualquer futuro dono de site é a decisão de criar um site e avançar em seu planejamento. Uma vez dado esse primeiro passo, há mais do que somente uma maneira de medir o desempenho e o sucesso de sua presença no mundo virtual, incluindo aí o número de visitas ao site, o tempo médio de cada visita e a quantidade de seguidores nos canais sociais e outros.

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Talvez a métrica mais poderosa para avaliar o desempenho do seu site seja a taxa de conversão. Você pode até se perguntar: como eu posso medir essa taxa? O que exatamente está sendo convertido? Como eu posso entender a taxa de conversão do meu próprio site? E será que é possível aumentar a taxa de conversão do site para ter um crescimento maior? É justamente isto que nós vamos ensinar a você, hoje mesmo.

Continue lendo e você verá:

  • Como calcular a taxa de conversão do seu site?
  • Entendendo as estatísticas do seu site
  • Será que você deve ficar satisfeito com a taxa de conversão do seu site?
  • Como alavancar a taxa de conversão do seu site




Como calcular a taxa de conversão do seu site?

Para calcular a taxa de conversão do seu site, vamos começar por definir o que exatamente você espera que os visitantes do seu site façam enquanto estão em seu site. Comprar alguma coisa na sua loja virtual? Agendar um serviço com você? Fazer download de música ou eBooks? Assinar sua newsletter por e-mail? O que quer que seja, vamos chamar de “ação primária”.

A taxa de conversão é o número obtido quando você pega o número de ações primárias desempenhadas num determinado intervalo de tempo e divide pelo número total de visitantes no seu site neste mesmo período.

Taxa De Conversao

Digamos que você é músico e criou um lindo site. Conseguir divulgar sua música para mais e mais pessoas na internet é excelente, mas, no fim do mês, você ainda precisa pagar o aluguel, então você usa o site para vender ingressos para seus shows. No mês de março, o seu site teve 1.176 visitantes e destes, 156 compraram ingressos para seus shows. Você vai dividir 156 por 1.176 e vai ter uma taxa de conversão de 0,132 ou aproximadamente 13%.

Entendendo as estatísticas do seu site

A essa altura, você já deve ter se dado conta de que, para calcular a taxa de conversão, precisa regularmente monitorar as estatísticas de desempenho do seu site. Se ainda não começou a fazer isso, agora é um excelente momento para começar.

O Google Analytics é a ferramenta mais usada para monitorar as estatísticas e não é por acaso. Ela fornece um grande número de dados que são indispensáveis para donos de sites e para o pessoal do marketing online. Quando se trata de taxa de conversão, o Google Analytics dá informação em tempo real sobre o número de visitas. Além disso, ainda permite que você inclua suas metas para a taxa de conversão, assim você pode avaliar seu desempenho de forma mais precisa.

Será que você deve ficar satisfeito com a taxa de conversão do seu site?

Agora que você já tem todas as estatísticas definidas e já entendeu a taxa de conversão do seu site, o que fazer agora com todo esse conhecimento? Como saber se a taxa de conversão do seu site é satisfatória ou se o desempenho deixa a desejar?

Alguns estudos analisaram as taxas de conversão em vários mercados para poder responder a essa questão, mas ainda assim as respostas são complicadas. As metas das taxas de conversão diferem significativamente com base em diversos fatores, como a localização geográfica, o público-alvo e seus hábitos, o tipo de ação primária definido e muito mais.

Por fim, você deve determinar quais são as suas próprias metas para as taxas de conversão do seu site dependendo de seu plano de negócios, de sua pesquisa no meio e, em última análise, da experiência que você tem no seu campo de trabalho. Você deve escolher uma meta que não seja totalmente irreal, mas que seja ambiciosa e desafiadora. Pense na taxa de conversão tanto como algo mensurável, para avaliar o sucesso do seu site, quanto como um incentivo para continuar indo em frente.

Como alavancar a taxa de conversão do seu site

Depois de determinar a taxa de conversão e como você pode monitorá-la, podemos passar à parte mais importante – o que fazer para melhorar a taxa de conversão do seu site? Em outras palavras, como se certificar de que mais e mais visitantes realizam a ação primária promovida pelo seu site? Criamos uma lista de ações a serem tomadas para colocar você no caminho certo para o crescimento:

Priorizar a UX

UX, abreviatura para “user experience” (experiência do usuário), é um termo amplo que se refere ao nível de satisfação e à facilidade de uso vivenciada pelos visitantes ao interagir com seu site.

Priorizar a UX significa prestar muita atenção a questões como: os textos do seu site são claramente legíveis? É possível reduzir o número de cliques necessários para tomar certas ações? Os visitantes conseguem intuitivamente encontrar em seu site as informações que buscam? O design ajuda os usuários a realizar tudo o que desejam ou está interferindo na navegação? Ao proporcionar uma experiência agradável, você está naturalmente fortalecendo seu relacionamento com os visitantes do site e garantindo que eles tenham uma impressão muito positiva.

Facilitar ao máximo a ação primária

A nossa meta para melhorar a taxa de conversão do seu site é aumentar o número de vezes que os visitantes escolhem desempenhar a ação primária, seja ela uma venda, um download, uma reserva, etc. Para que isto aconteça, não basta só oferecer a opção. Você precisa se certificar de que cada passo que deve ser dado para completar a ação primária seja claro, simples e livre de qualquer problema. Veja aqui alguns exemplos de coisas que você precisa evitar:

  • Links e botões redigidos muito vagamente.
  • Encher os visitantes com excesso de informação.
  • Não ter um acesso direto à ação primária. Seus visitantes devem poder alcançar seu objetivo facilmente a partir de qualquer página no site.
  • Ter conteúdo inconsistente, confundindo os visitantes ao invés de ajudá-los.

Ajustar seus botões de ação (CTAs)

Os botões de ação têm uma função essencial para determinar a taxa de conversão já que é através deles que os visitantes do seu site realizam a ação primária que é o foco do seu site. Você vai encontrá-los, principalmente, em forma de botões ou links e são eles que encorajam os visitantes a tomar atitudes: “Leia Mais”, “Compre Agora”, “Baixe a sua Cópia”, “Junte-se a Nós” e assim por diante.

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CTAs poderosos geram mais ações e é por esse motivo que você deve dar total atenção a eles. Não se preocupe, nós criamos um guia definitivo que vai ajudar você nesse processo de criar CTAs perfeitos.

Uma forte presença online não acontece só através do seu site. Interagir com os visitantes através de todos os caminhos possíveis também pode aumentar a taxa de conversão. Newsletters e campanhas de marketing por e-mail são canais bastante importantes para esse tipo de atividade.

Pense nestes e-mails como uma extensão do seu site. Suas metas são praticamente as mesmas (aumentar o número de cliques, expandir o alcance, atingir um crescimento), mas são diferentes no estilo e na abrangência, o que abre novas oportunidades para sua estratégia de conteúdo. Caso você esteja pensando no que tudo isso quer dizer, dê uma conferida nestas incríveis ideias de newsletters para construir um relacionamento com os clientes.

Otimizar seu site para dispositivos móveis

Todo esse trabalho que você está fazendo para melhorar a taxa de conversão não vale muita coisa se você só está levando em consideração os visitantes que usam desktop e laptop. O uso da web através de dispositivos móveis já está ultrapassando o uso em dispositivos maiores. Se você não está dando ao seu público uma excelente experiência em smartphones e tablets, está deixando escapar uma parcela significativa de seu público-alvo.

Envolver seus visitantes

Se coloque no lugar dos visitantes do seu site. Será que está dando a eles todos os motivos para confiar em seu site e em sua marca? Se eles tiverem uma questão ou preocupação, você estará disponível para contato? Quando você abre as linhas de comunicação, acaba por convidar seu público a se conectar com você e, ao interagir ativamente com eles, demonstra que seu site tem um lado humano.

Envolver-se com os visitantes e encorajá-los a fazer o mesmo deveria ser uma das principais tarefas para qualquer dono de site. Essa interação cria uma ligação mais forte entre você e os visitantes do seu site, o que por sua vez aumenta a chance deles irem até ao fim da ação primária que define a taxa de conversão do seu site. Leia esta guia completo de interação online para ter uma noção melhor de como começar.

Fazer seus visitantes virarem embaixadores

Uma abordagem positiva e amigável é excelente para ações e reações, e também para os negócios. Se você faz o melhor possível para assegurar a satisfação dos visitantes, mesmo depois que estes já se converteram em clientes, assinantes ou seguidores, é mais provável que eles falem bem a seu respeito e se tornem seus embaixadores e de sua causa também.

Avaliações honestas, de pessoas reais que interagiram com seu site, são extremamente eficientes para o marketing. Em outras palavras, investir em relacionamentos com atuais clientes é um investimento para futuras conversões.

Depois de ter feito de tudo para que seus visitantes virassem seus embaixadores, você pode mostrar os seus depoimentos diretamente em seu site. Use estes aplicativos de depoimentos para exibir avaliações de usuários que deram testemunhos sobre seus pontos fortes e suas vantagens.

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