No último post vimos sobre como criar um panfleto atrativo. Dessa vez, falaremos sobre o Youtube Ads e a criação de anúncios patrocinados no site de vídeos mais acessado do mundo.

Que abordagens em vídeo são ótimas estratégias de divulgação, nós já sabemos. Contudo, no início do canal é comum você encontrar uma certa dificuldade para divulgar seus vídeos, afinal você ainda não tem um público cativo.

banner ebook

Mas o que muita gente não sabe, é que existem ferramentas para impulsionar vídeos, como o Youtube Ads. Você vai ver como o anúncio em vídeo pode se tornar uma ferramenta poderosa nas ações de marketing digital.

Continue lendo e você verá:

  • Por que anunciar no Youtube Ads?
  • Mas o que o Google Adwords tem a ver com Youtube?
  • Vale a pena investir no Youtube?
  • Passos para iniciar no Youtube Marketing
  • Criando uma campanha no Youtube Ads
  • É hora de começar a anunciar com o Youtube Ads




Por que anunciar no Youtube Ads?

O Youtube é o site de vídeos mais popular do mundo que tem alcançado mais de 1 bilhão de visitas únicas todos os meses. Desde que o Google comprou o Youtube em 2006 muitas oportunidades de publicidade foram surgindo aos longos dos anos dentro dessa rede social de vídeos, e com tanta visita assim é óbvio que é um ótimo lugar para se anunciar e conseguir atrair mais clientes para os anunciantes.

Antes de começar a falar das oportunidades de conquistar novos clientes dentro do Youtube, preparamos algumas curiosidades interessantes retiradas de uma apresentação da Google, isso servirá apenas para você saber a foça desse website de vídeos:

  • 100 horas de vídeo são carregadas por minuto no Youtube
  • Mais de 1 bilhão de usuários acessam o Youtube todos os meses
  • Mais de 6 bilhões de horas de vídeo são assistidas a cada mês no Youtube
  • Em 2011, o Youtube teve mais de 1 trilhão de visualizações: quase 140 visualizações para cada pessoa da terra
  • O Youtube para celular recebe mais de 1 bilhão de visualizacões por dia, e o trafégo a partir de dispositivos móveis já somam 25% do total

Mas o que o Google Adwords tem a ver com Youtube?

O Google Adwords será a ferramenta que você usará para promover seus vídeos no Youtube, veja abaixo onde seus anúncios aparecerão:

Antes dos vídeos: Quando um usuário clica para assistir um vídeo ele verá o seu automaticamente antes de assistir o que ele realmente queria, ele tem 5 segundos para decidir se quer pular ou continuar assistindo seu vídeo promocional, caso ele pule o anúncio, o Google não cobrará essa visualização. (O Google cobra apenas se o usuário ultrapassar 30 segundos

Youtube Ads Anuncio Antes Do Video

Ao lado dos vídeos: Há outros vídeos recomendados no lado direito enquanto você assiste um vídeo no Youtube, e é possível posicionar o seu anúncio em primeiro lugar baseado no que o usuário está assistindo.

Youtube Ads Anuncio Ao Lado

Nos resultados de busca: Escolha as palavras-chave e apareça na primeira posição quando um usuário pesquisar algo relacionado ao seu negócio.

Youtube Ads Anuncio Pesquisa

Vale a pena investir no Youtube?

A resposta é sim, porém assim como toda campanha de publicidade você precisa planejar e criar tudo conforme o Google recomenda para então atingir o resultado esperado. Veja abaixo 5 motivos de por que os anúncios do Youtube funcionam:

  1. Pague apenas se o usuário assistir o vídeo: Ao investir no Youtube, você terá certeza do retorno (mesmo que seja pouco), pois você pagará apenas se o usuário realmente assistir o seu vídeo. A forma de cobrança é por CPV (custo por visualização), ou seja, caso o usuário clique para assistir o seu vídeo e sai rapidamente (antes dos 30 seg.), você não pagará (em anúncios In-Stream Trueview) ou pagará se o usuário clicar na miniatura para assistir o seu vídeo (em anúncios de pesquisa, recomendado etc.)
  2. Alcance seu público-alvo: Defina o seu público-alvo e divulgue seu vídeo apenas para eles, veja como você pode segmentar seu vídeo no Youtube: Faixa etária, sexo, local (País, estado, cidade), idioma, assuntos, interesses do usuário (baseado em seu histórico).
  3. Apareça em todos os aparelhos (Computadores, tabletes e celulares): Um dos fatores que acho muito interessante é o fato de você atingir o seu público independente de qual aparelho ele esteja usando, isso é fantástico para ter um alcance ainda maior.
  4. Monitore o resultado: Acompanhe quase que em tempo real as visualizações e todas as informações de segmentação de usuários, saiba exatamente o perfil dos usuários que estão assistindo o seu vídeo.
  5. Consiga mais inscritos: Conforme o nível de interesse em seu vídeo, muitos usuários acabam se inscrevendo no seu canal do Youtube, e dessa forma eles receberão qualquer atualização do seu canal (inclusive quando você postar novos vídeos).
    Após verificar todas essas vantagens não há como negar que o Youtube é uma ferramenta poderosa para divulgação do seu produto/serviço, então é hora de colocar tudo em prática e conquistar ainda mais clientes para o seu negócio.

Passos para iniciar no Youtube Marketing

Passo 01 – Defina um objetivo

Antes de criar qualquer campanha de vídeos na internet você precisa planejar, traçar um objetivo, monitorar as campanhas e ver se o resultado final foi atingido. E antes de começar, tenha respostas claras para essas 3 simples perguntas:

  • Qual o objetivo do vídeo? Branding? Vendas? Leads?
  • Qual é a ação que eu quero que o usuário faça após assistir o vídeo?
  • Quem é meu público-alvo?

Dicas:

  • Invista apenas no seu público-alvo
  • No início da descrição do vídeo coloque o link externo onde você queira direcionar o usuário

Passo 02 – Faça o vídeo

Duas perguntas devem ter respostas claras antes de você criar o vídeo:

  • O que farei para tornar o vídeo interessante?
  • Qual mensagem eu quero passar?

Dicas:

  • Crie um roteiro e seja criativo (Leia o artigo para lhe ensinar a criar anúncios persuasivos)
  • Evite longas introduções, vá direto ao ponto.
  • No final do vídeo fale a ação que o usuário deve fazer. (Ex.: Clique no link abaixo, entre no site…)
  • Seja objetivo, faça vídeos menores. Caso queira fazer um vídeo longo (acima de 2 minutos) por exemplo, crie um bom roteiro para que o usuário assista até o final.

Passo 03 – Promova o vídeo

Você pode definir onde o seu vídeo vai aparecer no Youtube:

Rede de pesquisa do YouTube: inclui resultados para consultas de pesquisas e apenas permite apresentar anúncios de vídeo TrueView em Display. Aplicam-se todas as definições de segmentação, exceto para posicionamentos.

banner orcamento

Rede de vídeos do YouTube (ou seja, canais e vídeos do YouTube, ou vídeos incorporados): pode publicar formatos de anúncio TrueView em display e em sequência. Pode definir posicionamentos eoutras definições de segmentação.

Rede de Display da Google: (GDN) é uma coleção de Websites que têm parcerias com a Google, o YouTube e outras propriedades específicas da Google com unidades de anúncios nas respetivas páginas. A GDN pode apresentar todos os tipos de formatos de anúncio TrueView (no display e em sequência).

Criando uma campanha no Youtube Ads

01. Conta no Google Adwords

Crie sua conta no Google Adwords. Se você já possui uma conta, vá em Google Adwords Vídeo e crie uma nova campanha de vídeo.

02. Conecte sua conta Adwords com o Youtube

Vá no menu de navegação de sua conta Adwords e clique em “conectar conta de Youtube”

03. Configurações gerais

Escolha suas configurações e defina seu orçamento diário. Você pode começar com um investimento menor e ir aumentando gradativamente conforme os resultados.

Os custos por visualizações geralmente são de R$ 0,15 a R$ 0,40. Você não pagará ao Google ao menos que o usuário assista o vídeo por 30 segundos ou mais.

04. Configure o local onde você quer aparecer

Você pode escolher país, estado, cidade, CEP etc. onde seus anúncios deverão aparecer, quanto mais específico você for, maior será a qualidade de sua audiência.

05. Carregue o seu vídeo

Coloque o seu vídeo no Youtube.

Anunciar No Youtube Ads

06. Configurações avançadas

Lembre-se que você pode decidir o horário em que seu anúncio de vídeo pode aparecer, por exemplo, você pode deixar inativo seu anúncio na madrugada.

07. Escolha o aparelho (Computador, tablet e celular)

Você pode divulgar apenas para um aparelho específico, por exemplo, se seu site talvez não é compatível com smartphone você pode escolher para que os anúncios não aparecem para ele.

08. Selecione idade, gênero, interesses e mais

Defina seu público-alvo e invista nele. Quanto mais específico você for, melhor será sua audiência, então tenha uma atenção nessa parte para alcançar um resultado final melhor.

09. Escolha as palavras chave

No Youtube também existe uma Rede de Pesquisa para vídeos assim como a Rede de Pesquisa do Google, e as palavras são muito importantes para que seus possíveis clientes te encontrem. Recomendo que você vá em ferramentas de palavras chave e encontre variações de palavras que você quer aparecer.

Comece com palavras focadas e vai adicionando mais conforme os resultados.

É hora de começar a anunciar com o Youtube Ads

Agora é hora de colocar a “mão na massa” e fazer acontecer, o Youtube é um meio de comunicação fantástico que trará resultados inacreditáveis para o seu negócio.

Para a criação de vídeos e anúncios no Youtube Ads, contrate a Suprema Propaganda, a mais completa e acessível agência de Itajaí / SC e região. Solicite um orçamento sem compromisso clicando aqui!

Leia nossa matéria sobre como criar um canal no Youtube

Se gostou do artigo, curta, compartilhe e envie para os amigos! Aproveite para deixar suas dúvidas e comentários aqui!

Abrir bate-papo
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem? Como podemos te ajudar?