Na matéria anterior abordamos 4 pilares de uma loja virtual de sucesso, nesta semana, mostraremos qual a importância da gestão de redes sócias para sua empresa.

Introdução

Estar no lugar certo e na hora exata. É o que você consegue quando faz uma boa gestão de redes sociais.

Publicar sem pensar no gerenciamento das mídias sociais é um erro que pode te custar tempo e dinheiro.

É como quando você vai a um restaurante novo.

Para saber se é o local perfeito para você, se a música é agradável, se o ambiente tem a ver com seu estilo ou se a comida é para seu paladar, você precisa pesquisar primeiro.

Buscar referências daquele lugar, ver que tipo de pessoa frequenta, qual é a proposta de lá. Para ver se tudo se alinha com suas expectativas.

Um jeito de fazer isso é pesquisando o nome do restaurante no Google para ver o que as pessoas falam sobre ele, por exemplo.

O fato é que, se você não faz essa preparação antes de ir, pode cair em uma cilada. Pode perder seu tempo e dinheiro em um restaurante que não tem nada a ver com sua expectativa.

É só prejuízo.

A mesma coisa acontece com as redes sociais do seu negócio. Se você entrar de cabeça sem saber para onde está indo, pode se decepcionar com o destino.

Às vezes você quer acelerar o processo.

Está ansioso para se fazer presente e conversar com sua audiência o mais rápido possível.

O problema é partir para o abraço sem fazer a gestão de redes sociais e distribuir conteúdo em canais nos quais o seu público não está.

E ainda usando uma linguagem com a qual ele não se identifica. Aí você nunca vai atingir as pessoas certas.

Você precisa definir quais ações serão executadas, onde e por qual razão.

Porque a gestão de redes sociais pode ser decisiva para aumentar seu alcance e influenciar as conversões, sempre tão desejadas.

Nas próximas linhas, você vai ver o que é gerenciamento de redes sociais e sua importância.

Também vou te mostrar em 5 passos simples como aplicar no seu negócio para estar sempre no lugar certo e na hora exata para sua audiência.

Antes, você precisa entender qual o papel das redes sociais.

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Porque Cuidar Da Rede Social Da Sua Empresa

O que são redes sociais?

Redes sociais são plataformas online que reúnem pessoas para conversar, compartilhar ideias e interesses ou fazer novos amigos.

Embora uma rede não tenha a sua existência limitada à tecnologia, é inevitável vincular uma coisa à outra, especialmente com relação à internet.

Antes dela, grupos que compartilhavam os mesmos interesses e ideais só podiam se reunir pessoalmente através de uma organização local ou em um evento.

A internet, então, mudou a forma como as pessoas que pensam da mesma maneira podem se conectar.

E isso se deu principalmente após os smartphones e seus aplicativos, que tornaram tudo facilitado e ainda mais acessível.

Nesse contexto, surgiram as redes sociais.

O Six Degrees é considerada a primeira rede social em que as pessoas podiam criar um perfil e interagir com outros usuários, lançado em 1997.

Mas foi com a criação do MySpace, em 2003, e com o Facebook, em 2004, que as redes sociais se tornaram mainstream.

Com o passar do tempo, as empresas começaram a ver o valor de interagir socialmente com seu público-alvo online e começaram a usar as redes sociais para expandir seu alcance, se relacionar com a audiência e fortalecer as suas ações de marketing.

O que é gerenciamento de redes sociais?

O gerenciamento de redes sociais diz respeito a um conjunto de ações para otimizar o uso desses canais, indo além de simplesmente fazer publicações no seu mural ou fanpage.

É um processo que contempla desde o planejamento das postagens, passa pela produção do conteúdo e se conclui com o monitoramento dos resultados.

Logicamente, com a popularização e o uso crescente das redes sociais, surgiu a necessidade de gerir a presença online nessas plataformas.

A gestão de redes sociais, inclusive, começa antes de a publicação ir parar no feed de notícias do usuário.

É preciso haver a definição de um posicionamento e de um bom planejamento, com foco naquilo que seu público deseja consumir como conteúdo, na linguagem por ele utilizada.

Tudo é feito de forma a evitar que a reputação da empresa seja impactada negativamente, o que é um risco sempre presente nesses canais.

Além disso, após a publicação ir ao ar, é preciso mensurar os resultados.

Para tanto, o uso de métricas contribui para uma avaliação adequada, que sirva de embasamento para tomar decisões mais assertivas.

Como as redes sociais são uma extensão do seu negócio, nada mais justo do que ter um ou mais profissionais especializados na gestão das mídias sociais para garantir resultados positivos.

À primeira vista, pode parecer um custo fora do seu orçamento, mas não se engane.

Conforme entende a importância da gestão das redes sociais, você percebe a necessidade de realizar esse investimento.

Por que é importante fazer uma boa gestão de redes sociais?

As redes sociais se tornaram um dos principais canais de comunicação entre as empresas e sua audiência.

Desse modo, fica evidente a importância de uma boa gestão de redes sociais para evitar ruídos na comunicação e se aproximar da audiência.

Além de manter o diálogo como uma via de mão-dupla e criar empatia, as redes sociais servem como uma vitrine para seus produtos ou serviços, permitindo que o público conheça melhor a empresa e o que ela oferece.

Vale lembrar que usá-las apenas para expor seus produtos pode se tornar cansativo e afugentar seus seguidores.

Isso seria o efeito contrário aos seus objetivos.

O ideal é que você utilize esse espaço mais para divulgar conteúdo de qualidade produzido pela sua empresa, engajar com seu público e se firmar como uma autoridade no assunto.

Prefira essa estratégia em vez de inundar o feed com ofertas diretas.

Outro ponto importante é que uma presença ativa nas redes sociais gera credibilidade.

Também facilita que aquelas pessoas que nem ouviram falar de você ainda encontrem seu negócio.

Assim, pode ser uma ótima forma de capturar leads e levar mais pessoas a ingressar no seu funil de vendas.

Resumindo, a gestão das redes sociais organiza todos os seus canais e deixa você preparado para atender a demanda do público de acordo com as peculiaridades de cada uma dessas plataformas.

Em quais redes sociais é bom eu estar presente?

Embora existam muitas redes sociais no mercado, as mais comuns usadas pelas empresas são:

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTuber
  • LinkedIn
  • Pinterest
  • Instagram

Agora, você pode estar se perguntando: em quais dessas redes sociais eu preciso estar presente?

Talvez em todas, talvez em nenhuma ou mesmo em outras que não relacionamos.

Não existe uma receita única, ou uma quantidade exata de redes sociais nas quais você deve investir.

Então, como alcançar a definição certa para o seu negócio?

Como primeiro passo, o ideal é identificar em quais delas seu público está presente.

A partir de então, escolher em quais deve marcar presença.

Como consequência, começar a planejar a melhor estratégia para alcançar seu público, levando em consideração as características de cada uma.

Por exemplo, enquanto o Instagram e Pinterest são redes sociais mais visuais e informais, o LinkedIn é voltado para contatos profissionais.

Como dá para ver, são objetivos completamente diferentes.

Talvez você tenha dificuldade em obter os melhores resultados de início, mas não se deixe abalar por erros e a necessidade de ajustar a estratégia.

Teste e analise quais plataformas estão trazendo mais retorno e quais podem ser interrompidas.

Conte com métricas para isso.

Afinal, o que não pode ser medido não pode ser gerenciado.

Como fazer gestão de redes sociais

Agora que você sabe a importância dessas plataformas e que seu público pode estar presente em várias delas ao mesmo tempo, é hora de entender como fazer gestão de redes sociais na prática.

Pensando nisso, selecionamos alguns passos essenciais, do planejamento até a execução.

Vamos lá?

Tenha uma estratégia

Desenvolver uma estratégia é parte muito importante para garantir que cada uma de suas campanhas esteja ajudando você a se aproximar de suas metas de marketing.

Depois de decidir quais redes sociais você planeja usar, é necessário considerar com que frequência planeja postar e que tipos de conteúdo você publicará.

Você pode começar a desenvolver sua estratégia se perguntando:

  • Que tipo de conteúdo seus seguidores gostam mais?
  • Você planeja entrar em contato com fãs e seguidores e começar uma conversa?
  • Com que frequência você responderá a perguntas e avaliações postadas em sua página?
  • Você pretende usar concursos e sorteios para envolver seu público?

Essas e outras perguntas devem ser respondidas em algum momento da elaboração da sua estratégia de redes sociais.

Produza conteúdo relevante

Esse aspecto do gerenciamento das redes sociais exige que você tenha uma compreensão profunda das plataformas e do seu público.

Isso significa não apenas criar conteúdo, mas também desenvolvê-lo de forma criativa através de imagens ou vídeos.

Além de saber quais são as melhores práticas para explorar o potencial de cada rede social, você também precisa saber que tipo de conteúdo e tópicos mais atraem seu público-alvo.

Quer exemplos?

Você pode usar o Facebook para divulgar o link para os posts do seu blog, informações sobre seu negócio ou fazer anúncios para seus produtos.

Já o Instagram e o YouTube, que são redes sociais mais visuais, você pode usar para mostrar mais do dia a dia da sua empresa.

Faça isso com o Instagram Stories, por exemplo, ou através de vídeos instrutivos e que mostram seu produto na prática com um canal no YouTube.

O importante é se certificar que esse conteúdo seja relevante e agregue valor para seus seguidores.

Do contrário, qualquer estratégia já nasce fadada ao fracasso.

Seja consistente

Você não conseguirá os resultados desejados com suas redes sociais se postar algo hoje e só voltar a publicar daqui a 15 dias.

É preciso ter consistência e frequência nas suas publicações.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, inteligentes e em busca de informações relevantes e que resolvam seus problemas.

Dessa forma, nada mais justo do que produzir e oferecer sempre conteúdo de qualidade.

Isso não significa criar conteúdo novo todos os dias, mas sim manter uma frequência de publicação que demonstre que você se importa com as necessidades do cliente e está procurando resolvê-las.

Criar um calendário editorial pode ser uma boa maneira de manter as publicações organizadas e tirar o máximo proveito da sua estratégia.

Agende suas publicações

Escolher o melhor horário para mais de 10 posts por dia pode ser cansativo, não concorda?

Se você lida com um alto fluxo de postagens diariamente, é preciso investir em uma ferramenta de planejamento de mídia social para programar o conteúdo com antecedência e não perder nenhum post.

Além da economia de tempo, é claro, a capacidade de programar automaticamente as postagens é uma das vantagens dessas ferramentas.

Isso é especialmente válido quando sua conta tiver maior probabilidade de ter um alto engajamento.

Mas a verifique algumas vezes ao longo do dia para responder a qualquer feedback do seu público em um curto prazo de tempo.

Graças aos apps no seu celular, você pode fazer isso onde quer que esteja.

Mensure seus resultados

Como saber quantas pessoas estão vendo suas postagens e interagindo se você não olhar para os números?!

Como qualquer outro tipo de estratégia de marketing digital, é preciso acompanhar e avaliar os resultados de suas campanhas de mídias sociais ao longo do tempo.

Essa é a única maneira de saber se elas estão ajudando você a atingir suas metas de marketing.

Além disso, é assim que você determinará seu ROI (Retorno sobre o Investimento) e decidirá se está usando seus recursos da melhor maneira.

Acompanhar seu desempenho também ajuda a identificar áreas de melhoria.

Isso permite que você melhore os resultados no curto e longo prazo.

Quais as melhores ferramentas para isso?

Como mencionamos acima, as redes sociais são uma das melhores maneiras de sua empresa se destacar no mercado e alcançar um público mais amplo.

No entanto, podem ser um desafio se você não tiver o conhecimento ou as ferramentas adequadas para fazer uma poderosa gestão.

Seja para divulgar conteúdo, para encontrar a melhor maneira de interagir com seu público online ou para criar um cronograma abrangente de postagens, ter as ferramentas corretas de gestão de redes sociais é crucial para seu sucesso.

Mas, afinal, quais as melhores ferramentas?

Dentre as inúmeras opções disponíveis no mercado, selecionamos algumas dessas ferramentas e explicamos abaixo como elas podem ajudá-lo a aproveitar ao máximo a sua presença social.

HootSuite

No HootSuite, é fácil adicionar contas, agendar facilmente as postagens em todas as principais plataformas e adicionar gerenciadores de contas com facilidade.

Além disso, possui uma plataforma de treinamento que ensina não apenas a usar as ferramentas, mas também como pensar em marketing social como um todo.

Hubspot

Na plataforma do Hobspot, você pode não apenas monitorar e publicar, mas também obter dados de relatório de desempenho.

Isso significa que você não está apenas vendo quais canais geram mais engajamento, mas também pode rastrear mais abaixo no funil para ver quais postagens e canais geram leads e vendas reais.

RD Station

Seguindo a mesma linha do Hubspot, o RD Station reúne várias ferramentas essenciais para sua empresa fazer a gestão de redes sociais de forma efetiva.

Além disso, ele permite saber como cada cliente interage com sua empresa e possibilita a entrega da ação certa no momento certo.

Buffer

Permite agendar e gerenciar postagens em todos os canais mais utilizados, e você pode personalizar individualmente cada postagem para todas as diferentes plataformas em que é postada.

O Buffer também compartilha seu conteúdo nos melhores horários possíveis ao longo do dia e rastreia links para que você possa ver qual conteúdo é mais atrativo.

Excelente, não?

Por fim, vale lembrar que, independentemente da ferramenta que você escolher, o importante é que ela case bem com suas necessidades e seu orçamento.

Como interagir com meu público nas redes sociais?

As redes sociais são uma excelente maneira de interagir e manter seu público engajado com seu conteúdo.

Porém, uma gestão negligente pode pôr em risco a reputação do negócio e criar uma crise.

Quando seus clientes estão satisfeitos, é comum fazerem boas avaliações e comentários positivos em suas plataformas sociais.

Até aí, a interação é fácil e prazerosa.

Mas sabemos que, em qualquer momento, um cliente pode ter uma experiência negativa com seu produto ou serviço – o que não é desejável, mas acontece.

E agora, como interagir com uma avaliação ou comentário negativo?

Primeiro, tenha em mente que simplesmente apagar o comentário ou ignorá-lo não é a solução para esse problema.

Aliás, é o mesmo que pôr mais lenha na fogueira.

Para que você consiga dar uma resposta adequada, é preciso ouvir o cliente e tentar compreender bem o que aconteceu.

Evite dar respostas prontas e genéricas.

Isso pode fazer com que o cliente se sinta desvalorizado.

Ou seja, é preciso pensar cuidadosamente e com responsabilidade para manter sua presença online saudável.

Além disso, para criar um ambiente mais amigável, você pode curtir o que seus clientes postam no perfil da sua empresa e responder comentários quando for cabível.

O objetivo é fazer com eles sintam como se estivessem interagindo com um amigo, e não uma empresa.

O que é o monitoramento de redes sociais?

A interação com seu público também envolve uma parte muito importante nesse processo: o monitoramento de redes sociais.

E como o próprio nome sugere, ele envolve o acompanhamento sobre o que as pessoas estão falando sobre sua empresa nesses canais.

Se você não sabe por onde começar, pode simplesmente fazer uma busca com palavras-chaves relacionadas a seu negócio para tentar encontrar alguma notícia ou publicação sobre a sua empresa.

É interessante ativar o Google Alerts e também investir em uma ferramenta especializada em monitoramento para não deixar passar nada em branco.

O Scup também é um excelente recurso para se manter ligado no que estão falando sobre você nas redes sociais e avaliar se a sua reputação está positiva ou negativa.

Comece a capturar leads hoje mesmo com o Klickpages

O que acha de usar as redes sociais para capturar leads?

Conforme conversa com a audiência nas publicações, não perca a chance de obter seu contato para, depois, promover abordagens mais direcionadas.

Nessa hora, caprichar na landing page aumenta muito a chance de confirmar as conversões desejadas.

E, para isso, o Klickpages é a ferramenta ideal.

São só os três passos básicos para criar a sua:

  • Escolha seu modelo: veja opções de alta conversão comprovada através de testes.
  • Customize a página: edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.
  • Publique: por fim, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Vimos nesta matéria que ter uma presença ativa em todas as principais redes sociais que seu público está presente é uma necessidade para qualquer marca.

Se você deseja se tornar líder de mercado e, ao mesmo tempo, se envolver com seus clientes de diferentes maneiras, cuidar da gestão de redes sociais é uma demanda inadiável.

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