Na última matéria falamos sobre o Google Meu Negócio e como ele é importante para a presença digital da sua empresa. Hoje falaremos sobre a parte inicial de qualquer projeto publicitário, o Briefing.
O desenvolvimento de um projeto inicia-se a partir de uma ideia. Esta, por sua vez, deve estar delimitada por um conjunto de exigências, que alvitram a base da expansão do produto. O Briefing concebe um itinerário de ação para criar a solução que o cliente busca. É a reunião de dados, possibilitando, assim, a compreensão e avaliação dos profissionais sobre o projeto. Nele, especifica-se qual o produto em desenvolvimento, o seu conceito, o destinatário e os recursos produtivos.
Há inúmeros modelos de briefing, porém não existe um exemplar único, cada empresa possui o que melhor se adapta e o peculiar para seu perfil. Alguns elementos são indispensáveis para constituir um bom briefing, como o histórico da empresa, o problema de marketing que ocorre, objetivos, plano de ação, o público-alvo, áreas geográficas de interesses, como prazos e custos. Continue lendo e você verá o porquê de se fazer um Briefing e como fazê-lo.
Sumário
Por que fazer um Briefing?
A construção de um Briefing completo, claro e objetivo resultam no êxito do produto, isso ocorre, pois, o mesmo, é o documento de amparo para a análise das fases de crescimento e do protótipo final. Através dele, verifica-se os quesitos sugeridos e compara-los com os resultados obtidos.
O Briefing pode ser sobreposto em diversas etapas do projeto. No início, ele pode ser utilizado para a elaboração de um orçamento com a agência de publicidade e uma análise prévia de viabilidade (Briefing Preliminar).
No decorrer do projeto, faz-se necessário o aprofundamento na tese relativa a empresas, ao mercado, à tecnologia e metodologia de trabalho. É importante, também, que os profissionais se envolvam com todos os relacionados, direta ou indiretamente, com o projeto, para determinar as delimitações, destacar os objetivos e criar relações de trabalho. Nessa fase, a agência deve adotar uma personalidade investigativa, crítica e curiosa, procurando extrair do cliente as necessidades, os valores e outras informações que contribuem para atingir as expectativas da empresa (Briefing Complementar).
Como fazer um Briefing?
Não há regras determinadas para redigir um Briefing. O importante é tratá-lo como uma declaração, estando ciente de que o cliente e a equipe do projeto estão de acordo com o conteúdo. Com ele, evita-se a perda de informações, além de retificar possíveis desvios no produto.
Separamos algumas informações indispensáveis em um briefing, confira abaixo:
Objetivos com a marca
Aqui o cliente responderá de forma sucinta quais os objetivos da marca com aquele projeto. Pode parecer uma pergunta simples, mas deve estar claro tanto para o empreendedor quanto para a agência de publicidade. O que eu desejo alcançar com esse projeto? Quais os objetivos? Responder essas perguntas faz com que haja um sentido mais claro e definido.
Público-Alvo
Estude e defina o público-alvo. E essa dica é importante para qualquer setor de uma empresa. Todo empreendimento que deseja alcançar o sucesso deve ter bem esta definição. Ter em mente qual público o projeto se destina torna mais fácil e eficaz a produção dele.
Conceitos da empresa
Missão, visão e valores. É preciso entender o segmento da empresa, estar informado com relação aos conceitos e valores do negócio. Isso o ajudará a criar algo que realmente transmita a mensagem que se quer passar.
Mídias de veiculação da marca
Sabendo em qual mídia sua peça será veiculada, a agência de publicidade e propaganda adaptará as produções de acordo com o veículo. Impresso ou digital? Os dois? O cliente deve estar atento para informar esses detalhes, que, ao final, podem gerar significativa diferença e evitar retrabalhos desnecessários.
Referências
As referências são importantes para segmentar e dar conceito ao projeto. Com esse apontamento, o material tende a ser mais valioso e mais eficaz nos seus objetivos. Antes de iniciar, o cliente e a agência devem pesquisar e separar as referências que irão utilizar, pois elas darão o Norte. O cliente pode espelhar-se em marcas e projetos de sucesso e que tenham segmento similar ao dele, mas lembrar-se que o projeto não deve e não será uma cópia. A referência é apenas um item de inspiração e estudo para a agência. Originalidade é um ponto importante.
Restrições
Ninguém melhor do que o cliente conhece o negócio. Por isso é importante que a empresa destaque para a agência o que não pode constar no seu material de forma alguma, seja algo que remeta ao seu concorrente, ou por gostos pessoais, entre outros.
Essas são apenas algumas das perguntas que devem estar explicadas no briefing. Vale lembrar que cada projeto é único e conta com suas peculiaridades. Isto é, todo material terá um briefing diferente.
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Quais itens que não podem faltar no briefing? Deixe seu comentário!