Anteriormente falamos sobre o domínio de um site. Agora, veremos a segunda parte da matéria sobre como melhorar o SEO (Posicionamento) dos seus vídeos na web.

Leia a primeira parte da matéria clicando aqui

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Você já deve ter ouvido falar no quanto vídeos são promissores para resultados em empresas atualmente, mas como ter certeza se haverá um bom retorno? Todos querem sair da multidão e correr na frente, mas será que o seu vídeo será visto, ao invés do da concorrência? Calma, é comum ter dúvidas nessa hora e mesmo produtoras de vídeo muitas vezes não sabem as respostas. Pensando nisso, nós fizemos este guia completo sobre Vídeo SEO, que é a garantia de que seu vídeo terá a chance de ser encontrado na internet, proporcionando os resultados desejados.

Se você chegou agora, é recomendável ler antes a parte 01 deste material sobre como melhorar o SEO dos seus vídeos, para entender os conceitos e as recomendações iniciais. É interessante lembrar que bons resultados com vídeos são fruto de uma série de condições em cadeia, como visibilidade, chance de cliques ou tempo de permanência, e assim, por ser um resultado em cadeia, pode ser multiplicado a cada etapa… ou anulado. Daí a importância de cada detalhe para correr na frente da multidão.

Agora, na parte 2, vamos abordar mais alguns desses itens. Atenção, estamos abrindo a nossa caixa preta cheia de segredos, então prenda a respiração e confira abaixo!

Continue lendo e você verá:

  • Bons títulos são imprescindíveis para o posicionamento dos seus vídeos
  • Use sabiamente a imagem de abertura
  • Dicas para a descrição do YouTube
  • Divulgue o vídeo nas redes sociais
  • Use YouTube Ads para alavancar no início
  • Inserindo o vídeo no seu site
  • Use e-mail marketing para divulgar o vídeo
  • Facilite as interações para o usuário




Bons títulos são imprescindíveis para o posicionamento dos seus vídeos

O título do vídeo no YouTube é a promessa básica do que será efetivamente entregue, sendo muito importante para capturar a atenção do usuário. Por esse motivo é algo que os buscadores levam muito a sério para posicionar o vídeo ou a página que usa o vídeo para um determinado termo de busca. Este campo deve resumir o que há de valor no vídeo, contendo a palavra-chave mais relevante do roteiro. Ao mesmo tempo, precisa ser atrativo para os usuários.

Cuidado, criar temas artificiais e cheios de keywords costumam soar como SPAM ou propaganda enganosa. Não tente também enganar os mecanismos de busca com um título que não representa o seu vídeo, pois eles são bem mais espertos do que as pessoas em geral imaginam.

Uma informação importante: o YouTube aceita títulos de até 100 caracteres, mas o resultado da busca no Google mostra até 64. Assim, seja fiel ao assunto do vídeo, atraia a atenção de forma criativa e em poucas palavras.

Use sabiamente a imagem de abertura

A imagem de abertura é aquela que aparece antes de apertar “play” no vídeo, e também é usada na miniatura outhumbnail. Ao lado do título, este é o cartão de visitas do vídeo, cumprindo papel fundamental para atrair visualizações. A imagem é usada como porta de entrada no YouTube, nas ocorrências nos mecanismos de busca, nas redes sociais e outros.

É difícil apontar uma regra sobre este ponto, pois a escolha de uma imagem é algo subjetivo e poderíamos escrever um livro inteiro apenas sobre este tópico. Mas não se esqueça de escolher algo que vá atrair pessoas de fato interessadas no que você vai oferecer. Assim como no título, é importante ser atrativo, mas atraindo as pessoas certas.

Pense que o público para o qual o vídeo foi feito é que, ao clicar, vai assisti-lo do início ao fim e interagir, o que conta muito para ranqueamento.

Dicas para a descrição do YouTube

É raro encontrar vídeos que possuem uma descrição completa e tags realmente relevantes. O que é um erro grave. Explicar com detalhes qual é a proposta do vídeo, inserir as principais ideias abordadas e dizer por que ele é importante para o usuário aumenta significativamente as chances de visualização e interação. A descrição ainda aparece nos compartilhamentos em redes sociais ou em resultados de busca, essenciais para o posicionamento dos vídeos.

Além disso, a descrição é uma oportunidade para indicar outras páginas com conteúdo complementar ou ofertas relevantes, para transformar um curioso em seguidor ou potencial cliente.

Divulgue o vídeo nas redes sociais

Para um bom vídeo SEO, é bastante interessante divulgar seus vídeos nas redes sociais, como no Facebook, Twitter e outros. Há vários estudos que mostram que redes sociais e vídeos foram feitos uns para os outros, pois pessoas compartilham o que gostam e pessoas gostam de vídeos – simples assim. Então estamos falando de conteúdo sendo divulgado gratuitamente em círculos aos quais você não teria acesso e chegando com a indicação de alguém. O potencial é grande para visualizações, ranqueamento e novos negócios.

Divulgar Video Marketing

Ao divulgar um vídeo você deve colocar na balança se irá concentrar esforços no endereço do YouTube ou da página do seu site em que usou o vídeo. Por um lado, o YouTube premia mais visualizações que acontecem em sua própria plataforma, aumentando os resultados do vídeo em si. Na outra mão, ao divulgar o endereço do seu site, irá ranqueá-lo de forma direta. Essa é uma decisão que não tem uma única resposta correta e deve estar de acordo com a sua estratégia de vídeo marketing.

Use YouTube Ads para alavancar no início

Apesar de não contar exatamente como vídeo SEO, o Youtube Ads pode ajudar o vídeo a passar pela prova social das visualizações, que é aquele momento em que o usuário analisa a relevância do conteúdo baseado no número de visualizações que já teve.

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Para anunciar você deve integrar a conta do YouTube a uma do Google Adwords.

Inserindo o vídeo no seu site

Sempre poste o vídeo no seu website, seja na home ou em uma postagem do blog, e nesta página insira também o texto do roteiro do vídeo, talvez com algumas adaptações para ser lido pelo usuário ou um texto equivalente. Dessa forma você facilita para pessoas e também mecanismos de busca a “lerem” o vídeo e aumenta o tempo de permanência na página.

Esta ação irá beneficiar a posição da página, por ter vídeo, e também a do próprio vídeo, por ter sido citado por uma página relacionada ao tema, no caso, a sua.

Se for usar o vídeo no seu blog, coloque no título da postagem algo que inclua a palavra “vídeo”, pois esta palavra é mágica e por si só irá aumentar a chance de a pessoa clicar. Além disso, certifique-se de que seu website é capaz de informar ao Google que aquela é uma página de vídeo, pois assim irá aparecer nas buscas com a miniatura de vídeo e tende a ter muito mais cliques. Se você usa WordPress, há alguns plug-ins que ajudam a fazer isso.

Use e-mail marketing para divulgar o vídeo

Um bom Vídeo SEO, no frigir dos ovos, está relacionado a pessoas assistindo a um vídeo até o fim e interagindo, seja curtindo, compartilhando ou comentando. Dessa maneira, se você possui uma lista de contatos que te acompanha, não deixe de fazer uma mensagem especial com o vídeo, pois essas pessoas, é claro, terão boas chances de gostar do material e interagir, evidenciando aos mecanismos de busca qual é o tipo de usuário que gosta do seu material.

No corpo do e-mail, use a imagem de abertura com um símbolo de “play” no centro dela, simulando um player. Pessoas adoram vídeos e tendem a clicar na tecla “play”. Como não é possível que o vídeo comece no próprio e-mail, você direciona os cliques para uma página com o vídeo, de preferência em autoplay. Mais uma vez, terá que escolher entre direcionar para o endereço do YouTube ou da página em que usou o vídeo.

Assim como no blog, não se esqueça de incluir a palavra mágica “vídeo” no título do e-mail para alavancar os cliques.

Facilite as interações para o usuário

Chame a audiência para ação ao longo do vídeo e deixe botões e links para realizar essas ações. Pode ser desde pedir para curtir e seguir o canal, assinar a Newsleter ou fazer um pedido de orçamento. Esses caminhos precisam ser coerentes com o objetivo da estratégia de vídeo marketing e devem estar presentes em todos os lugares que forem adequados, como na descrição do vídeo, no texto do blog, em botões no vídeo do YouTube, nas redes sociais e por aí vai. Interações são muito importantes para um bom ranqueamento.

Como você pôde perceber, para um bom posicionamento dos vídeos há vários itens que merecem toda atenção, e se apenas um deles for feito de maneira inadequada pode comprometer todo o processo. Já quando vídeo marketing é feito da maneira correta, o céu é o limite!

É claro que não esgotamos este assunto fértil e lembre-se de que tópicos como este mudam rapidamente. Por isso sempre conte com um time especializado e se mantenha informado para garantir resultados máximos.

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