Na última matéria vimos algumas dicas de venda online e offline. Nesse post veremos mais sobre o mais novo queridinho das redes sociais, o Snapchat.
Contrariando o conceito de que tudo que é postado na internet ficará para a eternidade, o Snapchat tem conquistado milhões de fãs ao redor do mundo, tornando-se uma das redes sociais com maior número de usuários ativos. De acordo com o site adweek, mais de 200 milhões de pessoas utilizam o app pelo menos uma vez ao mês, e 100 milhões fazem uso da rede diariamente. O Snapchat também é um dos apps mais amados por seus usuários, contabilizando mais de 400 milhões de snaps enviados por dia.
Continue lendo e você verá:
- O Snapchat é um sucesso entre os millennials
- Muito mais que imagens temporárias
- Central de Conteúdo
- Storytelling com fotos
- Como as marcas entram na brincadeira
- Marcas que já estão utilizando o Snapchat
Sumário
O Snapchat é um sucesso entre os millennials
Uma recente pesquisa da Comscore mostrou que o Snapchat já é a terceira rede social mais acessada entre os Millennials (quem possui entre 18 e 34 anos). Com 32% de envolvimento entre os jovens, o aplicativo fica atrás somente do Facebook, com 75,6% e do Instagram, com 43,1%. Os números mostram que o Snapchat já é mais popular que o Pinterest, Google+, Tumblr e até mesmo o Twitter.
Esses números impressionam ainda mais quando se trata dos Young Millennials. O aplicativo já é utilizado por mais de 50% desse público, que possui entre 16 e 24 anos. Em 2013, essa participação era de apenas 30%, ou seja, em pouco mais de um ano, o app dobrou sua popularidade entre os mais jovens. Porém, o Snapchat ainda não “pegou” entre os usuários com mais de 35 anos.
Muito mais que imagens temporárias
O Snapchat é um aplicativo de compartilhamento de fotos, mensagens de texto e vídeos curtos. Porém, ele possui uma funcionalidade que é seu grande diferencial: todo conteúdo enviado se autodestrói após o recebimento. Ao enviar o snap (mensagem/foto/vídeo), o remetente determina um tempo limite de 1 a 10 segundos para que a mensagem possa ser visualizada no outro dispositivo.
Privacidade
Como tudo que é enviado pelo aplicativo desaparece em segundos, o Snapchat concede aos usuários maior segurança na troca de mensagens, pois não há como salvar a imagem recebida. Outro ponto bacana é que o aplicativo avisa ao remetente quando alguém tira uma print screen da tela com seu snap.
Central de Conteúdo
Além dos snaps, o aplicativo possui outras duas formas de consumir conteúdo: Stories e Discovery.
Stories
Diferente dos Snaps, essa funcionalidade permite que o conteúdo compartilhado fique disponível para os usuários por 24 horas. Também é possível agrupar todas as mensagens relacionadas a um mesmo tema, o que funciona de forma parecida com as hashtags do Twitter.
Discovery
Funcionalidade que transforma o Snapchat em uma central de mídia, permitindo que grandes canais, como CNN, ESPN e MTV, disponibilizem conteúdo através do app. O Discovery se baseia em pequenos vídeos de três segundos veiculados por esses canais como chamada para o conteúdo.
Para ler os artigos, basta o usuário deslizar a tela para cima. O conteúdo possui formato que se adequa perfeitamente à tela dos smartphones, com imagens em tela cheia e anúncios que não agridem e retiram a atenção do usuário.
Storytelling com fotos
Evan Spiegel, CEO do Snapchat, explicou que o app possui uma característica disruptiva em relação a forma como nos relacionamos com a fotografia, que antes tinha como função primordial registrar momentos importantes. Com os smartphones, passou a ser possível tirar milhares de fotos e compartilhá-las com todos através das redes sociais, porém, os álbuns do Orkut e Facebook ainda tinham essa característica de porta retrato virtual com as melhores imagens. Como as fotos postadas no Snapchat somem com o tempo, os usuários do app não possuem mais essa relação com suas fotografias, entendendo-as como uma ferramenta útil para contarem suas histórias e expressar o que estão sentindo.
Snapchat Lenses
Ao entender essa nova função da fotografia, o Snapchat criou diversas funções que permitem aos usuários interagirem e modificarem suas fotos antes de enviá-las. Eles podem escrever, desenhar e até utilizar os Snapchats Lenses, que possuem efeitos especiais predefinidos para aplicar nas fotos.
Como as marcas entram na brincadeira
Devido a sua popularidade entre os millennials, investir na rede social é quase uma obrigação para quem deseja atingir esse público, que vive conectado e é mais resistente às formas convencionais de publicidade. Basicamente, existem duas formas de utilizar a plataforma para se conectar com a audiência.
Stories
Além de poder ter suas mensagens exibidas na rede por 24h, essa funcionalidade permite que todos os snaps sobre determinado assunto sejam reunidos em uma única “timeline”. Dessa forma, a marca pode usar a ferramenta para criar campanhas que incentivem a participação de seus seguidores por meio do envio de snaps, que serão exibidos nesse canal.
Outro uso interessante do Snapchat como ferramenta de marketing são os eventos ao vivo patrocinados. Nesse caso, a marca pode pedir que seus seguidores compartilhem fotos e vídeos do local em tempo real, sendo agrupado tudo no mesmo lugar, que funcionará como um canal de transmissão ao vivo.
Anúncios
Recentemente, o Snapchat lançou um modelo próprio de anúncio e informou que anúncios publicitários começarão a serem exibidos no meio do conteúdo, tanto das Stories quanto do Discovery.
3V
De acordo com Evan Spiegel, os anúncios serão veiculados em um formato criado por eles, que recebeu o nome de 3V (vertical, video, views). O CEO afirma que o modelo é superior ao utilizado por outros apps, como Facebook e Youtube, por exibir o vídeo na vertical, o que faz com que o conteúdo seja exibido sempre em tela cheia. Segundo dados liberados pelo Snapchat, os usuários do app assistem a vídeos 2 bilhões de vezes ao dia.
Marcas que já estão utilizando o Snapchat
Audi
O Super Bowl possui a maior audiência da TV americana, por isso, as principais marcas optam pela data para veicular suas campanhas e causar bastante impacto. Os comerciais transmitidos no intervalo do jogo de futebol americano têm um alcance gigantesco e são amplamente comentados nas redes sociais, que funcionam como uma segunda tela.
Durante o último Super Bowl, a marca de carros de luxo decidiu utilizar o Snapchat para conseguir se destacar em meio ao elevado número de peças publicitárias que são veiculadas em todos os canais possíveis no dia.
A ação
Para chamar atenção principalmente dos jovens que, mesmo durante o evento, não desgrudam dos smartphones, a Audi veiculou uma série de snaps bem humorados com notícias que não eram sobre futebol americano.
Resultados
A repercussão foi ótima e teve impacto em outras redes sociais. Foram mais de 100 mil visualizações, e mais de 5 mil seguidores no snapchat. No twitter, a campanha recebeu 7 mil impressões e 2,400 menções, sendo que a maioria foram de jovens declarando seu amor pela Audi ou elogiando a campanha. Eles também conseguiram mais 9 mil fãs no Facebook.
H&M
A marca criou uma campanha que fundiu o “real” e o “virtual”. Para atingir o público jovem de uma cidade na Polônia, a H&M criou uma festa exclusiva, chamada Boiler Room. Porém, em vez de vender ou sortear os ingressos, eles decidiram criar um jogo de caça ao tesouro. Os convites foram escondidos nas dependências da loja e as pistas eram dadas por meio de snaps.
Resultados
Os jovens se interessaram bastante pela ação da marca, sendo que mais de 200 pessoas participaram ativamente da brincadeira. Quase 4 mil pessoas descobriram que a loja era a responsável pela festa. Além disso, o evento teve uma ótima cobertura da mídia e angariou quase mil novos seguidores.
Com toda essa exposição e campanhas criativas, o Snapchat é uma rede que precisa ser explorada não só pelo público geral, mas principalmente pelas empresas que buscam atingir os jovens através de uma publicidade interativa e criativa. Aposte na rede você também!
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