No último post vimos um pouco sobre o Twitter e sua aplicação na divulgação das empresas. Ainda voltado para o seguimento corporativo, hoje veremos sobre os blogs. Como fazer um blog que realmente gere resultados para a sua empresa.

Os blogs são uma grande ferramenta de comunicação e posicionamento de marca dentro da web. Neste espaço as empresas podem compartilhar um pouco de seu conhecimento, atraindo mais possíveis consumidores, e neste mesmo espaço esta empresa pode criar uma identidade mais forte, tendo mais ligação com os consumidores que a acompanham por ali.

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Apesar de o blog ter dado espaço as outras mídias sociais que surgiram nos últimos tempos, como Twitter e Facebook, o blog continua tendo um papel fundamental na parte de relacionamento com o cliente, mas também na parte de posicionamento nos buscadores. Portanto resolvemos trazer aqui 10 dicas para quem tem ou pretender ter um blog para a sua empresa ou na qual trabalha.

Continue lendo este artigo e confira as seguintes dicas:

  1. Utilize um subdomínio ou subdiretório para identificar o seu blog
  2. Saiba para quem está escrevendo
  3. Lembre-se que blog também é social. A interação deve começar por você
  4. Copiar e colar não traz vantagem. Crie conteúdos autorais
  5. Não se esqueça de analisar muito bem os dados do seu blog
  6. Faça parcerias, crie uma comunidade envolta do seu blog
  7. Prepare-se para trazer mais visitas dos buscadores
  8. Design é tão importante quanto o conteúdo
  9. Lembre-se que o blog é de uma empresa e é preciso vender
  10. Integre com as mídias sociais




01. Utilize um subdomínio ou subdiretório para identificar o seu blog

Antes de começar a criar um blog você deve saber como ele será identificado e como será o seu domínio. Grandes especialistas indicam criar um subdomínio de seu site principal, como por exemplo, “blog.meusite.com.br“, apesar de que a ideia de usar um subdiretório (www.meusite.com.br/blog) também é muito bem vista e não tem uma grande diferença em termos de SEO.

Esta preocupação não é apenas visual, pois isso facilita a compreensão dos usuários sobre a ligação entre aquele blog e a empresa por trás. Por exemplo, é muito mais fácil alguém fazer a ligação entre o blog e a empresa se ele for um subdomínio (blog.meusite.com.br) do que se for, por exemplo, “blogdaempresa.blogspot.com“. Sem contar que usar domínio próprio lhe dá mais controle sobre a estrutura e passa mais confiança para quem visita.

02. Saiba para quem está escrevendo

Sempre que me deparo com blogs de empresas gosto de ler e seguir durante algum tempo, para ver como estas pessoas trabalham com a ferramenta a médio prazo. Infelizmente vejo muito poucas empresas tendo sucesso nessa área de “web writing“. Não que escrever para um blog seja tão difícil como escrever em qualquer outro local, mas deve ser pensado estrategicamente também. Não é apenas um monte de palavras jogadas dentro de uma página.

Assim como em qualquer investimento em comunicação, usar mídias sociais (como o blog) também exige que você tenha conhecimento de seu público-alvo e também o objetivo deste blog. Uma empresa pode ter apenas um ou diversos tipos de públicos, então saiba definir o objetivo para saber como você vai se comunicar com ele.

03. Lembre-se que blog também é social. A interação deve começar por você

Muitas empresas tentam criar um blog pensando em gerar muitas visitas e ganhar muitos comentários com ele, mas não é uma tarefa tão simples como parece. Mesmo grandes blogs as vezes recebem poucos comentários, imagina então para os pequenos… a tarefa acaba sendo bem mais complicada.

Portanto, ao invés de ficar sentado fazendo sempre as mesmas coisas, procure diferenciar o seu conteúdo trazendo diferentes formas de interação, fazendo perguntas, questionamentos, ou seja, tomando a iniciativa para que haja alguma interação com os leitores do blog.

04. Copiar e colar não traz vantagem. Crie conteúdos autorais

Este é um ponto muito triste de falar porque vejo que é muito comum, empresas preferem simplesmente copiar conteúdo ao invés de criar o seu próprio. Ainda pior são aqueles que copiam e nem deixam isso claro (e eu sei que acontece muito com textos daqui e de outros blogs).

Não há problemas em usar referências, muito pelo contrário, isso é muito bom. Aqui no blog, por exemplo, sempre damos a referência ao final do texto, caso o conteúdo deste tenha sido inspirado em alguma outra publicação. Isto não é uma questão apenas de educação, mas uma questão de tornar a “blogosfera” um lugar mais interessante para o leitor.

Não podemos esquecer também que quem linka, será linkado também. Gentilize gera gentileza. Links geram links.

05. Não se esqueça de analisar muito bem os dados do seu blog

Outro grande problema de blogs, principalmente dos pequenos, é não saber analisar os dados que conseguem através de ferramentas como o Google Analytics. Entenda que aqueles números não são “apenas números”.

Saber quanto tempo a pessoa passa em seu blog, quais páginas mais visitadas, como as pessoas vieram até seu blog, etc, ajudam você a conhecer ainda melhor o seu público e melhorar aquela parte que citamos antes, de saber como e para quem você está escrevendo.

Como Fazer Um Blog

06. Faça parcerias, crie uma comunidade envolta do seu blog

Um dos grandes defeitos de grandes blogs e pensarem que estão no topo do mundo, vivendo sozinho em um templo tibetiano. A palavra “social” significa muito mais que publicar o seu texto no Twitter, você deve fazer parte de uma comunidade e com certeza isto vai lhe render ótimos frutos.

Recomenda-se que os blogs procurem diferentes autores, parcerias, ideias e dicas vindas de outros lugares. Uma pessoa escrevendo, por melhor que ela seja, pode ser limitada nas ideias e por isso que buscar novas opiniões, novas ideias e novos autores pode trazer uma visão complementar muito boa para o seu blog.

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07. Prepare-se para trazer mais visitas dos buscadores

Os buscadores, como o Google, são uma das ferramentas que mais levam tráfego para a grande maioria dos blogs no mundo todo, mas muitas pessoas ignoram este fato e preferem não usar isso estrategicamente. Se você também faz isso, prepare-se para mudar.

Alguns blogs chegam a ter mais de 80% de suas visitas provenientes de buscas realizadas através do Google, Bing e outros buscadores, então porque ignorar isto? Você pode estar desperdiçando visitas importantes para o blog de sua empresa.

Você precisa conhecer ao menos um pouco de SEO e como aplicar ele aos textos que você escreve e ao blog que você administra.

08. Design é tão importante quanto o conteúdo

Está parte é muito complicada, principalmente para empresas pequenas que nem sempre tem como investir em um design inovador, mas nem por isto você deve desistir. Diversos sites oferecem temas prontos, alguns gratuitos e outros com preços muito baixos, que podem dar uma cara completamente nova para o seu conteúdo, otimizando a interação entre o leitor e a ferramenta que estão visitando.

Conteúdo é importante, mas sem um bom design a pessoa pode nem chegar até o conteúdo.

09. Lembre-se que o blog é de uma empresa e é preciso vender

Agora vem a parte chata que muitas pessoas deixam de lado. Não se esqueça que se você é dono ou trabalha para uma empresa, provavelmente está usando o blog (e outras ferramentas) com o objetivo de gerar mais vendas, certo? Então no blog da empresa isso não pode ser deixado de lado.

Claro que a plataforma não deve virar uma página carregada de banners, posts sobre a empresa, etc. Você tem uma ferramenta poderosa nas mãos, mas deve saber utilizá-la com cautela para evitar que perca a confiança dos visitantes. Usar a mídia que você tem para anunciar o seu produto/serviço não é errado. Errado é fazer isso de forma irresponsável.

10. Integre com as mídias sociais

Essa é a dica mais básica, mas talvez uma das mais importantes hoje. Muitos blogs já reportam que nos últimos meses as mídias sociais têm aumentado na % de visitas geradas para um blog, ou seja, facilitar com que o seu texto seja divulgado tem se mostrado cada vez mais importante.

E não podemos esquecer que não é apenas uma questão de compartilhar o post no Twitter da empresa, é também facilitar e cativar o visitante ao fazer o mesmo, aumentando as visitas provenientes destes canais, mas também ajudando a influenciar resultados de pesquisas, como o Google+ hoje já faz.

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Tem alguma dúvida? Críticas? Comentários? Dicas de como ter uma rede social de dar inveja nos seus competidores? Compartilhe com a gente, adoramos ouvir de você!

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