Vimos anteriormente sobre E-mail Marketing e como desenvolver um design atraente para as campanhas de e-mail. Vamos falar agora da parte analítica do marketing, o Google Analytics. Saber qual foi a resposta/ feedback dos seus usuários e clientes é tão importante quanto criar bons produtos e serviços.
Se você não conhece o Google Analytics, deve saber, desde já, que 95% dos sites da internet usam o Google Analytics como ferramenta de estatísticas do site. Então você está perdendo informações muito úteis para gerenciar o seu site e crescer o seu negócio online.
Medir as estatísticas do seu site é uma coisa tão importante, que pelo menos uma vez por dia você deveria entrar no site do Google Analytics e verificar como andam os números do seu site.
Se você tem um site, provavelmente alguém já te perguntou: quantas visitas ele recebe por mês? Você sabe responder esta pergunta? Depende de outras pessoas para isso? Isso é coisa do passado.
Neste texto vou falar o que você precisa saber sobre o Google Analytics. É impossível falar tudo aqui, pois cada negócio exige algo diferente. Meu objetivo com este texto é que, ao final da leitura, você saiba exatamente:
- O que é?
- Para que serve o Google Analytics
- Como funciona o google analytics
- Como Instalar o Google Analytics no seu site?
- Como acessar o Google Analytics?
- Dados mais importantes do Google Analytics
Caso você tenha alguma dúvida específica que eu não respondi aqui, fique à vontade para me escrever e perguntar. Diariamente eu ajudo empresários, profissionais e estudantes utilizarem o Google Analytics a favor dos seus projetos.
Sumário
O que é o Google Analytics?
O Google Analytics é uma ferramenta que monitora todos os números relacionados ao tráfego do seu site. Esta poderosa ferramenta consegue captar dados geográficos, demográficos e estatísticas diversas como:
- Quantas visitas seu site recebe
- De onde vem estas visitas: Google, Redes Sociais, Campanhas, Email, Etc
- Qual região mais acessa seu site
- Quais as páginas mais acessadas do seu site
- Como acessar o Google Analytics?
Para que serve o Google Analytics?
O Google Analytics oferece mais de 500 métricas diferentes, isso sem contar os relatórios com cruzamentos personalizados que você pode criar. Todos esses relatórios e gráficos servem para monitorar seu site e oferecer insights importantes sobre seu conteúdo, sobre sua estrutura de site, e sobre as fontes que geram visitas para o seu site.
Qualquer gestor gosta de números úteis. Se você é uma pessoa que gosta de tomar decisão baseada em números, o Google Analytics é um grande aliado.
Como funciona o Google Analytics?
O Google Analytics é uma ferramenta extremamente complexa, do ponto de vista de seu desenvolvimento, mas do ponto de vista funcional, é extremamente SIMPLES.
Ele funciona assim: você instala um código em todas as páginas do seu site. Este código contém um identificador único, que é previamente configurado. Toda vez que alguém visita seu site, o seu navegador (browser) vai rodar este código que foi instalado, neste momento, o código vai registrar os dados do seu computador, nas estatísticas do site.
Esse processo é repetido quantas vezes seu site for acessado. Tem sites que recebem milhões de visitas, e sim, este código registra milhões de vezes os dados de acesso.
Algumas raras vezes no entanto, o código do google não é carregado — por alguma razão. Então esses dados não são contabilizados. Pois é, o Google é quase perfeito.
Como Instalar o Google Analytics no seu site?
Este talvez seja um dos passos mais simples para quem tem um pouco de conhecimento técnico ou para quem usa WordPress. Para quem não sabe como fazer isso, vou explicar de maneira rápida, sem linguagem técnica.
Ao acessar sua conta, você será direcionado para um formulário de cadastro do seu site. Este formulário pede dados básicos como: Endereço do site, Nome do site, Região e etc. Uma vez feito o cadastro, a ferramenta irá te fornecer um código em HTML para você incluir em todas as páginas do seu site.
Se você conhece HTML, você mesmo pode instalar este código. É muito simples, só copiar e colocar de acordo com as instruções descritas na ferramenta.
Como disse antes, caso você use o WordPress, você pode instalar alguns plugins, e em menos de 5 minutos você tem o Google Analytics instalado no seu site. Falando em WordPress, nós recomendamos usar o plugin do Google Analytics Yoast.
Como acessar o Google Analytics?
Qualquer pessoa pode usar o Google Analytics! Basta entrar no site google.com/analytics e criar uma conta. Se você já tem uma conta do gmail, você pode associar os dados do site à esta conta.
Atenção: A melhor forma de criar uma conta do Google Analytics para sua empresa é usar uma conta do google específica para isso. Se você usa o Google Apps para seu negócio, use um e-mail tipo googleanalytics@suaempresa.com.br para isso. Se você não usa o Google para gerenciar os seus e-mail, então você precisa de uma Conta do Gmail.
Uma das melhores coisas do analytics é que você pode mexer sem medo de ser feliz, pois nada que você fizer no analytics vai trazer problemas para o seu site. Ele é apenas uma forma de análise dos dados. Então pode fuçar sem medo!
Dados mais importantes do Google Analytics
Ao entrar na sua conta do Google Analytics, você vai ver uma barra lateral no lado esquerdo do seu monitor. Existe um menu ali com vários ítens. Sugiro que você foque em apenas alguns menus, se não você vai ficar doido. Aos poucos você vai se familiarizar com a ferramenta e vai ver que não é tão complexa assim, mas antes disso, você deve dominar as 5 abas principais do Google Analytics. São elas: Tempo real, Público-Alvo, Aquisição, Comportamento, Conversões.
Como disse antes, esta ferramenta é muito grande e poderosa, por isso você deve saber quais dados são mais importantes para acompanhar o seu site. Dependendo do seu objetivo, alguns dados serão mais importantes que outros. Vou listar alguns dados de acordo com diferentes necessidades. Acredito que isso vai te ajudar a não ficar perdido e vai facilitar a sua vida na hora de apresentar relatórios do Google Analytics.
Toda vez que clicar em uma aba, ela abrirá vários sub-menus. Não se assuste. Clique em “Visão Geral” e você terá os dados principais sobre aquele tema. Clique nos outros menus e se aprofunde nos detalhes de cada aba.
Então vamos ver o que você vai encontrar em cada uma das principais abas e como você deve usar os dados contidos nela.
Aba “Tempo Real” do Google Analytics
O que você vai encontrar?
Antes de mais nada, quero destacar que esta aba pode parecer um pouco frustrante para sites com poucas visitas, mas quando seu site começar a receber um grande volume de pessoas, você vai ficar empolgadíssimo com ela. Nesta aba sensacional, você vai encontrar quantas pessoas estão no seu site no exato momento da consulta. Além disso, você vai saber em qual página do seu site ela está — exatamente em qual página. Não é brincadeira não. É a tecnologia, meu amigo. Além disso, você vai ver um gráfico dinâmico que se altera ao passar do tempo, mostrando quanto tempo as pessoas estão em cada página. Além disso, esta página de mostra um gráfico com um mapa. Neste mapa você saberá de onde vem as visitas. Vale a pena observar o comportamento dos seus visitantes. É intrigante! Tem outras coisas nesta página, mas que são muito avançadas que posso abordar com você por e-mail, ok?
Como você deve usar estes dados?
Esta página é um retrato instantâneo do seu site, então, olhe para os dados e veja se existe uma página mais atraente, veja se os usuários entram e saem do seu site. Veja de onde estão vindo os acessos. Nós usamos este relatório para registrar picos de audiência nos sites dos nossos clientes. Por exemplo, quando disparamos uma campanha de anúncios, acompanhamos quantos usuários simultâneos estão no site. Exportamos este relatório e enviamos para nosso cliente acompanhar alguns momentos especiais.
Aba “Público-Alvo” do Google Analytics
O que você vai encontrar?
Nesta aba você vai encontrar informações geográficas dos seus visitantes, diferentes sistemas operacionais utilizados por estas pessoas, tipos de navegadores e até mesmo se estão acessando seu site via tablet, celular ou computador desktop. Além disso, para quem usa a versão mais atualizada do Google Analytics, dados demográficos e de interesse são exibidos.
Como você deve usar estes dados?
Nós sempre usamos estes dados para conferir se estamos atraindo o público certo para o nosso site. Além disso, estes dados nos ajudam a atualizar o documento de personas dos nossos clientes. Outra coisa fundamental que fazemos com estes dados é identificar a necessidade de ter um site amigável para dispositivos móveis. Em alguns dos nossos clientes, o acesso via celulares e smart-phones chega a mais de 50%! Não duvido que seu site tenha números assim. Então, é essencial que seu site seja responsivo ou que você tenha versões específicas para mobile.
Aba “Aquisição” do Google Analytics
O que você vai encontrar?
Esta é uma das abas mais importantes da ferramenta, pois nela, o Google Analytics te mostra a importante informação de fonte de tráfego, que significa de onde as pessoas vieram.
Como você deve usar estes dados?
É fundamental você saber de onde vêm as visitas do seu site. Mas por quê? Por duas razões:
- Você sabe se seus esforços estão funcionando.
- Você pode reforçar ou eliminar ações de acordo com sua performance. Então, para os clientes que produzimos conteúdo, é importantíssimo saber se o volume de visitas orgânicas está crescendo. Por outro lado, em casos de projetos de links patrocinados, temos que ter certeza que os anúncios são esta grande fonte de tráfego. Você também terá dados sobre outras fontes de visitas como: E-mails, Redes Sociais, Sites de terceiros (sites que contém links para o seu site), etc. Tudo isso é muito útil para você justificar o trabalho que foi feito e ter ideias que apontam novas ações que podem gerar mais resultado para seu cliente.
Aba “Comportamento” do Google Analytics
O que você vai encontrar?
Aqui você vai ver o que as pessoas fazem enquanto estão no seu site. Logo na página inicial “Visão Geral” você vai encontrar as páginas mais acessadas do site. Caso você clique nos menus de “Fluxo de Comportamento” por exemplo, você verá um gráfico visual que apresenta uma sequência de cliques que representa o trajeto dos usuários no seu site.
Como você deve usar estes dados?
Nós utilizamos estes dados de várias maneiras, você pode identificar algumas importantes perdas que você tem através da taxa de rejeição das páginas. Os dados desta aba te ajudarão a ver os links mais atraentes de páginas específicas e você vai entender onde você precisa melhorar para gerar o comportamento de compra, por exemplo. Quando você olha estes gráficos, você terá mais dúvidas do que respostas, mas estas dúvidas são super importantes para você conseguir conversar com as pessoas que desenvolvem seu site e melhorar de acordo com o objetivo de cada página.
Aba “Conversões” do Google Analytics
O que você vai encontrar?
Você vai observar que esta aba não contem o menu “Visão Geral”, mas por que? Porque conversão é um nível mais avançado do Google Analytics. Essa aba é muito utilizada para quem usa o Google Analytics para E-commerce. Os dados desta aba podem ser cruzados com vendas em dinheiro. Isso pode te dar poderosas ideias para campanhas futuras.
Como você deve usar estes dados?
Aqui na Suprema Propaganda, nós utilizamos muito a aba de Conversões do Google Analytics para gerar ideias de novas campanhas. Estes dados são muito utilizados para cruzar com outros dados presentes nas abas anteriores. É muito comum por exemplo, cruzar dados de conversões com dados demográficos, e você conseguirá saber por exemplo: quantas mulheres compraram o produto X, ou qual região do Brasil consome mais determinado produto ou categoria de produto. Enfim, existe um mar de números que podem ser criados, por isso você precisa transformar estes números em informações úteis para tomada de decisão.
Você pode começar a usar esta poderosa ferramenta na sua empresa ou no seu projeto, a partir de hoje! Espero que este artigo tenha conseguido facilitar o entendimento sobre o Google Analytics e que você esteja ainda mais empolgado para começar a usá-lo.
Se você é um usuário frequente, espero que possa ter ajudado a ilustrar como utilizamos esta ferramenta para gerar valor para nossos clientes, melhorando seus relatórios. Caso esteja procurando algo mais avançado, fique à vontade para me escrever!
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