Vimos na última matéria, como otimizar o seu site, mas você sabia que aplicar os conceitos de usabilidade pode ser crucial para o bom funcionamento de um site? Pois é, a facilidade com que as pessoas podem ‘manusear’ o seu site ou blog para realizar uma tarefa específica é muito importante, pois isso pode garantir que ela permaneça mais tempo navegando pelo seu conteúdo.

Seu layout deve ser simples e com uma interface intuitiva, que apresente facilidade aos usuários. Para isso, algumas páginas – que são importantes conectoras de conteúdo – são fundamentais.

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Logicamente que para cada site, há necessidades diferentes, conteúdos diferentes e consequentemente páginas diferentes.

Reunimos algumas das páginas mais criadas e também mais importantes para se ter dentro de um site, para garantir que o seu site cumpra o objetivo para o qual foi criado e estabeleça uma comunicação com o cliente.

Continue lendo esse artigo sobre as páginas importantes de um site e você verá como fazer as seguintes páginas:

  • Início
  • Sobre ou Quem Somos
  • Serviços ou Produtos
  • Portfólio
  • Dúvidas Frequentes
  • Contato




Início

Parece óbvio, mas a “home” deve seguir o usuário por todo percurso, pois a qualquer momento ele pode querer retornar para o início, depois de ter navegado ou feito uma pesquisa pelo seu site. Pense sempre em facilitar, afinal, dá muito mais trabalho ir até a barra de navegação e digitar o nome do seu site novamente.

Sobre ou Quem Somos

Esse é o momento de inspirar confiança. Se você quer que os visitantes se sintam seguros, conheçam mais sobre sua empresa, negócio ou história, invista em um texto leve e interessante para essa página, nunca deixe em construção. Muitas pessoas costumam acessar essa página quando entram em um site pela primeira vez.

Se o site trabalha com a venda de algum produto, essa página é fundamental. É na página sobre que os usuários conhecerão a loja e saberão ela tem credibilidade ou não.

Serviços ou Produtos

Grande parte dos sites na internet possui alguma finalidade comercial, seja para prestar serviços ou para vender algum produto. Antes de solicitar qualquer orçamento, o seu possível cliente vai buscar conhecer com que tipo de padrão de qualidade você costuma trabalhar e quais são as especialidades da sua empresa.

Caso você venda artesanatos, roupas, equipamentos industriais, ou outro produto, é imprescindível fazer uma ou mais páginas para descrever características desses produtos, dando informações detalhadas, como se o cliente estive em uma loja física vendo o produto de perto.

Portfólio

Quando você presta algum serviço, como no caso da Suprema Propaganda, onde criamos sites, identidades visuais e demais ferramentas de propaganda, é necessário o site possuir sempre um portfólio, que contenha os trabalhos já feitos.

Essa página transmite maior credibilidade a empresa e mostra a seu possível cliente, em que nível ficará o resultado final do seu projeto.

Além de fazer bons trabalhos, também é muito importante saber mostrá-los. Não basta apenas fazer a arte e depois exibi-la em seu portfólio de qualquer jeito, usando apenas um fundo branco. É interessante o uso de mockups, que nada mais são do que moldes, para ver como ficaria aquele projeto pronto, do mesmo jeito que algumas imobiliárias fazem, mostrando como ficará o apartamento pronto antes de começar a construí-lo, utilizando ferramentas como o AutoCAD.

Dúvidas Frequentes

Com certeza seus visitantes têm dúvidas em comum. Por isso, junte as principais questões em uma página, normalmente conhecida como FAQ (frequently asked questions) e responda de maneira clara e concisa. Assim você evita o desgaste de ter que ficar repetindo as mesmas respostas separadamente, através de um formulário de contato, redes sociais ou e-mail.

Contato

Criar um formulário de contato é fundamental, mesmo que seu e-mail esteja visível em outra parte do site. Isso facilita a comunicação e deixa tudo mais prático, incentivando o visitante a deixar uma mensagem na hora, caso sinta necessidade.

Fazer com que ele tenha que sair do seu site para abrir um e-mail, além de trabalhoso, pode gerar desistências.

Landing Page

Se você estiver vendendo algum produto ou serviço, organizando algum evento ou promoção, é interessante deixar um botão ou banner para a Landing Page em lugar bem acessível (de preferência próximo ao topo) e com diferenciação dos demais links do seu site (pode ser cor, fonte, fundo). Assim, o usuário logo identifica que está sendo chamado, e se sente convidado a clicar nesse botão.

Para facilitar a vida do visitante, se for possível, é interessante deixar todos os links mencionados aqui, fixados. Isto é: faça com que eles apareçam em todas as páginas do seu site, não importa onde o cliente entre (use menus verticais, horizontais e aproveite bem o espaço de rodapé).

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Vale lembrar que você pode configurar para que abram em uma nova guia, isso pode dar uma sensação de arejada e ainda evita que o visitante “escape” ou se perca em seu site. Veja abaixo um modelo de Landing Page:

Exemplo Landing Page

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