Recentemente vimos os tipos de conteúdo com maior popularidade nas redes sociais. Dessa vez, vamos falar sobre a importância do manual da marca ou manual de identidade visual.

O manual da marca serve para direcionar o uso e a forma de aplicar todos os elementos visuais que fazem parte dela.

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Nele estará descrito, tudo o que é relacionado a sua marca. Fontes utilizadas no logo ou que serão trabalhadas no material de comunicação, tamanho do logo, cores para materiais gráficos, cores para web, paleta de cores, iconografia, como é a aplicação dele em fundo colorido, se o logo pode ser aplicado na vertical ou horizontal… enfim, tudo o que pode e o que não pode ser feito com ela e tudo o que faz parte ou não dela.

Esse manual irá orientar o profissional quando ele desenvolver seu material de comunicação ou seu layout, pois é a “bíblia” da sua marca!

O manual de identidade da marca não é feito de forma aleatória com as cores que você mais gosta ou acha que seu público gosta. O “achismo” não pode existir para que sua marca seja bem sucedida. Ela deve ser pensada com base em pesquisas e dados de perfis do público pretendido, perfis psicográficos, segmento, entre outras informações.

Tudo isso definirá a personalidade da marca, o que irá gerar identificação do seu público com ela. Se a sua marca tem uma loja física, deve haver um alinhamento entre as duas lojas (física e virtual).

Estrutura de Um Bom Manual da Marca

1. Conceito – Defesa da Marca

Descrição da marca, conceito utilizado para criação do logo.

2. Malha ou Grade Construtiva

A malha permite a visualização das proporções entre os elementos e geometria da marca

3. Versões da Marca

O logo é vertical mas, tem aplicação na horizontal? Tem alguma abreviação ou variação.

4. Estudo Tipográfico

Fonte utilizada no logo ou que faça parte do contexto visual.

5. Cromia

Quais cores foram utilizadas, Escala Pantone, CMYK, RGB…

6. Reduções Mínimas

Qual é a menor medida que ele pode ter para continuar legível?

7. Áreas de Interferência e em Fundo Irregular

Como ele será aplicado: em um fundo com mais de uma cor, em cima de imagem ou textura?

8. Área de Proteção

Qual é a distância que os elementos externos (que não fazem parte do logo) devem estar para preservar a leitura e identificação da marca.

Atenção! Esta parte é muito importante quando o logo da sua marca estará presente em alguma peça publicitária, por exemplo, com outros logos ou informações para que não vire uma bagunça e não comprometa a marca.

9. Versão da Marca Monocromática

Se o logo precisar ser utilizado em apenas uma cor, qual será?

10. Versão em Negativo e em Fundo Escuro / Colorido

Aplicação do logo em preto e branco.

11. Assinaturas

Quais serão os modelos de assinaturas a serem utilizadas pelos representantes da marca na empresa.

12. Proibições

Quais formas ou intervenções o logo não pode sofrer? Esticar, reduzir de forma desproporcional, diminuir ou aumentar distancias entre os elementos, mudança de cor ou de tom.

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13. Aplicações da Identidade Visual

Entram as aplicações da papelaria básica, modelos de fichas, orçamentos, ordens de serviço, utensílios, uniformes… tudo que seja necessário de acordo com o segmento e a necessidade do cliente.

Muitas vezes esse material não recebe a devida importância, pois muitas empresas se iniciam às pressas ou não têm recursos para elaborar um bom planejamento referente a esse assunto (seja financeiro, disponibilidade de tempo, poucos profissionais para acompanhar o desenvolvimento, ou seja, são diversos os motivos…).

É preciso pensar que a marca é um conjunto de ações e materiais que a compõem, pois são os detalhes que dão a devida credibilidade, diferenciação ou exclusividade. É preciso alimentá-la com geração de conteúdo, composto visual adequado ao falar com o público.

Então, se a sua marca ainda não tem um manual de identidade visual, providencie um e não deixe ela virar bagunça!

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