Na matéria anterior, apresentamos quais são os 4 pilares de uma empresa de sucesso e, nesta semana, mostraremos quais são os principais elementos para se atentar quando criar uma marca.

Introdução

Ao observarmos o símbolo da Coca-Cola, por exemplo, não lembramos que o referido logo representa diretamente uma organização.

Formar a identidade de uma empresa não é tarefa fácil, no entanto listamos sete elementos para facilitar no momento em que estiver desenvolvendo uma marca. Confira!

Quais São os Elementos Principais na Hora de Criar uma Marca?

Existem 7 elementos que são essenciais para o desenvolvimento de uma identidade, são eles:

  • Nome
  • Logotipo
  • Símbolo
  • Mascote
  • Embalagem
  • Registro
  • Brand equity (valor de marca)

Nome

Como Criar Uma Marca

O nome da marca vai muito além identificar e comunicar o que representa, este deve ser agradável visualmente,  foneticamente e graficamente, como é o caso do Blackberry.

Logotipo

O logotipo trata-se da maneira como se escreve determinada marca, isto é, consiste no nome da empresa com formas, cores e símbolos que são capazes de identificá-la.

Cumpre observar que a seleção da fonte deve combinar com a identidade do seu negócio, por exemplo, o Google é uma empresa que possui um âmbito mais descontraído, em virtude disso, sua fonte é diferenciada e possui variações de cores .

Símbolo

O símbolo consiste no elemento que representa a sua marca, ou seja, trata-se da imagem ou figura pela qual sua empresa será identificada (Ex.: Maçã da Apple)

Os símbolos são extremamente importantes para a divulgação do negócio, tendo em vista que o nosso cérebro possui a capacidade de memorizar melhor imagens do que palavras.

Mascote

Denomina-se mascote o animal, pessoa ou objeto animado que irá representar a sua marca, como, por exemplo, o Ronald McDonald’s.

Em virtude destes possuírem caráter lúdico, os mascotes intensificam ainda mais a memorizar a marca.

Embalagem

Trata-se da roupagem dada a marca. Neste quesito, é essencial pensar em cada detalhe: desde o material que será utilizado até a escolha do design.

Registro

Tão relevante quanto criar a identidade visual da marca, é garantir o resguardo legal desta.

Se você criou um nome para sua marca, o recomendável é que consulte no site do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) para verificar se existem registros semelhantes a sua criação.

Brand equity (valor de marca)

O Brand equity, conhecido como valor de marca, consiste no valor a mais, pago pelo consumidor, para ter a sua marca preferida e não um produto similar.

Um exemplo seria o consumidor que prefere pagar um valor mais elevado em uma Coca-Cola ao invés de comprar refrigerantes mais baratos.

Conclusão

Diante do exposto, podemos verificar que a construção da marca é essencial para a sua empresa, tendo em vista que ela possibilitará que os consumidores identifiquem seu negócio de prontidão, gerando lucratividade de maneira mais rápida.

Desta maneira, para que a marca seja atrativa, existem 7 elementos que são essenciais para se atentar no momento de sua criação: nome, logotipo, símbolo, mascote, embalagem, registro e brand equity (valor de marca).

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