Um bom empreendedor sabe da importância do marketing para o e-commerce. O marketing está presente na divulgação da marca, produtos e serviços e está principalmente relacionado com o aumento de vendas. 

Por isso, quando se trata de uma nova era digital e de um mercado mais competitivo, buscar novas possibilidades para garantir destaque em meio a tantas empresas, tornou-se fundamental. 

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Sendo assim, investir em marketing digital virou uma necessidade básica. Quer saber porquê? Confira o conteúdo até o final! 

Pilares do E-commerce

Um e-commerce bem estruturado precisa ter 9 pilares de sustentação. São eles: 

  • Planejamento;
  • Sistemas e Integração;
  • Equipe;
  • Comunicação Visual;
  • Conteúdo;
  • Logística;
  • Pagamento;
  • Selos e segurança;
  • Marketing.

Apesar de estar listado como último, o marketing digital é responsável pelas estratégias de divulgação que vão trazer novos consumidores para a sua loja, divulgar os seus produtos e serviços.

Como funciona o marketing digital para e-commerce?

De modo geral, o marketing digital é importante para o e-commerce porque é através dele que toda a divulgação do site é realizada. Ou seja, sua função é divulgar um negócio no ambiente virtual para alcançar clientes, por meio de sites, blog, redes sociais, links patrocinados, conteúdos, entre outros.

Em outras palavras, dizemos que o marketing para e-commerce pretende adequar as propostas de valor dos produtos ou serviços de uma loja virtual aos desejos e expectativas dos seus consumidores e assim, gerar mais vendas.

Existem diversas estratégias de marketing que podem ser utilizadas para otimizar o seu e-commerce, mas vale lembrar que, cada negócio apresenta características, público-alvo e objetivos específicos. O que funciona para as empresas de grande porte pode não dar certo para os varejistas que estão iniciando no ramo.

 

E Commerce 2

Qual a importância do marketing digital para os e-commerces?

Diferente das lojas físicas que muito do movimento inicial do comércio varia com o ponto de localização.  Na internet, o e-commerce não compete apenas com as lojas do bairro, mas sim com todo o ambiente que é a internet, seja lojas de outras cidades, estados e até mesmo de outros países.

Por isso torna-se essencial o marketing digital para e-commerce. É através de estratégias de marketing que a marca ficará conhecida no ambiente digital, captará novos consumidores, elaborará estratégias para aumentar as vendas e autoridade dentro do ambiente.

Mesmo que a loja exista no físico, a marca ainda não existe na internet, por isso é preciso que os investimentos para estabelecer a posição da marca dentro do ambiente virtual sejam feitos para que consumidores saibam quem é a loja e o que oferece.

Benefícios do marketing digital para e-commerces

Como podemos ver, o marketing digital é essencial para o e-commerce, mas quais são os seus benefícios? Bom, dentre os principais, podemos destacar: 

1- Baixo custo

Comparado aos meios tradicionais, como propaganda em canais de TV, estações de rádio, jornais e revistas impressas, as estratégias de marketing digital apresentam um custo muito mais baixo. Além disso, a flexibilidade de controle de investimento é maior, já que o dono do e-commerce pode determinar quanto quer investir em cada ação.

2- Aumento de vendas

Uma coisa é certa: quanto mais você aparece no mundo digital, maiores são suas vendas e seu faturamento. Investir em marketing influencia significativamente o aumento das vendas do seu e-commerce, pois ele permite realizar uma segmentação detalhada do público, atraindo cada vez mais clientes.

3- Comunicação mais ampla

Pensando em uma loja física, a comunicação entre as pessoas que transitam pelas proximidades ou visitam o local é comum e natural. No meio digital, seria basicamente a mesma coisa, só que com um alcance muito maior, com base no comportamento daqueles que você define como seu público-alvo.

Além disso, a comunicação pelo marketing apresenta quatro aspectos que a diferenciam do método tradicional: a capacidade de viralizar, o alcance possível, o engajamento e a medição de resultados.

4- Maior interação e engajamento do público

O compartilhamento das informações na internet é algo que acontece o tempo inteiro. Essa prática possibilita que conteúdos de qualidade e divulgações do seu produto ou serviço seja visto por milhares de pessoas. Isso aumenta as chances de interação com potenciais clientes e faz com que sua marca aumente a visibilidade.

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5- Fortalecimento da marca e maior exposição

Ao realizar campanhas de marketing, você fortalece a sua marca, suas ações, seus produtos ou serviços. Tudo isso se torna habitual para os consumidores, por isso sua empresa fica mais conhecida.

Além disso, escolher o meio certo para realizar o marketing pode influenciar a decisão de compra dos consumidores. As redes sociais, por exemplo, é um canal em que a maioria das pessoas está presente, fortalecendo, de certa forma, a imagem da empresa e atraindo mais vendas.

 

Fonte: Blog AHA, Ideal MKT

 

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