A criação dos emojis mudou a forma como nos comunicamos nas redes sociais. As carinhas amarelas, de início, assumiram uma importância tão grande que, em inúmeras vezes, as palavras são substituídas por elas.
Esses pequenos símbolos, quando bem utilizados, impactam positivamente na comunicação e geram resultados positivos para marcas que os incluem em suas interações.
Na matéria de hoje, vamos entender o que são os emojis, porque as pessoas gostam tanto deles, quando e porquê usá-los. Continue a leitura!
Sumário
O que são os emojis?
Antes de qualquer coisa, é importante revisar o que é um emoji, cada uma dessas imagens tão usadas nos posts do Facebook, Twitter e tantas outras Redes Sociais.
Os emojis foram criados no final dos anos 90 pela empresa japonesa de comunicações NTT DoCoMo. A partir de então, seu uso só tem crescido, ao mesmo tempo em que se expandiu pelo mundo.
Além disso, os emojis não somente representam as emoções humanas e sim todos os tipos de situações. Isso inclui desde hospitais até pratos de espaguete, passando por famílias com filhos, extraterrestres e inclusive, condições meteorológicas.
A que se deve o sucesso dos emojis?
Os emojis são um elemento ideal de comunicação para esse momento onde o que mais importa é a imediatez, já que sabemos que uma imagem fala mais do que mil palavras.
Segundo Jeremy Burge, o fundador da Enciclopédia de Emojis Online: “Os emojis são a melhor forma de agregar personalidade a uma conversa netamente textual”.
De fato, muitas vezes, somente o texto não é suficiente para garantir um sentido e sentimento, evidente à mensagem.
Uma série de pesquisas revelou algo determinante: o cérebro humano reage aos emojis da mesma forma como se comporta frente aos rostos humanos de verdade.
Além disso, o Dr. Churches afirma que, desde a perspectiva da visão, os emojis são mais parecidos com os rostos humanos do que os emoticons. Por esse motivo, os emojis são muito mais pessoais em termos de impacto psicológico do que se fossem simplesmente considerados uma série de ícones visíveis em uma tela.
Sendo assim, os emojis:
- Encantam e divertem as pessoas;
- Amplificam o sentido de qualquer mensagem;
- Dizem muito mais do que “mil palavras” de uma vez (efeito de imediatez);
- Produzem no cérebro das pessoas o mesmo efeito de um rosto humano.
O impacto dos emojis no marketing de uma empresa
Usar emojis nas redes sociais causa uma interação humorada do cliente com a marca e cria-se, assim, um vínculo emocional. Por isso, fala-se tanto em conhecer a fundo o público-alvo, a fim de criar afinidade com os futuros clientes e trazer sentimentos para a escrita.
A partir dos emojis nas redes sociais, por exemplo, sejam lá quais forem, ícones de expressão facial, objetos, lugares, animais ou tipo de clima, é possível determinar o tom, a intenção, a emoção ou até mesmo, o contexto do que está sendo escrito.
Quando um cliente acompanha a empresa pelas redes sociais, cria-se uma expectativa de interação. Ele espera certos conteúdos e posicionamento da instituição. Interagir com a audiência é parte fundamental da estratégia de comunicação das marcas.
Para usar emojis nas redes sociais é importante respeitar os diferentes enfoques, públicos e assuntos abordados.
Atualmente existem diversos recursos para se comunicar nas redes sociais e no meio online como um todo. Tudo isso a fim de atender o que as marcas mais procuram: se diferenciar de uma máquina na hora de fazer o contato com o público.
Por fim, os emojis chegam para humanizar a conversa e tornar o texto mais leve e bem-humorado. Porém, não são apenas eles que fazem a diferença na comunicação. A forma como são utilizados também influencia nessa troca.
Emojis acrescentam emoção as mensagens
Pelo menos 70% das nossas interações pessoais derivam de sinais não-verbais. Existem emoções, frases e experiências humanas que não podem ser descritas com palavras.
Os emojis são a melhor forma de adicionar emoção a uma conversa puramente textual. Com emojis, você acrescenta à mensagem, de maneira simples e precisa, a ideia de sentimentos como alegria, preocupação, emoção, carinho e muitos mais.
Qual o momento certo para usar os emoji?
Bem, você entendeu que emoji nas redes sociais não se refere somente às carinhas amarelas, certo? Mas também é importante falarmos sobre elas.
Existem sim alguns cuidados que você deve tomar antes de sair por aí colocar sorrisos ou até mesmo carinhas com choro ou raiva.
O momento certo de usar emojis de carinhas precisa garantir que esse artifício de linguagem valorize a mensagem. Se usados de forma errada, podem passar uma mensagem distorcida e gerar um problema sério de comunicação para a empresa.
1- Quando não usar
- Assuntos sérios;
- Atendimento com cliente insatisfeito;
- Exagero de emojis;
- Referências inadequadas ao seu público.
2- Quando usar
- Assuntos leves ou divertidos;
- Atendimento do cliente satisfeito ou que não seja uma crítica tão insatisfeita (aqui vale o bom senso);
- Resposta a comentários com elogios;
- Informes internos que seja algo leve ou até mesmo um anúncio de promoção de algum colaborador;
- E por aí vai.
Os emojis no marketing precisam ser usados com moderação e com relação direta ao assunto, caso contrário, pode acabar gerando problemas.
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