Anteriormente mostramos o que faz uma marca ter sucesso! Agora veremos os tipos de conteúdo com maior popularidade nas redes sociais.

Não é novidade para ninguém que as mídias sociais revolucionaram a forma pela qual a empresa lida com seus clientes, estabelecendo um canal direto — e o melhor de tudo, gratuito! — com leads em potencial. No entanto, é preciso saber como controlar essas mídias, para que o investimento alcance os resultados desejados e, de fato, aprimore o relacionamento entre empresa e consumidor.

banner ebook

Para garantir a presença de sua marca nas redes mais populares, como Facebook, Twitter e LinkedIn, nada mais eficiente do que apostar em conteúdos de qualidade, ou seja, artigos, vídeos e imagens que têm grande potencial para serem compartilhados ou, quem sabe, se tornarem virais da internet.

Descubra nesse artigo quais os tipos de conteúdo mais populares nas redes sociais!

Artigos Sobre “Como fazer”

Títulos sucintos, claros e diretos no estilo “Como salvar seu saldo das taxas abusivas sem cair no cheque especial” chamam muito a atenção dos leitores. Por estarem próximos da realidade, esse tipo de conteúdo torna-se altamente popular devido ao seu caráter de utilidade pública — uma vez que introduz um problema e o passo a passo para se chegar a uma solução.

Listas

A maioria das pessoas adoram listas e tudo mais que permita colocar itens diversos em ordem. Por isso, posts com rankings nos títulos, como em “As 10 novidades do mercado tecnológico que você precisa conhecer agora” fazem tanto sucesso. Em posts com listas, o importante é oferecer inúmeros pontos de vista sobre um mesmo tópico, seguidos de breves conclusões, o que permite uma leitura rápida e ao mesmo tempo abrangente — totalmente apropriada para usuários de mídias sociais.

Artigos Sobre “O que”

Artigos que exploram a dimensão do “O que” nos títulos, como em “O que você ainda não sabe sobre Growth Hacks”, tendem a ser bastante compartilhados, pois ampliam informações sobre um tópico em específico, promovendo comparações ilustrativas, e de rápida compreensão, por internautas de qualquer perfil.

Artigos Sobre “Por quê?”

Posts cujos títulos começam com “Por que” tendem a atiçar a curiosidade do usuário, fazendo não só com que ele clique no artigo, como também compartilhe aquele conteúdo com seus amigos. Artigos com títulos como “Por que você deve contratar um seguro de vida” são capazes de despertar o interesse do público espontaneamente, oferecendo aos leitores argumentos diversos sobre o assunto.

Vídeos

No campo do entretenimento, vídeos são capazes de engajar mais ou menos leads conforme a qualidade do seu conteúdo dinâmico (esquetes, clipes, webinar, filmes, vlogs), principalmente no mercado mobile. Uma pesquisa da empresa E.Life, realizada em 2013, demonstrou que os brasileiros são os espectadores de vídeos online mais “ávidos” da web, tendo predileção por compartilhar conteúdos publicados em canais do YouTube. Outros campeões de compartilhamento no Brasil são as notícias e, é claro, as imagens.

Mas não basta apenas produzir posts, banners com lindas imagens e vídeos inventivos para atrair e nutrir sua audiência. É preciso conhecer a melhor forma de distribuí-los. A frequência ideal é de no máximo uma postagem por dia, para não cansar o leitor e nem permitir que ele se esqueça da sua empresa.

Outro detalhe a ser observado é o horário da postagem. Uma dica para saber a hora do dia em que a maior parte da sua audiência costumar ficar online é consultar as estatísticas da sua página, no Facebook Insights.

Storytelling

Storytelling nada mais é do que a arte de contar uma (boa) história. Essa ferramenta talvez seja tão antiga quanto a própria sociedade, porém, atualmente tornou-se essencial para planejar campanhas de marketing, apresentar relatórios e cases em reuniões, escrever um livro, enfim, para todas as atividades que pretendem convencer alguém ou um grupo de pessoas a respeito de uma ideia.

As histórias estimulam a curiosidade, chamam a atenção e criam identificação entre o contador e a plateia (ou a empresa e o seu público). No caso empresarial, especificamente, elas fazem um apelo emocional para estimular a conclusão de uma venda.

A boa notícia é que para ser um bom contador de histórias não é preciso necessariamente de talento e inspiração, pois existem técnicas para auxiliar em todo o processo, desde a concepção da história, criação dos personagens, velocidade da narrativa e formato de apresentação.

Conteúdos para Inspiração

Pense que cada cliente da sua marca é atingido todos os dias por centenas de tipos de conteúdo de marketing, que chegam através de diferentes canais de mídia digital e tradicional. Portando, para se destacar em meio a concorrência, é preciso se esforçar e desenvolver uma presença digital forte, capaz de disseminar informação útil, despertar identificação no consumidor e inspirá-lo.

Para isso, vale dar dicas de como o seu produto ou serviço vai facilitar a vida do cliente, como ele pode usá-lo ou associá-lo a outros produtos e serviços, e até mesmo contar curiosidades que não tem relação direta com o seu produto/serviço mas que está no universo de valores da sua empresa e do nicho onde você atua. Reflita um pouco e defina de que forma a sua marca pode gerar conteúdos que inspirem a sua audiência.

Conteúdos para Engajamento

O objetivo de todo conteúdo de marketing digital é gerar engajamento. Por que? Porque ele aumenta as possibilidades de venda e ao mesmo tempo amplia o potencial de novos clientes conhecerem a marca. De forma resumida, conteúdo que gera engajamento é aquele que leva as pessoas a tomarem atitudes, ou seja, a comentarem nas redes sociais da empresa, compartilharem posts, marcarem amigos, divulgarem serviços e produtos gratuitamente e, no final do funil de vendas, consumir.

Mas como fazer isso? O ponto principal é conhecer o seu público-alvo, entender os gostos e desejos desta audiência e testar muito! Pois este caminho é cheio de tentativas, falhas, acertos e mudanças. Não há um segredo absoluto e, cada canal, cada marca e cada produto tem seu próprio caminho para o sucesso.

Criação de Marca / Logotipo em Itajaí / SC

Para criar uma marca / logotipo para a sua empresa em Itajaí / SC, contrate a Suprema Propaganda, a melhor agência de publicidade e propaganda da região.

A Suprema Propaganda trabalha com processo otimizado que permite ofertar serviços com os melhores preços do mercado e ótimas condições de parcelamento e pagamento.

banner orcamento

Gostou dos nossos serviços? Então solicite já um orçamento sem compromisso clicando no botão abaixo:

Faça um orçamento

Abrir bate-papo
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem? Como podemos te ajudar?