Na última postagem mostramos o novo app do Whatsapp para micro e pequenas empresas no Brasil. Agora veremos os 7 pecados capitais do marketing.
Não é de hoje que vivemos na Era do Marketing. Mais do que ter um bom produto, ou oferecer o melhor serviço, é preciso que seu público saiba disso também! O caminho das pedras você já conhece: estudar o mercado, definir um público-alvo, construir uma marca e sua identidade visual, criar um site, atrair clientes e fazer de tudo para manter seu alto padrão de atendimento a todo momento.
Como dono de um negócio, entretanto, você sabe que não basta se manter atualizado, escolher os melhores fornecedores e ter sempre um sorriso no rosto. Existe todo um esforço de longo prazo, um verdadeiro trabalho de formiguinha, para que sua marca se estabeleça na mente da clientela. Dependendo do perfil do seu negócio e do tamanho do seu orçamento, seu plano de marketing pode incluir desde um plano de SEO para seu site, passando por newsletters e publicidade na internet, até anúncios em grandes veículos de comunicação.
Realmente, é um longo caminho a ser percorrido, e muitas vezes parece que nos cansamos ao longo da jornada e buscamos atalhos. Mas esses momentos de deslize podem custar muito caro no futuro, e devemos resistir, manter a cabeça erguida e não nos dobrar à tentação do conforto e da facilidade. Conheça abaixo os 7 pecados capitais do marketing, e o que fazer para evitar cometê-los:
Sumário
Preguiça
“Vamos fazer o mesmo que fizemos ano passado e deu super certo”
É o velho ditado que diz que em time que está ganhando não se mexe. Mas a verdade é que não há time que continue ganhando para sempre, não é mesmo? Você pode ter a melhor confeitaria do bairro, premiada pelo jornal local há vários anos consecutivos, e ainda assim inúmeros fatores podem alterar este cenário. É preciso estar atento a estes movimentos, para agir de forma antecipada, e não apenas reagir.
A gente sabe que você fez uma campanha super legal para o Dia das Mães 2017, que emocionou seu público e deu um baita impulso nas receitas do mês de maio. E o bicho-preguiça que existe dentro do nosso cérebro logo pensa que é preferível optar pelo plano que já funcionou uma vez. Mas seu público conhece os truques da publicidade, ele é exposto a ela o dia inteiro, em todas as mídias possíveis, e logo perceberá uma ideia reaproveitada!
Inveja
“Você viu o que os concorrentes fizeram?”
Imaginemos um cenário hipotético em que você é o responsável pela campanha de lançamento de uma nova marca de refrigerante. Após muitas reuniões com sua equipe, vocês decidem filmar um comercial com um urso polar. Pois é. Eu sei. Já existe uma marca nesse ramo usando ursos polares, e eles são bem famosos.
Nem precisamos mencionar o possível problema jurídico que pode surgir. Apenas tente colocar-se no lugar do consumidor, que vai imediatamente identificar sua marca como uma cópia (ou ainda pior: uma tentativa de cópia) da outra empresa. Em um mercado competitivo, é importante apresentar seu diferencial – e isso inclui a identidade da sua marca.
Ganância
“Ambas as ideias são boas, mas vamos escolher essa aqui que vai render mais Likes”
Se você tem um escritório de advogados, pode resolver fazer um ensaio fotográfico com filhotes de cães e gatos, fantasiados de advogados e juízes, com gravatas, pastas e outros figurinos? Poder, você até pode. Mas não deve. As fotos vão viralizar, e seu nome rodará a internet mundial, mas será que surgirão mais clientes interessados em seus serviços jurídicos?
Todo material publicitário produzido para sua empresa deve ter dois objetivos principais, que no fundo são o mesmo: estabelecer sua marca e atrair mais negócios. É claro que nos sentimos lisonjeados quando publicamos um bom conteúdo, compartilhado infinitamente nas redes sociais e super elogiado pelos influenciadores digitais. Entretanto, se toda essa atenção não se refletir em vendas, seu esforço terá sido em vão. Seu sucesso não pode ser medido apenas através de sua performance nas redes sociais, mas da forma como sua marca é encarada no mercado e do ritmo de crescimento de sua taxa de conversão.
Gula
“Prefiro essa campanha que inclui um ensaio fotográfico em Paris”
Nada contra Paris. E também não há problema algum em reservar um bom hotel para sua equipe – uma cama confortável deixará o profissional mais descansado e mais disposto a render ao máximo no dia seguinte. Mas jamais perca o foco principal da campanha: sua marca. O local das filmagens e até mesmo as celebridades contratadas (por que não?) devem estar em perfeita harmonia com com a imagem que sua empresa deseja transmitir.
Usamos o exemplo de Paris por ser a referência máxima da elegância, mas você pode aplicá-lo a qualquer situação. Uma vez definido o conceito criativo da campanha, busque as melhores opções dentro do seu orçamento. Mas dê prioridade à funcionalidade, e não ao glamour. Pense que uma campanha bem planejada gerará mais negócios, e indiretamente possibilitará que você finalmente faça aquela viagem a Paris – mas dessa vez de férias!
Luxúria
“Vamos colocar nossa marca em todos os lugares”
Esse é o pecado da empolgação. Assim como você está procurando formas de expor sua marca, há outros negócios – revistas de bairro e feiras de negócios, entre outros – que precisam atrair marcas para viabilizar suas publicações e eventos. Cada proposta será apresentada como uma oportunidade única de exposição, às vezes gratuita ou com um custo irrisório se comparado ao potencial de retorno.
Nestes momentos, é importante respirar fundo e refletir se a exposição oferecida será benéfica à imagem da sua marca. Qual é o público que o evento em questão deseja atrair? Quem são os leitores da revista do seu bairro? Junto a quais outras marcas estarei colocando meu nome? Conseguiria mais negócios investindo esse dinheiro em outro lugar? As respostas a estas perguntas devem guiar sua tomada de decisão, e mesmo uma reação neutra, como “porque não?” ou “prejudicial não deve ser” já deve ser interpretada como um alerta!
Ira
“Vamos mandar essa newsletter para o maior número possível de pessoas”
E assim nasceu o spam. Pense comigo: para cada anúncio que você paga em outra mídia – da televisão ao outdoor, passando pelo Facebook e pelo Google – você leva em consideração o perfil do público-alvo. Mas quando falamos em emails, sentimos um impulso quase selvagem de expandir nossa lista de destinatários com todos os endereços que temos armazenados em nossos contatos.
Esse é um pecado fácil de cometer, pois o envio de emails é um canal mais barato se comparado às demais mídias – em realidade, seu custo é baixíssimo e às vezes sequer há custo. Porém, você não deve encarar esta decisão baseando-se apenas em custos, pois a perda de leitores é um custo altíssimo e muitas vezes ignorado – a ser pago pela reputação de sua newsletter! Antes de cada envio, pense em quem se interessará pelo conteúdo que você preparou, e selecione a lista de destinatários de forma adequada. Você se surpreenderá com as taxas de abertura e cliques de uma newsletter bem planejada!
Orgulho
“Minha ideia é muito boa, as críticas são apenas inveja”
É completamente compreensível. Sua ideia – seja ela uma campanha publicitária, o logo da sua empresa ou até mesmo o letreiro da loja – é fruto de horas de estudos, análises, tentativas e erros. É como um filho. Você acompanhou todo o seu processo, desde o nascimento, passando pelo difícil período de maturidade, até estar pronto para encarar o mundo.
Este apego é natural, mas também é perigoso. Lembre-se sempre de que não é você quem vai consumir seu produto ou serviço. Buscar feedback é importantíssimo, principalmente de potenciais clientes e consumidores, e de pessoas que não acompanham seu trabalho de perto. Ouça as críticas com atenção e reflita sobre possíveis adaptações que atendam aos pedidos pertinentes.
Fonte: Wix
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