Você já ouviu falar em marketing turístico? Bom, ele tem tudo a ver com o Brasil, porque o país tem no turismo um dos pontos altos de sua economia. Mas nem sempre é fácil achar estratégias de marketing para turismo

 

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É preciso detectar as necessidades e demandas específicas do setor: roteiros mais adequados ou imagens e conteúdos para prover experiências mais valorosas para o público do negócio, por exemplo.

 

O que é marketing turístico?

 

Marketing turístico é uma estratégia que compreende a junção de dois conceitos: marketing e turismo. Ou seja, um tipo de marketing direcionado a conhecer os desejos, os interesses e as necessidades do turista para atendê-lo com ofertas e soluções nessa área.

 

Uma forma de oferecer a melhor experiência possível para o viajante, de satisfazer seus desejos e, assim, construir uma relação de trocas.

 

Principais estratégias de marketing turístico

 

Com o aumento da concorrência no setor de viagens e turismo, o desafio das empresas se torna diferenciar a oferta para atrair público qualificado. O que nem todas sabem é que existem estratégias capazes de aumentar as conversões e as vendas. 

 

Nós vamos te ajudar com algumas das principais estratégias: 

 

1- Vídeo Marketing

 

O conteúdo multimídia audiovisual vende quase por si só e é uma maneira “nova” de comunicar que, se você aplicá-lo, os viajantes podem estar totalmente convencidos. E eu digo “novo” porque o vídeo é de muitos anos, mas nunca houve tantos pontos de contato disponíveis para poder mostrar o conteúdo. 

 

Os vídeos no Facebook e Instagram, por exemplo, podem dobrar o engajamento e alcançar o viajante que ainda não sabe para onde viajar.

 

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Marketing Para Turismo

 

2- Redes Sociais

 

Os perfis das empresas nas redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo, são pontos essenciais de contato para a estratégia de turismo de qualquer negócio. As redes sociais são um dos pontos de contato com os usuários mais influentes e, ao mesmo tempo, geram mais engajamento. Mais de 90% dos potenciais clientes estão em redes sociais, uma grande oportunidade.

 

É muito importante escolher a plataforma mais adequada às necessidades de cada negócio. Não fique de fora do Instagram, que está se tornando o canal preferido do e-commerce de hotéis para o público-alvo interessante que está nessa rede social.

 

Criar campanhas publicitárias pode ser muito útil para afetar a decisão de compra de um viajante. 

 

3- Marketing experimental e emocional

 

Os usuários não mais buscam apenas um quarto e certos serviços quando pensam em viajar, eles procuram experiências para fazer coisas diferentes de sua rotina, enriquecer sua mente e viver outras emoções para fazer seus amigos, conhecidos e membros da família participarem.

 

Para atender a essas novas necessidades,  é importante despertar o seu interesse na contratação  de serviços apontando que o produto possui uma experiência inesquecível.

 

4- Crie um aplicativo mobile

 

A cada segundo, acontecem mais e mais pesquisas na internet através de dispositivos móveis. Muitas delas incluem a busca por viagens, voos e hotéis.

 

Somando a isso, o fato de que já faz tempo que o celular se tornou o principal meio de acesso à internet, é preciso aproveitar as oportunidades do mobile. Pense comigo: se a pesquisa do turista começa pelo celular, nada mais justo e inteligente do que oferecer ajuda para ele logo ali.

 

Para fazer isso, algumas boas dicas são criar um aplicativo mobile para facilitar a experiência dele com a sua empresa de turismo. E, claro, tornar seu site responsivo, caso ainda não seja.

 

Fonte: Neil Patel, IEBS

 

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