Recentemente vimos os benefícios de se contratar uma consultoria de marketing para a sua empresa. Agora veremos o que são os influenciadores digitais e se devo utilizar para promover meu negócio.
Marketing de influência é a oportunidade de ter um influenciador digital, alguém com autoridade, comercializando seu negócio.
O influenciador promove sua marca, aumenta sua exposição ao público e, por fim, ajuda a vender mais produtos (ou conquistar novos clientes).
A promoção de um influenciador digital geralmente é criada inteiramente por eles (na maioria das vezes) ou com a sua ajuda, e o conteúdo pode estar na forma de:
- Postagem de mídia social
- Postagem no blog
- Vídeo
- Estudo de caso
- Testemunho
Independentemente do setor em que você está, esse tipo de estratégia de marketing é extremamente eficaz.
Qualquer indústria pode tentar essa estratégia de marketing simplesmente porque há sempre figuras de autoridade representadas por todos os setores.
Até mesmo os encanadores têm sua própria lista dos encanadores mais famosos.
Quando as pessoas pensam em marketing de influência, muitas vezes pensam em uma Kardashian postando uma foto no Instagram delas segurando um produto.
Sim, esse é um tipo de marketing de influência, mas existem outros tipos e outros um pouco mais realistas para nós, pessoas comuns, se você puder.
Sumário
Influenciador Digital: o que é?
Segundo o Wikipédia: “Influenciadores digitais são pessoas, personagens ou grupos que se popularizam em redes sociais como YouTube, Instagram, Snapchat, Twitter, Facebook, Tumblr e várias outras mídias sociais.
Esses influenciadores são pessoas que criam conteúdo para a internet e acabam gerando um público massivo que acompanha cada uma de suas postagens, eventualmente compartilham com outras pessoas e alguns até idolatram estes influencers.“
Tipos de Influenciadores Digitais
Existem vários tipos de influenciadores que se diferenciam de acordo com o conteúdo produzido
- A celebridade – Contém um público maior que a média.
- A autoridade – Possui opinião forte.
- O conector – Conecta pontos e cria links;
- A marca pessoal – Aquele que o nome é uma espécie de marca;
- O analista – Formula e comunica ideias credíveis;
- O ativista – Mais envolvido com mobilizações;
- O expert – Especializado em uma área;
- O insider – Respeitado e bastante envolvido no meio;
- O disruptivo – Promove debates;
- O jornalista – Compromissado com a divulgação de informações ou notícias.
Existe também uma diferença entre influenciadores digitais e web celebridades momentâneas, pois os influenciadores se mantêm na mídia e continuam produzindo conteúdos.
Você não precisa necessariamente ter uma celebridade falando de seu produto ou serviços para ser bem-sucedido no marketing de influenciadores, especialmente porque 30% dos consumidores têm maior probabilidade de comprar um produto recomendado por um blogueiro que não seja de celebridades.
Vamos nos aprofundar no âmago da questão do marketing de influência e descobrir esses outros tipos e como você pode começar a desenvolver sua estratégia de influência para você ou seu negócio.
Este guia vai quebrar todos os fundamentos do marketing de influenciadores, ajudando você a entender melhor por que, como, quando e onde você deve tentar o marketing de influenciadores como uma estratégia.
Por que Todos Nós Precisamos de Marketing de Influência e Como Podemos Usá-lo?
Um estudo de 2016 da TapInfluence e da Nielsen Catalina Solutions revelou que o marketing de influência gera 11 vezes o ROI do marketing digital tradicional.
Deixe-me redigitar e em negrito para você, porque é fácil ler os números.
11 vezes o ROI!
Se você usa apenas o marketing digital tradicional (SEO, PPC, mídia social etc.), você está claramente perdendo uma grande oportunidade de aumentar seu ROI.
E pra você que não sabe o que significa ROI: “ROI é a sigla em inglês para Return on Investment, que em português significa “Retorno sobre Investimento”. ROI é a relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento, e o montante de dinheiro investido, Este é um termo muito usado em publicidade online.”
Não importa se você é uma marca, empresa ou profissional liberal – todos podem se beneficiar do marketing de influência.
Não acredita em mim? Você deveria.
O marketing de influência não está “fora do seu alcance”. Veja o por quê.
Quantos Clientes Sua Empresa Possui?
Este número de clientes são as novas oportunidades de influência que sua empresa tem.
As empresas têm a capacidade de usar seus próprios clientes, os que gostam e gostam deles, para ajudar a promover sua empresa.
Pense nisso como receber uma referência. Se alguém gosta de trabalhar com você e o negócio ao lado pergunta como eles obtiveram tanto sucesso, eles vão falar para a empresa vizinha sobre sua empresa e como você os ajudou.
Estudos de Caso e Novos Conteúdos
Capitalize esse processo e peça aos seus clientes depoimentos em vídeo ou texto, faça parte de seu programa de indicação (crie um) e se você pode usar os resultados deles para estudos de caso.
Exemplos de estudos de caso:
- Case: Como ajudamos a aumentar em 50% o faturamento e alugar mais de 200 veículos em apenas 30 dias
- Case: Como geramos mais de 1000 clientes em apenas 45 dias
Se você realmente conseguiu impactar positivamente um cliente, é altamente provável que ele aprove a história de como você o levou do ponto A ao ponto B.
Reúna uma dúzia de estudos de caso diferentes de seus clientes atuais e antigos para publicar em seu site, nas páginas sociais, nos boletins informativos por e-mail e nos anúncios. Este não é apenas um conteúdo adicional, mas sim o conteúdo que seus clientes atuais e novos irão apreciar.
Você também pode transformar o estudo de caso em um PDF muito pequeno e compartilhá-lo com o cliente do estudo de caso para que ele compartilhe entre seus colegas.
Se você realmente ajudou a alcançar as metas, eles vão adorar o PDF com gráficos e números impressionantes para compartilhar com outros proprietários de empresas.
Avaliação de Produtos
Outra maneira de utilizar seus clientes para marketing de influência é pedir a eles que testem um novo produto.
Se eles são grandes clientes, é apropriado informar que sua empresa está tentando evoluir e que deseja testar uma nova estratégia ou produto com eles.
Se as coisas derem certo com o teste, show! Você adicionou outra seção ao contrato e tem um novo serviço ou produto para cobrar.
Se as coisas não funcionarem, você obtém um feedback ótimo e honesto do cliente e sabe como consertar ou descartar o novo serviço ou produto.
Marcas
Uma das maiores maneiras de ver como as marcas utilizam o marketing de influência é quando elas se associam a outras marcas.
Antes de me aprofundar muito nisso, porém, quero esclarecer que as marcas são grandes empresas, como a Red Bull e a Coca-Cola, mas também são marcas individuais, como as estrelas famosas do Instagram e as celebridades do YouTube.
Agora, de volta para as marcas e toda a ideia de marketing com influenciadores. As marcas farão parcerias em campanhas para ajudar a ampliar o público com marketing de influência.
O nível de influência aqui é como você capitaliza o novo público. Seja estratégico em quem você se aproxima e peça parceria para uma nova campanha de influência.
A parceria com a marca errada refletirá profundamente sua reputação e, possivelmente, a arruinará. Se alguma celebridade do YouTube quiser fazer parceria com Logan Paul, agora não é um bom momento.
A parceria da Red Bull com a Coca-Cola para uma nova campanha de conteúdo também não seria a melhor das ideias. Por um lado, a Red Bull está fortemente envolvida no mundo dos esportes radicais de ação.
Mas, eles escolheram esse ângulo devido ao seu produto real, uma bebida energética chamada Red Bull que essencialmente “dá asas a você” para ser extrema.
Claro, os atletas da Red Bull poderiam fazer uma manobra legal andando de bicicleta de montanha pela beirada da montanha segurando uma lata de Coca-Cola e uma lata de Red Bull, mas qual seria o objetivo? Não faria sentido, porque tecnicamente os dois podem ser vistos como concorrentes. Ambos são fabricantes de bebidas em movimento.
Em vez disso, a Red Bull poderia fazer parceria com a Nike e fazer uma campanha de conteúdo com a nova linha de roupas da Nike, a bebida energética da Red Bull e esportes de verão.
Empresas
Podemos reconhecer mais comumente marketing de influência quando as empresas o fazem. Este é o exemplo de um produto de branqueamento de dentes apresentado em uma conta no Instagram da Kardashian.
No entanto, as empresas não precisam ir ao ponto de Kardashian para fazer com que o marketing de influência funcione para elas.
Se o seu negócio fabrica tubulações para o setor de encanamento, encaminhe-se para a lista dos encanadores mais famosos e comece a procurar. Fazer divulgação é uma grande parte do marketing de influenciadores.
É quase como colocar um chapéu de relações públicas / jornalista por um segundo enquanto você tenta diminuir a influência de seus influenciadores.
Depois de encontrar um influenciador que tenha concordado em ajudar a promover seu produto, não pare por aí. Quanto mais influenciadores você tiver, mais exposição de marca você terá, além de confiança.
Se um dos canalizadores mais famosos usa seus canos para reparos, a palavra vai dar a volta. Outros encanadores vão confiar no famoso encanador e seguir seus passos para comprar e usar apenas seus canos.
Quando Pagar Um Influenciador Digital?
Na maioria das vezes, você não precisa pagar um influenciador. As amostras do produto que você está pedindo para promover, descontos ou serviços gratuitos geralmente são suficientes.
Onde isso muda e se torna uma estratégia mais cara é quando você escolhe quem é o influenciador.
Quanto maior o influenciador, mais eles vão querer.
Se você está buscando esse tipo de exposição da Kardashian, precisará abrir a carteira. E o cartão de crédito. E, possivelmente, sua casa.
Influenciadores Digitais que Custam Muito
Se você é uma marca, ou empresa que tem metas como um tipo de exposição da Kardashian e o orçamento correspondente, então, por todos os meios, procure seus advogados e comece a preparar contratos para quando você bloquear esses influenciadores.
Certifique-se de que seus contratos estabeleçam claramente as expectativas do influenciador. Se você quiser que eles executem o conteúdo antes de publicá-lo, especifique isso no contrato. Se você quiser que o influenciador apenas promova seus tubos de encanamento e não trabalhe com outras empresas de tubos, indique-o no contrato.
Influenciadores Digitais de Pouco ou Custo Zero
Para o resto de nós, concentre-se nos influenciadores “livres”. São pessoas que já estão investindo muito do seu próprio tempo promovendo sua marca porque amam seu produto ou amam o que você faz.
Veja que tipo de menções sua marca/empresa está atraindo on-line e siga a conversa. Você descobrirá rapidamente quem está falando mais sobre você.
Então, olhe para os seguidores desta pessoa. Se eles tiverem um acompanhamento saudável, veja se ele estaria interessado em fazer uma parceria com você em uma campanha de influência.
Não pare de ler, eu sei que há aqueles momentos que você pode estar rolando os olhos gritando: “NINGUÉM MENCIONA MINHA MARCA!“
Não se preocupe. Eu também tenho uma solução para você.
Olhe para os seus grandes concorrentes. Pense nos Red Bulls e Coca-Colas da sua indústria.
Veja que tipo de menções eles estão recebendo e de quem. Estenda a mão para estes influenciadores digitais e afaste-se.
Você nunca sabe quem vai dizer sim a menos que você pergunte.
Além disso, eles podem não querer tanto quanto você pensa ou mesmo estar disposto a promover gratuitamente depois de conhecer mais sobre você e sua empresa.
A Sprout Social revelou em uma pesquisa que 74% dos consumidores dependem das suas redes sociais para orientar suas decisões de compra.
“As plataformas mais eficazes em termos de mobilização dos consumidores para falar sobre produtos são o Facebook, com 86%, seguido pelo Twitter, com 65%, blogs e resenhas estão empatados em 55% e os vídeos, em 50%.
Não só você deve ter uma presença social nessas plataformas, mas você deve se certificar de monitorar de perto as menções de sua marca ou produtos.“
Por isso é necessário que sua empresa esteja preparada e orientada para o “novo” consumidor, que irá buscar informações na internet e precisa encontrá-las em canais confiáveis e influentes.
Uma quantidade cada vez maior de pessoas recorre aos influenciadores digitais na hora da tomada de decisões de compra e serviços, acima de qualquer publicidade.
É fundamental que uma empresa saiba usar a credibilidade e reputação de canais na internet a seu favor.
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