Na última postagem mostramos que 95% dos brasileiros acessam a internet enquanto assistem à televisão. Dessa vez, veremos os benefícios de se contratar uma consultoria de marketing para a sua empresa.

Se a Internet revolucionou o cotidiano das pessoas, também fez mudanças profundas nas relações com as marcas. As possibilidades de alcançar o público certo nunca foram tão altas. Mas ainda assim, essa facilidade requer conhecimento em Marketing Digital.

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Muitos profissionais acham que detêm informações suficientes, porém, não conseguem resultados satisfatórios. É aí que entra a necessidade de uma consultoria de Marketing Digital.

Mas, afinal, do que se trata esse trabalho? A consultoria pode consistir em um único profissional ou em uma equipe especializada que vai analisar profundamente a sua empresa para sugerir melhorias e ajudar a elaborar uma estratégia que atenda aos propósitos das metas.

Na prática, a presença digital da sua marca será analisada, assim como os resultados de ações promovidas. Dessa forma será possível identificar quais métricas, indicadores e outros pontos podem ser melhorados. As vantagens que a consultoria trará para o seu negócio são imensas. Vamos conhecer algumas?

1. Diagnóstico de Visão Geral do Negócio

Mesmo sendo o gestor da empresa, existem detalhes que somente uma consultoria de Marketing Digital pode revelar a você. Por exemplo, quais as palavras-chave que mais guiam uma pessoa até o seu site? Quanto tempo um usuário passa navegando no seu conteúdo? Os seus leads são qualificados da maneira correta? Uma análise detalhada feita por um profissional pode fornecer essas respostas.

A Internet pode prover todos os dados que você precisa para entender o seu negócio. No entanto, é preciso saber interpretar essas informações e aplicá-las em uma estratégia efetiva. Nem todos os números fornecidos em relatórios emitidos pelos softwares podem ajudá-lo. Afinal, se você não souber o que eles representam, a quantidade maciça de dados pode mais atrapalhar do que ajudar.

Além disso, o profissional de Marketing também vai proporcionar um levantamento mais detalhado da sua concorrência, cenário do mercado e perfil do público-alvo. Com isso, será possível elaborar uma estratégia que pode ser trabalhada não somente nesse setor, mas em outros como o de vendas, por exemplo.

2. Investimento que Garante Resultados

Esse é um ponto que definitivamente vai chamar sua atenção. Contratar uma consultoria de Marketing Digital não é um gasto, mas sim um investimento com garantia de retorno. Isso porque o consultor precisa provar a eficácia do próprio trabalho. Portanto, ele se empenhará totalmente no que pode ser melhorado na sua empresa.

Contratar uma consultoria de Marketing Digital representa um amadurecimento do olhar da sua empresa. Pode ser que você já possua uma equipe voltada para o Marketing, mas contratar uma consultoria mostra que você quer aprimorar esse setor. E a melhor maneira de conseguir isso é contratando um profissional especializado!

Claro que o trabalho do consultor é apontar o que pode ser melhorado e como isso irá acontecer. Porém, se a cultura da empresa não abraçar essas sugestões, o investimento realmente não terá retorno. Você pagou por esse trabalho, então é preciso aplicar o que foi sugerido para enxergar as mudanças!

3. Trabalho que Otimiza a Sua Equipe

Uma das vantagens em contratar uma consultoria de Marketing Digital é poder contar com um trabalho especializado. Isso vai além de simplesmente ter alguém de fora com muito conhecimento sobre determinada área. Essa especialidade pode ajudar a acelerar as mudanças de Marketing dentro da sua empresa, podendo ser observado em duas situações:

Para implantar um setor de Marketing na sua empresa

Começar do zero pode ser difícil, ainda mais sem referências em um mercado tão vasto. Em vez de inaugurar um setor somente voltado para o Marketing tradicional, por que não inserir a cultura digital desde o início?

A consultoria pode dizer quais funções deverão existir, como funcionará o fluxo de trabalho e o que esperar dos profissionais contratados. A consultoria de Marketing Digital pode até indicar agências de comunicação, se isso for o melhor para a sua empresa. Assim, você não perderá tempo testando o que melhor funciona.

Para ajudar a equipe de Marketing que já existe

Como já falamos, chamar um consultor mostra que você quer melhorar o potencial da sua equipe. Mesmo que você já tenha bons colaboradores, a visão de um profissional especializado vai focar em detalhes que podem ter passado despercebidos e ainda mostrar inovações no mercado.

Além disso, o Marketing tradicional pode ter dificuldade em se adaptar ao Marketing Digital, o que tornará a consultoria ainda mais útil. A inovação do Business Intelligence, a escolha de influenciadores digitais para divulgar a sua marca e as métricas em e-commerce são exemplos de assuntos especializados que podem ser explorados.

4. Maior Competitividade no Mercado

Agora que a sua equipe de Marketing já sabe como otimizar os resultados e em quais estratégias investir, é só questão de tempo para você se destacar no mercado. Empresas que não buscam novas formas de se aprimorar são superadas pela concorrência.

O público está mais exigente, mais informado e com mais opções. É preciso aproveitar o que a tecnologia pode oferecer para gerar mais vendas e proporcionar uma melhor experiência ao cliente.

Os seus concorrentes sabem disso tanto quanto você. Portanto, ao investir em uma consultoria de Marketing Digital, você descobre como alcançar potenciais clientes de forma eficaz e dispara na frente da concorrência. E o melhor: ao fazer o benchmarking, você sabe exatamente os seus pontos positivos em relação às empresas rivais.

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Ficou animado para ver os resultados em ação? Antes de contratar a consultoria, procure se informar sobre as referências, portfólio e experiência dos profissionais. É importante, também, elaborar metas compatíveis com os produtos da sua empresa.

Não adianta idealizar um cenário que não pode ser alcançado no momento. Até porque, se o consultor for guiado por uma expectativa não tão realista, o seu trabalho poderá ser prejudicado e você sentirá que foi perda de tempo.

É essencial alinhar as expectativas de acordo com a realidade com o profissional ou a equipe especializada. E, claro, estar aberto a mudanças. Não tenha receio de reconhecer algum erro que possa ser apontado e confie no que a consultoria vai fazer. Se existir confiança para executar as ações propostas, os resultados poderão ser facilmente alcançados!

Fonte: Exame

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