Durante muito tempo o e-mail marketing foi considerado como uma estratégia pouco funcional ou que não entregava os resultados compatíveis com a expectativa do cliente e por muito tempo ganhou a fama de sinônimo de spam e comunicações intrusivas.
Porém, graças aos avanços tecnológicos e de automatização, o e-mail marketing se tornou a melhor maneira de entregar as mensagens certas, para as pessoas certas, na hora certa. Pensando nisso, nós viemos esclarecer alguns pontos acerca do e-mail marketing e seu uso. Acompanhe!
Sumário
O que é E-mail Marketing?
O e-mail marketing é uma estratégia que uniu o email com marketing digital com o objetivo de criar e manter o relacionamento com clientes, gerando mais resultados nas vendas e melhorando a retenção.
Diferentemente do que as pessoas acreditam, o e-mail marketing visa chegar até os interessados com informação, serviço ou produto que se deseja oferecer. Assim, você pode enviar mensagens que estejam de acordo com o estágio de cada pessoa no funil de vendas.
E uma de suas características mais importantes é a possibilidade de cancelamento de recebimento dos e-mails, que é uma forma de respeitar o seu público.
Benefícios do uso do E-mail Marketing
O e-mail marketing é uma das mais poderosas ferramentas para captar leads e é uma ótima estratégia para o E-commerce. Além disso, ele também oferece outras vantagens, a exemplo:
- Aumento do alcance;
- Segmentação do seu público;
- Comunicação personalizada;
- Automação da comunicação;
- Facilidade na análise de dados;
- Realização de testes A/B;
- Aumento das Vendas;
- Fidelização do cliente.
Importância do E-mail Marketing no E-commerce
Apesar de as redes sociais terem crescido consideravelmente, o e-mail marketing ainda é uma das maiores ferramentas para retenção de clientes pois, através dele você consegue direcionar as mensagens conforme a etapa que o possível cliente está em seu funil de vendas. Além disso, com a automação, o e-mail marketing será uma forma de lembrá-los que você oferece muito mais que apenas produtos ou serviços, ajudando-o a criar um laço de confiança entre sua empresa e seu público.
Quando se tem um e-commerce e quer aumentar seu público-alvo, investir no e-mail marketing pode ser a solução. Apesar de demandar um pouco mais de conhecimento e tempo, ele pode ser extremamente útil e eficiente para aumentar suas vendas e o tráfego em suas redes sociais.
Por que utilizar o E-mail Marketing?
GRANDE ALCANCE
Nosso endereço de email concentra todas as ações que fazemos em outros canais. Toda vez que criamos um login em qualquer site, por exemplo, utilizamos o endereço de email. Assim, ele é uma parte essencial das atividades de um usuário na Internet.
ALCANCE PREVISÍVEL
Quando uma empresa faz um post em uma rede social, como o Facebook, nem todas as pessoas que seguem sua página verão sua mensagem. Isso ocorre devido a algoritmos que determinam quais mensagens são mais relevantes para cada usuário.
Por essa razão, o alcance de posts em redes sociais não é previsível. Ou seja, você não tem controle de quantas pessoas realmente visualizarão seu post.
Já no email marketing, o mesmo não acontece. Uma das grandes vantagens desse canal é seu alcance previsível. Isso significa que se você selecionar 100 endereços de email para enviar sua mensagem, todos os 100 receberão seu email na caixa de entrada (a não ser que haja algum problema técnico, mas trataremos desse assunto mais para frente).
FORMATO FLEXÍVEL
O email é a tela em branco que todo profissional de marketing digital procura. Mensagens enviadas por email não têm limites de caracteres, podem conter imagens e até GIFs.
Um email pode ser feito com templates e incluir elementos gráficos, ou pode conter apenas texto, como se você estivesse escrevendo mensagens pessoais para todos os seus contatos.
Por meio dele, você pode comunicar mensagens curtas, incluir diversos links para páginas da web, ou contar uma história longa. Portanto, o email pode ter o formato de que você desejar!
Obviamente, existem boas práticas a serem seguidas na hora de escrever e fazer o layout de um email. Mas abordaremos esse assunto um pouco mais pra frente!
ALTO RETORNO FINANCEIRO
Para começar uma estratégia de email marketing, você precisa de apenas 3 ingredientes: um domínio, uma ferramenta de email marketing e uma pessoa para executar a estratégia.
Escolher uma boa ferramenta de email marketing é essencial. Existem diversas opções no mercado que atendem a todos os níveis de necessidade, incluindo ferramentas gratuitas.
Independentemente da ferramenta que você escolher, o investimento não será muito alto. Por isso, o email é o canal de marketing digital que apresenta melhor retorno financeiro — você não precisa investir muito inicialmente, e tem a possibilidade de gerar um grande volume de receita.
Quebrando tabus
O email marketing é uma das melhores ferramentas dentro do e-commerce, mesmo no tempo em que as redes sociais dominam a comunicação online entre as pessoas.
O email marketing é a melhor forma para as ações em massa, podendo enviar ofertas para potenciais clientes que estão atrás de produtos e ofertas especiais.
A ferramenta também é uma das melhores armas para diminuir a taxa de carrinho abandonado, na sua loja virtual. Com a possibilidade de enviar emails segmentados e personalizados, é possível impactar muito mais o consumidor que deixou algum produto no seu carrinho e não finalizou a sua compra.
Para mais informações e dicas, acesse o nosso site ou nos siga nas redes sociais: https://supremapropaganda.com.br/
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