O funil de venda é um termo que nasceu no marketing digital, que tem o objetivo de trazer os clientes “quentes” para a compra de um produto final. Na matéria de hoje preparamos algumas dicas incríveis para você aderir e ter um funil de vendas otimizado.
A otimização desse processo pode ter um grandioso resultado final, pois fazer uma captação de leads quentes e prontos para o fechamento do negócio, evita custos adicionais e vendas mais certeiras.
Nos acompanhe na matéria desta semana, e descubra como fazer a otimização do seu funil de vendas. Confira!
Sumário
Afinal de contas, o que é um funil de vendas?
A princípio, o funil de vendas é um modelo estratégico para desenhar as fases de negociação. Sendo assim, abrangendo desde o primeiro contato com o cliente, até a consumação da negociação.
Contudo, o funil de vendas possui esse nome justamente por seu processo se assemelhar a o desenho de um funil, onde existe uma borda mais larga, e vai se estreitando até que o que esteja dentro do funil saia.
Dessa forma, sabemos que cada etapa do funil serve para aproximar o Lead da compra, no caso, também podemos chamar esse lead com uma temperatura, o funil filtra os leads, separa os quentes dos frios.
Agora vamos ver algumas dicas importantes para a otimização e resultados do funil de vendas. Nos acompanhe!
Pesquisa de mercado e o modelo de funil de vendas otimizado
De antemão, muitas pessoas subestimam o poder da pesquisa de mercado, que é a base essencial para um funil de vendas eficaz. Todavia, é de extrema importância entender quais são as demandas do consumidor.
Apesar disso, o mais importante do que isso é saber como a concorrência se organiza para atender essas demandas. Assim sendo, é possível criar um funil de vendas mais preciso e com visão ampla do mercado.
Portanto, a pesquisa de mercado, não é a cópia de modelos estabelecidos, sendo assim, a pesquisa serve para compreender a maneira como terceiros têm lidados com as questões similares a sua.
Os testes a/b para um modelo de funil de vendas otimizado
Primeiramente, esta é uma etapa essencial para a otimização do sistema de funil de vendas, esse trabalho de testes deve ser orientado pela tentativa e erro, dessa maneira, encontrando modelos certeiros em cada processo.
Em outras palavras, recomendamos a realização de testes A/B para entender e experimentar diferentes estratégias, identificando qual retorno é mais viável. Contudo, os tipos de testes se adaptam a estratégia de marketing que a empresa utiliza.
Análise dos resultados para um modelo de funil de vendas otimizado
Acima de tudo, a estratégia de marketing só é eficaz se estiver seguindo o planejamento e alinhado aos desejos reais do público alvo. Sendo assim, o trabalho dos profissionais da área deve ser o constante melhoramento.
Isso se deve, pois a análise dos testes deve ser aplicado de maneira a melhorar os resultados finais do funil de vendas, tornando ele ainda mais eficiente.
Nutrição de qualidade para um modelo de funil de vendas otimizado
Manter o relacionamento com o cliente se tornou algo extremamente importante, dessa forma, é essencial ter a consciência de sempre estar investindo em ações para nutrir o lead com conteúdo de qualidade e de maneira constante.
Nesse sentido, além da possibilidade de realizar mais de uma venda com o mesmo cliente, realizando esse trabalho você garante que a marca da empresa permanecerá com os clientes, e consequentemente eles estarão divulgando a marca.
O uso das mídias para um modelo de funil de vendas otimizado
Por fim, ter um pensamento estratégico deve ser o ponto focal para a otimização do funil de vendas, sendo assim, a otimização do orçamento para ter mais vendas com menos gastos é essencial para o processo.
Portanto, é necessário analisar os resultados, e com esses resultados estar investindo nas mídias que mais trazem retorno ao seu funil de vendas. Sendo assim, fortalecendo e trazendo mais leads para o funil de vendas.
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