Vender é o que todos os empreendedores desejam, mas para isso, é preciso compreender o nosso produto e agregar valor, despertando emoções e conexões com os clientes. Venda mais com design emocional, quer saber como? Confira a matéria!
Sumário
Design Emocional: o que é?
Estamos falando de um conceito desenvolvido e difundido pelo cientista cognitivo Donald Norman e que pressupõe que o design é capaz de despertar emoções desejadas em consumidores para que eles estabeleçam uma forte conexão com a marca.
É o que faz o consumidor escolher uma garrafa de água específica na prateleira do mercado em detrimento do produto de outra marca, por exemplo.
Na verdade, se o design do produto for atraente e despertar emoções boas no usuário, provavelmente, será considerado por ele como a melhor opção na hora da compra.
Na prática, marcas que têm excelência nesse quesito desfrutam de um diferencial competitivo no mercado, mesmo que seus produtos não sejam os melhores em termos de qualidade. Até porque a concorrência é cada vez maior, o que resulta em vários produtos parecidos no mercado.
Como utilizar o design emocional nas vendas?
Agora que você entendeu como o design emocional pode ser poderoso, nós vamos te ensinar a aplicá-lo em sua empresa. Vamos as dicas:
1- Crie uma ligação emocional contando uma história
Contar histórias é fundamental para estabelecer conexões e engajar o público na mensagem que você quer transmitir.
Quando uma narrativa é atrativa e emocionante, aumentam as chances de os consumidores prestarem atenção a ela e, consequentemente, à sua marca. Pode ser que algumas pessoas não tenham um interesse imediato em relação ao seu produto.
Mas se elas se sentirem envolvidas pela história que você narra, podem até mesmo considerar a compra, pois o subconsciente faz escolhas a partir das emoções.
2- Use elementos que despertam as emoções desejadas nos clientes
Se o design emocional visa despertar boas emoções, você precisa escolher quais elementos permitirão alcançar esse objetivo. O consumidor precisa olhar para o seu produto e automaticamente ter uma sensação a partir dele.
O design dos estabelecimentos comerciais é um bom exemplo de como isso funciona na prática.
3- Invista na embalagem
Assim como uma capa bonita desperta o interesse de um leitor na livraria, a embalagem de qualquer produto faz toda a diferença para atrair consumidores. É o visual estético que apresenta o produto ao público.
Quanto mais atraente ele for, maiores serão as chances de causar um impacto positivo no consumidor. Você pode até fazer com que ele acredite que aquele item em particular possui alta qualidade, mesmo que não seja, de fato, o melhor do mercado.
Fonte: Rock Content, Neil Patel
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