Você já se perguntou qual a importância da identidade visual para a sua empresa? Ela é uma das ferramentas mais eficazes para o marketing digital, sendo a primeira forma de comunicação entre a sua empresa e os seus clientes. 

É inevitável ver algo nas cores vermelha e amarela e de cara não associar com Mc Donalds, isso porque, a identidade da marca vem sendo trabalhada a tantos anos que está no imaginário popular.

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Este recurso é fundamental para que os clientes percebam os valores e benefícios que a sua empresa quer transparecer através dos seus produtos e serviços. 

Mas afinal, o que é identidade visual?

Ainda existe a falsa impressão de que a identidade visual resume-se a sofisticação do logotipo, porém, ela vai muito além disso. 

O conceito básico de identidade visual é a construção de conjuntos gráficos que definem a sua marca e a distingue das demais, e isso vai muito além das logos e cores utilizadas.

A forma como você apresenta os valores e a personalidade do seu negócio, faz parte de uma boa identidade visual, por isso, antes mesmo de buscar quais elementos vão compor a sua marca, é importante entender como você deseja ser percebido.

Se você quer que sua empresa passe uma imagem alegre e divertida, será uma abordagem, ou, se quer passar a imagem mais séria e organizada, o visual terá que ser condizente a isso.

Dessa forma, todas as peças gráficas, desde a logo até o website da sua empresa, deverão ser pensados para expor esse tipo de imagem que seu negócio quer demonstrar.

 

Criamos Toda A Identidade Visual

 

Importância da identidade visual

Uma identidade forte atrai visibilidade e relevância para a sua empresa. Além disso, ela é o primeiro impacto no público. 

Nela é impressa os diferenciais da empresa, alinhá-la à ideia de segmentação de marketing, construir o branding e ter alguns cuidados com a marca em todos os diferentes meios onde ela estará inserida. 

A identidade visual consistente é reconhecida instantaneamente e pode ser um fator determinante para o sucesso. Por meio da identidade visual é possível:

  • Criar personalidade, comunicando uma mensagem geral;
  • Oferecer consistência no design de todos os materiais de marketing;
  • Diferenciar os negócios da concorrência e posicioná-los adequadamente;
  • Aumentar o conhecimento e memorização pelo público;
  • Ajudar a criar lealdade e ganhar a confiança do cliente.

Diferença entre marca, identidade e branding

A grosso modo, podemos dizer que a marca e o branding são ferramentas utilizadas na construção de uma identidade visual, porém, na prática, devemos considerar outras coisas para diferenciar cada uma delas.

Vamos entender melhor as diferenças existentes entre elas: 

1- Marca

A marca (ou brand, em inglês) de uma empresa é basicamente seu logotipo. A logo é a representação visual de uma marca, porém, o valor está mais atrelado aos sentimentos que a empresa desperta no público.

Os logos costumam ser alterados ao longo dos anos, pois os valores e personalidades das empresas vão mudando de acordo com o tempo, pois a visão de mundo vai se expandindo, no entanto, a marca sempre permanece a mesma.

2- Identidade

A identidade visual é o conjunto dos elementos gráficos e visuais que se associam a uma marca, e partem diretamente da filosofia e personalidade da empresa.

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Por isso que antes mesmo de pensar em marca, branding ou identidade visual, o objetivo da sua empresa tem que estar muito claro, e seus valores bem estabelecidos para que esses elementos venham a complementar o perfil.

3 – Branding

Já o branding é a palavra que define toda uma estratégia e gestão que vai além da logomarca e identidade visual.

Por exemplo, uma propaganda que fala o quanto seu produto é bom e pode resolver determinado problema, é algo que busca um resultado, que no caso é fazer o consumidor se interessar e comprar.

No entanto, se a propaganda visa falar de algo relacionado aos valores da sua empresa, como alguma ação beneficente, ou algo que ajude a preservação do meio ambiente, isso tem como foco reforçar a imagem da sua marca e no caso, é o que chamamos de branding.

Como aplicar a identidade visual da sua marca?

Depois que sua marca estiver bem definida e a identidade visual refletir bem tudo que você queira comunicar, é hora de começar a expor as peças de artes para o seu público. 

O que falamos das redes sociais, vale para outros meios de comunicação também, pois quando você entende quem é a persona do seu negócio, a sua comunicação é muito mais assertiva e em cada local pode expor uma peça diferente que terá mais impacto naquele público alvo.

Critérios que a Suprema Propaganda utiliza para criar a identidade visual

  • A sua identidade visual será criada por um designer experiente e que trabalhe com recursos exclusivos, alinhados com o propósito da sua empresa. 
  • Realizamos um estudo minucioso sobre a empresa a fim de analisar os elementos da sua cultura organizacional. 
  • Traduzimos em imagens o que diz a missão, a visão e os valores da sua marca. 
  • Estudamos o público que deseja atingir. 
  • A identidade visual precisa ser amigável e causar uma boa impressão. 

Fonte: RK Content, WDL  

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