Você já se perguntou qual a importância da identidade visual para a sua empresa? Ela é uma das ferramentas mais eficazes para o marketing digital, sendo a primeira forma de comunicação entre a sua empresa e os seus clientes.
É inevitável ver algo nas cores vermelha e amarela e de cara não associar com Mc Donalds, isso porque, a identidade da marca vem sendo trabalhada a tantos anos que está no imaginário popular.
Este recurso é fundamental para que os clientes percebam os valores e benefícios que a sua empresa quer transparecer através dos seus produtos e serviços.
Sumário
Mas afinal, o que é identidade visual?
Ainda existe a falsa impressão de que a identidade visual resume-se a sofisticação do logotipo, porém, ela vai muito além disso.
O conceito básico de identidade visual é a construção de conjuntos gráficos que definem a sua marca e a distingue das demais, e isso vai muito além das logos e cores utilizadas.
A forma como você apresenta os valores e a personalidade do seu negócio, faz parte de uma boa identidade visual, por isso, antes mesmo de buscar quais elementos vão compor a sua marca, é importante entender como você deseja ser percebido.
Se você quer que sua empresa passe uma imagem alegre e divertida, será uma abordagem, ou, se quer passar a imagem mais séria e organizada, o visual terá que ser condizente a isso.
Dessa forma, todas as peças gráficas, desde a logo até o website da sua empresa, deverão ser pensados para expor esse tipo de imagem que seu negócio quer demonstrar.
Importância da identidade visual
Uma identidade forte atrai visibilidade e relevância para a sua empresa. Além disso, ela é o primeiro impacto no público.
Nela é impressa os diferenciais da empresa, alinhá-la à ideia de segmentação de marketing, construir o branding e ter alguns cuidados com a marca em todos os diferentes meios onde ela estará inserida.
A identidade visual consistente é reconhecida instantaneamente e pode ser um fator determinante para o sucesso. Por meio da identidade visual é possível:
- Criar personalidade, comunicando uma mensagem geral;
- Oferecer consistência no design de todos os materiais de marketing;
- Diferenciar os negócios da concorrência e posicioná-los adequadamente;
- Aumentar o conhecimento e memorização pelo público;
- Ajudar a criar lealdade e ganhar a confiança do cliente.
Diferença entre marca, identidade e branding
A grosso modo, podemos dizer que a marca e o branding são ferramentas utilizadas na construção de uma identidade visual, porém, na prática, devemos considerar outras coisas para diferenciar cada uma delas.
Vamos entender melhor as diferenças existentes entre elas:
1- Marca
A marca (ou brand, em inglês) de uma empresa é basicamente seu logotipo. A logo é a representação visual de uma marca, porém, o valor está mais atrelado aos sentimentos que a empresa desperta no público.
Os logos costumam ser alterados ao longo dos anos, pois os valores e personalidades das empresas vão mudando de acordo com o tempo, pois a visão de mundo vai se expandindo, no entanto, a marca sempre permanece a mesma.
2- Identidade
A identidade visual é o conjunto dos elementos gráficos e visuais que se associam a uma marca, e partem diretamente da filosofia e personalidade da empresa.
Por isso que antes mesmo de pensar em marca, branding ou identidade visual, o objetivo da sua empresa tem que estar muito claro, e seus valores bem estabelecidos para que esses elementos venham a complementar o perfil.
3 – Branding
Já o branding é a palavra que define toda uma estratégia e gestão que vai além da logomarca e identidade visual.
Por exemplo, uma propaganda que fala o quanto seu produto é bom e pode resolver determinado problema, é algo que busca um resultado, que no caso é fazer o consumidor se interessar e comprar.
No entanto, se a propaganda visa falar de algo relacionado aos valores da sua empresa, como alguma ação beneficente, ou algo que ajude a preservação do meio ambiente, isso tem como foco reforçar a imagem da sua marca e no caso, é o que chamamos de branding.
Como aplicar a identidade visual da sua marca?
Depois que sua marca estiver bem definida e a identidade visual refletir bem tudo que você queira comunicar, é hora de começar a expor as peças de artes para o seu público.
O que falamos das redes sociais, vale para outros meios de comunicação também, pois quando você entende quem é a persona do seu negócio, a sua comunicação é muito mais assertiva e em cada local pode expor uma peça diferente que terá mais impacto naquele público alvo.
Critérios que a Suprema Propaganda utiliza para criar a identidade visual
- A sua identidade visual será criada por um designer experiente e que trabalhe com recursos exclusivos, alinhados com o propósito da sua empresa.
- Realizamos um estudo minucioso sobre a empresa a fim de analisar os elementos da sua cultura organizacional.
- Traduzimos em imagens o que diz a missão, a visão e os valores da sua marca.
- Estudamos o público que deseja atingir.
- A identidade visual precisa ser amigável e causar uma boa impressão.
Fonte: RK Content, WDL
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