O Google Ads é uma das ferramentas mais importantes para anunciar seu negócio na internet. Afinal de contas, grande parte das pesquisas são realizadas no Google, e por isso é um espaço altamente competitivo para anunciar.

Sendo assim, antes de montar a melhor estratégia de marketing de performance para o seu negócio, é importante conhecer o que a ferramenta tem a oferecer e qual é o melhor tipo de campanha para o seu negócio.

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Se interessou? Então confira o conteúdo completo a seguir!

O que é Google Ads?

Lançado em 2000, logo depois do lançamento do próprio Google, o Google Ads (antes chamado de Google Adwords) é a ferramenta de propaganda paga do Google.

Nos dias de hoje, o Google é o site mais popular do mundo, com um ranking Alexa de número 1, e mais de 42 bilhões de impressões por mês. Dessa forma, se você deseja que o mundo saiba que a sua empresa existe, o Google Ads é o lugar ideal para anunciar.

O que é preciso saber antes de criar uma campanha?

Antes de criar uma campanha no Google Ads, é preciso que você entenda os principais aspectos para acertar na configuração dela e alcançar bons resultados.

  • Objetivo: O objetivo da campanha precisa estar ligado às metas da empresa. Para cada objetivo, há um ou mais tipos de campanha Google Ads que podem ser utilizados;
  • Público: o público é uma parte da segmentação que definirá para quem os anúncios serão exibidos. Um público qualificado e alinhado ao objetivo tende a trazer resultados mais concretos;
  • Orçamento: quanto a empresa disponibiliza de verba para cada campanha, de acordo com sua meta.

Conheca Os Tipos De Campanhas De Anuncios

Quais os principais tipos de campanhas do Google Ads?

Depois de saber os principais aspectos de uma campanha, é hora de conhecer os principais tipos de campanhas do Google Ads e para que eles são recomendados. Leia a seguir!

Campanhas de Search

Entre os tipos de campanha de Google Ads, esse está entre os mais comuns. O intuito dessa campanha é alcançar as pessoas enquanto elas pesquisam por produtos e serviços no Google.

Nesse contexto, para definir a exibição dos anúncios de pesquisa, o Google Ads considera as configurações de palavras-chave, localização e público-alvo.

Esses anúncios de texto podem ter algumas extensões para enriquecê-lo, dependendo das configurações de campanha. Então cada objetivo de campanha pode se beneficiar de um tipo de extensão. Essas são algumas extensões disponíveis:

  • Extensões de local;
  • Extensões de local de afiliado;
  • Extensões de frase de destaque;
  • Extensões de chamada;
  • Extensões de sitelink;
  • Snippets estruturados;
  • Extensões de preço;
  • Extensões de aplicativo;
  • Extensões de formulário de lead.

Quando usar esse tipo de campanha?

As campanhas de search podem ser utilizadas para trazer tráfego, leads e vendas para um site. Seu principal benefício é a facilidade na configuração, que utiliza apenas texto.

Entretanto, é indispensável fazer a escolha das palavras-chave de maneira estratégica. Por esse motivo que a campanha de pesquisa permite uma segmentação bem específica, devido a essa configuração detalhada nas palavras-chave.

Campanhas de Display

A rede de display do Google consiste em milhões de sites e apps onde seus anúncios podem ser exibidos. Nesse tipo de campanha os elementos gráficos e apelo visual chamam a atenção do público para trazer interação. Ou seja, essa é uma forma de alcançar o cliente em outras partes da internet.

Para atrair um público qualificado, além de caprichar no design do anúncio, é preciso definir a segmentação. Em relação ao criativo, os anúncios gráficos podem ser criados em vários formatos para upload. Outra maneira de criação é o anúncio responsivo, onde você automatiza parcialmente a criação.

Quando usar esse tipo de campanha?

As campanhas de display podem ser utilizadas para reconhecimento, consideração, vendas, leads ou remarketing. Ou seja, são adaptáveis à sua estratégia.

O que realmente impacta no seu resultado é ter um anúncio atraente para o público certo, já que são campanhas que costumam atingir maior alcance e trazer resultados.

Campanhas de Google Shopping

Esse é o tipo de campanha de Google Ads mais indicado para varejistas que desejam vender produtos. Afinal, os anúncios de Google Shopping aparecem na pesquisa e aba “Shopping” com informações completas: foto, nome, preço e parcelamento.

Assim, os clientes podem comparar preços e condições e normalmente estão num estágio mais avançado do processo de decisão de compra.

Os principais benefícios da campanha de Shopping é que o anunciante só paga quando ocorre o clique, e os leads são mais qualificados.

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Campanhas de Remarketing

Remarketing nada mais é que anúncios veiculados devido a uma visita anterior em algum site. Fazem parte da estratégia de Remarketing anúncios para reconhecimento de marca, compras não concluídas e acessos com conversões não realizadas, entre outras.

Esse tipo de campanha é utilizada para fazer com que o usuário não esqueça o produto que pesquisou ou site que visitou.

Campanhas para Aplicativos

As campanhas para aplicativos possibilitam que novos usuários encontrem o app, além de aumentar suas vendas. Basicamente, elas servem para promover seu app na rede de pesquisa, no Google Play, YouTube, Discover e Rede de Display.

Nesse tipo de campanha você disponibiliza alguns recursos como imagens, ideias de anúncio de texto e define os lances. O Google usa esse conjunto de informações do próprio aplicativo para gerar e otimizar automaticamente os anúncios.

Quando usar esse tipo de campanha?

  • Para promover o aplicativo gerando mais downloads e instalações. É o objetivo perfeito para quem deseja aumentar o número de usuários;
  • Para gerar engajamento e ações de conversão específicas pelos usuários do app.

Campanhas locais

Além de beneficiar o crescimento de negócios digitais, o Google Ads também possibilita a criação de campanhas locais com foco em atrair pessoas para uma loja física.

Esse tipo de anúncio entrega as informações necessárias para que o público decida quando e como visitar as lojas e pode ser exibido na pesquisa Google, no Google Maps, Youtube e Display.

  • Por que utilizar campanhas para negócios locais?
  • Gerar visitas e vendas presenciais na sua loja física;
  • Promover ofertas e eventos locais;
  • Garantir que as pessoas encontrem seu endereço e o caminho até seu estabelecimento comercial;
  • Fortalecimento do marketing multicanal.

Vale reforçar que, para que as campanhas locais tenham bons resultados, é fundamental ter uma conta no Google Meu Negócio, assim como ativar as extensões de local no Google Ads.

Campanhas de Vídeo

Com as campanhas de vídeo é possível que você exiba anúncios em vídeos no Youtube e em outros sites. Para esse tipo de campanha, a qualidade e linguagem do vídeo criativo fazem toda a diferença nos resultados.

Os vídeos utilizados em suas campanhas de Google Ads podem ser da sua própria conta do YouTube. Em relação à segmentação de campanhas, é possível fazer por grupos demográficos, interesses, tópicos, públicos de afinidade, remarketing e outros aspectos.

Campanhas Smart

Entre os tipos de campanha do Google Ads, as campanhas inteligentes – também chamadas de smart- são as mais fáceis de criar e veicular. Afinal, a inteligência e o aprendizado de máquina são colocados para trabalhar a favor dos resultados da sua conta.

Para um anúncio smart funcionar basta disponibilizar as informações da sua empresa e alguns elementos criativos, que o próprio Google encontrará a melhor segmentação para você aproveitar ao máximo seu tempo e dinheiro.

As campanhas inteligentes deixam o Google definir o melhor público, melhor valor de lance e até mesmo testar diferentes anúncios para definir qual deles performa melhor.

Referência: https://bityli.com/cJPhEFHXQ

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