Quais são os objetivos da sua empresa? Você quer vender mais? Para atender as necessidades do mercado e fazer a sua empresa crescer, é preciso criar um Planejamento Estratégico de Marketing em Florianópolis

 

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O Plano de Marketing funciona como um guia para alcançar seus objetivos e contribuir para o crescimento da empresa. Mas ele não pode ser apenas um documento esquecido na gaveta, é preciso colocá-lo em prática no dia a dia da equipe. Vamos compreender melhor! 

 

O que é Planejamento Estratégico de Marketing?

 

Planejar nada mais é do que tomar algumas decisões com antecedência sobre algumas ações que serão realizadas a curto, médio e longo prazo. 

 

Ele é um documento que sintetiza o planejamento das estratégias de marketing para determinado período, incluindo objetivos, indicadores, análises, entre outras informações importantes para orientar a empresa.

 

É esse documento que orienta as estratégias e ações da área para que cumpra seus objetivos de maneira eficiente e contribua para o crescimento da empresa.

 

Como ferramenta da gestão de marketing, o plano também está vinculado à gestão do negócio. Ele é parte do planejamento tático da empresa, que conecta o planejamento estratégico (mais amplo, de longo prazo) às definições operacionais de cada área (mais específicas, de curto prazo).

 

Como funciona o Planejamento Estratégico de Marketing?

 

O planejamento inclui análises de mercado e a planificação de marketing e identifica ameaças e oportunidades que vão nortear toda a planificação. É uma etapa que deve ser bem trabalhada e com certeza, requer alguma inteligência e visão.

 

O primeiro passo é saber onde o seu negócio está para definir aonde quer chegar, ou seja, neste momento específico, é necessário realizar uma análise do mercado de atuação e o público-alvo. 

 

Para se desenvolver o sumário executivo, onde constarão todas as características principais do seu negócio. Como situação presente, definições, objetivos, estratégias e todos os esforços necessários.

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O sumário executivo funciona como um resumo geral de todo o planejamento de marketing.

 

A análise do ambiente, que é o próximo passo, deve considerar os fatores externos de influência: comportamento de clientes, fatores políticos, concorrentes, econômicos, sociais, legais, tecnológicos e culturais, ou seja, as ameaças e oportunidades do negócio.

 

Também deve se considerar os fatores internos de influência: recursos financeiros e humanos, infraestrutura, equipamentos, etc.

 

A análise de todos os fatores externos e internos do ambiente aponta para as forças e fraquezas. Além dos fatores que afetam de forma positiva ou negativa o desempenho do seu negócio.

 

Como colocar o Planejamento Estratégico de Marketing em prática?

 

Bom, não adianta nada fazer todo o processo de planejamento, criar o Plano de Marketing, se ele não for colocado em prática, conforme suas definições. 

 

Para colocar as estratégias em prática, o ideal é desmembrar o plano até o nível operacional para que viabilize sua execução. Dessa maneira, as definições estratégicas chegam lá na ponta, no dia a dia dos colaboradores.

 

No plano operacional, devem constar os Planos de Ação para executar as estratégias, que devem conter:

 

  • atividades que devem ser desempenhadas;
  • prazo de execução de cada atividade;
  • como elas devem ser executadas;
  • quem é ou quem são os responsáveis;
  • qual é a verba de execução de cada atividade.

 

Para engajar a equipe na execução, é importante que os documentos do Plano de Marketing e dos Planos de Ação estejam claros e disponíveis para todos os envolvidos. Quando você sabe o que deve fazer, com prazo e propósito, o envolvimento e a motivação são maiores.

 

Benefícios do Planejamento Estratégico de Marketing

 

Há múltiplos benefícios em realizar o Planejamento Estratégico de Marketing. Todos eles estão intrinsecamente ligados ao crescimento e ao sucesso do seu negócio.

 

  • Um plano estratégico de marketing ajuda você a identificar por onde você quer que seu empreendimento caminhe. Isso envolve o estabelecimento de objetivos sólidos e tangíveis que definem seus negócios em detalhes (períodos, lucros, custos, produtos e metas relacionadas ao seu cliente).
  • O planejamento estratégico de marketing lhe auxilia na remoção de ações improdutivas. E melhora o foco em fatores de suma importância, assim como você remove os ramos improdutivos de uma árvore.
  • Um plano estratégico de marketing oferece a você uma compreensão aprofundada dos seus mercados e clientes específicos. Estas informações atuam como base para a tomada de decisões a longo prazo.

 

Fonte: UPGrade, RockContent 

 

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