No último artigo falamos sobre as 5 perguntas que a sua página de vendas precisa responder. Agora mostraremos como criar conteúdo para o seu site.
Como criar um site que seja, digamos, perfeito? Bem, a resposta pode variar dependendo da pessoa a quem você pergunta, mas quem sabe distinguir os bons sites daqueles mais ou menos vão concordar que é a combinação certa dos seguintes ingredientes:
- Belo design
- UX (experiência do usuário) amigável
- Conteúdo inteligente
A seguir, apresentamos os principais itens do conteúdo que você deve incluir em seu site e como se assegurar de que sua mensagem vá direto ao ponto.
Continue lendo e você verá:
- A página inicial – acolhedora e organizada
- A seção “sobre” – quem é você
- Página de produto – seus produtos são estrelas
- Página de contato – fácil, fácil
- Rodapé – termine com estilo
- CTAs – botões para gerar ações
Sumário
A página inicial – acolhedora e organizada
A sua homepage é o tapetinho de boas vindas do seu site, por isso o texto que você escolher para incluir na homepage não é apenas determinante para o restante do seu site, mas também vai ser fator decisivo de como os visitantes vão receber as primeiras impressões. E todo mundo sabe: a primeira impressão é a que fica. Então não decepcione! O texto da sua homepage deve estar alinhado com a voz e o tom da sua marca e deve manter-se no tamanho mínimo necessário para transmitir sua mensagem. Basicamente deve responder as 5 questões principais que incluem: o nome da sua empresa, o que você faz, quem você é, o que você pode proporcionar e quais benefícios você pode oferecer aos visitantes do seu site. Você até pode adicionar alguma informação a mais sobre seus produtos ou sobre o que faz seu negócio ser tão especial, mas é recomendado ater-se apenas a estas informações básicas. Não precisa se preocupar, você pode adicionar mais informações e texto nas outras páginas do seu site.
A seção “sobre” – quem é você
Pense assim: quando você entra em qualquer site e clica na página “Sobre”, o que você espera encontrar ali? Para a maioria das pessoas, basta encontrar uma seção informativa com um texto que detalhe quem está por trás do negócio e qual é o propósito do site. Embora você queira ter a certeza que o texto responda claramente a estas questões, você também precisa encontrar o ponto certo de equilíbrio entre o detalhe e o tamanho do texto. A nossa sugestão é sempre ficar com um texto mais curto, mas se certificando de incluir toda informação que considere importante e que faça seu negócio ser especial. Agora, se você realmente quer entrar em detalhes complexos e acrescentar tudo, desde o começo do seu negócio até os dias atuais, incluindo seus passatempos favoritos e mais, então é melhor dividir seus textos em seções fáceis de ler e com títulos claros. Desta forma, quando os visitantes quiserem saber mais detalhes sobre você, não ficarão sobrecarregados tendo que ler longos parágrafos para encontrar a informação que procuram e que provavelmente acabarão não lendo.
Página de produto – seus produtos são estrelas
Se você tem uma loja virtual, o texto das suas páginas de produto é extremamente importante. Nomes fantásticos para os produtos e excelentes descrições podem fazer toda a diferença e levar os visitantes a não apenas navegar pelas páginas de seus produtos, mas realizar uma compra. Sendo assim, demorar um pouco mais para redigir as descrições individuais dos seus produtos com cuidado e inspiração é um investimento que vale muito a pena. Inclua o máximo de detalhes possível, certifique-se de mostrar claramente as dimensões e descreva o que faz este produto ser tão especial que mereça ser comprado.
Página de contato – fácil, fácil
Excelente notícia: se as pessoas estão vendo sua página de contato, é grande a chance de quererem entrar em contato com você. Isto significa que, definitivamente, você não pode deixar a peteca cair uma vez que os visitantes já se encontram nesta página. Você precisa ter um texto convidativo para poder interagir com os visitantes. De uma maneira geral, nesta página, o texto deve ser mantido ao mínimo necessário. Os visitantes que chegam a esta página do seu site já têm um propósito, por isso não os faça desperdiçar seu tempo tendo que passar por um monte de texto até conseguir te enviar uma mensagem. Em outras palavras: seja conciso.
Rodapé – termine com estilo
Muitos sites não dão ao rodapé a devida atenção. Isto definitivamente é um erro, já que o rodapé é uma localização privilegiada! Dependendo das necessidades do seu site, você pode escolher incluir no rodapé ícones sociais, seus detalhes de contato e outros; há muitas maneiras de usar a criatividade no rodapé do seu site. Mas já que estamos falando sobre conteúdo, o nosso favorito para o rodapé pode ser uma citação que esteja em sintonia com os valores da sua marca ou um depoimento favorável de um cliente.
CTAs – botões para gerar ações
Na maioria dos bons sites, os botões para chamadas de ação são os heróis que não recebem o devido reconhecimento. Diferentes tipos de sites podem ter diferentes objetivos finais, mas a tendência é compartilharem uma meta comum a todos: levar os visitantes a completarem uma ação. Essa ação pode variar, por exemplo, para uma loja virtual pode ser efetuar uma compra, já para o portfólio de um fotógrafo pode ser marcar uma sessão de fotos. Usar botões é a maneira mais eficiente para conseguir que os visitantes do seu site cliquem e completem essas etapas, já que os botões não só indicam claramente a ação, mas também atraem os visitantes para completarem esta ação. Quando se trata de ter o CTA perfeito, devem ser seguidas algumas etapas simples para levar as pessoas justamente a clicarem no botão.
Para a criação e redação do conteúdo perfeito para o seu site, contrate a Suprema Propaganda, a melhor agência de publicidade de Itajaí / SC e região. Solicite um orçamento sem compromisso clicando aqui!
Então, gostou das dicas? Acha que faltou mais alguma informação? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!