Uma boa gestão comercial começa antes mesmo de você abrir a sua empresa. Administrar uma empresa exige bom planejamento, pois isso lhe garantirá mais segurança e irá prevenir possíveis imprevistos. 

 

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Otimizar a gestão comercial é um grande desafio. Planejar estratégias, aumentar a produtividade e a rentabilidade do negócio são só algumas das conquistas necessárias para manter a sua empresa em franco crescimento.

 

É preciso adotar boas práticas para consolidar pontos específicos ligados ao setor, como a preparação interna de vendas, relacionamento com o cliente, atendimento, satisfação dos vendedores e análise do desempenho das equipes.

 

Desse modo, uma boa gestão comercial torna-se um importante instrumento na melhoria dos processos de uma empresa. Por isso, separamos 5 dicas de como dar um up na gestão comercial da sua empresa. Confira! 

 

1- Tenha metas bem definidas

 

Inicialmente, tenha em mente quais são os objetivos de sua empresa. Esteja ciente de que uma equipe focada em resultados coesos e certeiros possui maior probabilidade de sucesso. Logo, ao definir esses valores, é possível direcionar e gerenciar recursos e profissionais sempre visando o aumento de produtividade.

 

Toda empresa tem os seus objetivos. E cada setor também possui as suas metas. Se o departamento comercial ainda não, comece já a traçá-las. Coloque no papel todos os resultados que você almeja alcançar e direcione a equipe para chegar até eles. Um grupo que sabe aonde quer chegar tem mais garra e obstinação.

 

Separamos 5 Dicas Para Dar Um Up

 

2- Promova o diálogo

 

A existência de um diálogo simples, direto e claro entre todos os profissionais de sua empresa é crucial no desenvolvimento de uma gestão comercial otimizada. Mostre que todos possuem opinião relevante em relação às atividades realizadas em sua empresa. 

 

Deixe bem claro que você se preocupa com o bem estar de seus colaboradores e que, além de visar o lucro, você se importa com o lado humano das relações trabalhistas. Saiba o momento certo de cobrar e também ofereça respostas práticas para as reivindicações dos seus funcionários.

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3- Seja um líder

 

Um gestor moderno preocupa-se muito mais com a sua equipe do que com resultados brutos. Na prática, isso não quer dizer que você vai abrir mão do lucro. Muito pelo contrário. Quando você se dedica ao capital humano, os resultados são muito melhores. 

 

Sabendo disso, saia à frente das questões, coloque-se no lugar dos seus vendedores e saiba ser um grande líder, ao invés de ficar sentado do seu posto cobrando o que você mesmo não é capaz de fazer.

 

4- Dê condições de trabalho

 

Sua equipe precisa ter as condições adequadas para realizar grandes conquistas. Não adianta ficar pleiteando uma meta se as ferramentas de trabalho estão defasadas. 

 

Isso inclui as condições do ambiente, como ventilação, iluminação, conforto e refeições, e as circunstâncias externas como transportes, formas de pagamento e tudo o que possibilita que o seu colaborador realize as atividades com mais primazia.

 

5- Conheça seus clientes

 

Se você pensa que o reconhecimento dos clientes é tarefa exclusiva para o marketing da empresa, está bem enganado. Para otimizar a gestão comercial, o setor precisa conhecer seus consumidores e saber quais são as suas expectativas e necessidades reais. Faça pesquisas, colete opiniões e trace um perfil do seu público.

 

Ah e não se esqueça de analisar os resultados. Não há melhor maneira de corrigir os erros do que analisando o que levou a eles. 

 

Vantagens de uma boa gestão comercial

 

  • Maior controle sobre o seu negócio;
  • Planejar os próximos passos com segurança;
  • Funcionários e clientes satisfeitos;
  • Otimização de tempo e aumento de produtividade;
  • Mais reconhecimento para a sua marca.

 

Fonte: Bom Controle, Inovatize, Hiper 

 

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