Implantar ações de endomarketing criativas ajudam a desempenhar e engajar os colaboradores para obter melhores resultados na empresa. Nós vamos te explicar o que é essa estratégia e como você pode apresentar ideias de endomarketing para os seus colaboradores. Confira! 

 

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O que é endomarketing?

 

O endomarketing é uma das técnicas de estratégia do marketing institucional, voltadas para as ações internas na empresa. É conhecida por ser uma das maneiras mais eficazes de reduzir a rotatividade de funcionários e atrair novos profissionais qualificados.

 

Esse tipo de ação faz com que as pessoas tenham uma percepção diferente de sua empresa, motivando-as a contribuir de uma maneira mais substancial no dia a dia.

 

O alinhamento de expectativas também é um objetivo, já que os funcionários precisam conhecer a missão e os valores de sua organização para agir com direcionamento.

 

Vantagem do endomarketing

 

Diferentemente do marketing tradicional, que foca em se comunicar com o público final, o endomarketing tem um diferencial: ele já tem contato com o público almejado; não é necessário ir atrás dessas pessoas para descobrir quem elas são. Felizmente, você já tem acesso diário a todas elas.

 

Isso, certamente, não quer dizer que você já as conheça de fato. Contudo, entender suas necessidades é muito mais fácil e, logo, desenvolver ações customizadas se torna possível. O endomarketing trabalha com pessoas reais e muito próximas, validando a partir de seus esforços.

 

Como Apresentar Ideias De Endomarketing

 

Como elaborar um plano de endomarketing?

 

Geralmente, quem trabalha com marketing interno utiliza bastante da criatividade, mas em alguns casos, a criatividade não é garantia de que as ações serão um sucesso. É necessário respeitar o perfil do público interno e a cultura organizacional.

 

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Nós separamos algumas dicas para você acertar na hora implementar as estratégias de endomarketing e trazer mais eficiência na aplicação. Confira! 

 

1- Atenda às expectativas da equipe

 

Uma vez que o endomarketing baseia-se no relacionamento entre a empresa e o capital humano, é importante que haja confiança. A confiança é um dos elementos principais em qualquer relação de sucesso. Por isso, tome cuidado para que a empresa prometa apenas o que pode cumprir.

 

2- Entenda seu público-alvo

 

É importante levantar a quantidade de colaboradores na empresa, quais são suas características profissionais e outros atributos que podem ajudar a entender melhor esse público. Quanto mais informações levantadas a respeito dos colaboradores, mais interessante para uma análise completa.

 

3- Avalie a cultura organizacional

 

Em síntese, a cultura organizacional de uma empresa significa o conjunto de valores, crenças, posicionamentos, objetivos e regras de conduta adotadas por essa organização. É de extrema importância que os colaboradores sejam envolvidos nessa atmosfera, e que as estratégias de endomarketing respeitem essa cultura.

 

Além disso, uma ótima forma de entender quais são os pontos de melhoria para tornar o ambiente interno mais agradável para os funcionários é entender a percepção em relação à cultura organizacional.

 

4- Descubra o que os colaboradores esperam da empresa

 

Se as estratégias de endomarketing são voltadas ao público interno, deixe que os próprios colaboradores revelem o que os mantêm motivados e engajados ao negócio. Pergunte, pesquise, converse, escute o que é declarado abertamente e saiba ouvir nas entrelinhas.

 

Você pode descobrir que as motivações do seu time são muito mais simples do que parece e, assim, acertar em cheio nas escolhas para um marketing interno de sucesso

 

5- Trace objetivos

 

Os objetivos devem ser definidos juntamente com metas, porque além do que você quer alcançar com aquele planejamento de marketing interno, também é essencial planejar de que forma esses objetivos serão mensurados. Ou seja, quais serão os indicadores utilizados para verificar se as ações planejadas foram bem-sucedidas?

 

6- Meça os resultados

 

Como qualquer estratégia, os resultados promovidos pelo endomarketing também devem ser medidos. Só assim a empresa pode saber se está acertando nas escolhas e garantindo seus benefícios.

 

A avaliação também dá oportunidade para modificar o que não está dando certo antes de levar prejuízo. Você pode fazer isso através de: 

 

  • nível de satisfação medido pelas pesquisas de clima;
  • taxa de absenteísmo;
  • nível de produtividade;
  • retorno sobre investimento (ROI).

 

Entendeu o que é endomarketing e como implementar na sua empresa? Então, siga nossas dicas e veja os resultados no engajamento e produtividade.

 

Fonte: Gupy, ZenKlub, Ergon

 

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