O conceito de nicho é importantíssimo para o marketing digital de uma empresa. Porém, poucos empreendedores sabem o que ele realmente significa e como definir o público nichado

 

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Se você tem um negócio e almeja o sucesso, saber o seu nicho e o público alvo é essencial. Principalmente se você está começando um negócio com poucos recursos e um investimento ainda baixo.

 

Definir um nicho vai te ajudar a concentrar seus esforços onde eles têm maior probabilidade de dar certo. Porque, alcançar autoridade com um público selecionado pode ser o caminho mais rápido para se tornar a próxima gigante do mercado. 

 

O que é nicho de mercado?

 

O nicho de mercado é uma segmentação ou recorte de um mercado. Ou seja, é a identificação de um grupo menor dentro de um setor, com necessidades e interesses específicos.

 

Saber identificar um nicho de mercado pode ser a diferença entre sucesso e fracasso para um produto.

 

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Qual a importância de definir bem o nicho?

 

Uma empresa com um nicho de mercado mais específico tem muito mais facilidade em se destacar e agregar valor aos seus produtos. Com um investimento bem menor, é possível atingir um público muito mais interessado no que você tem a oferecer. 

 

Ao atender desejos e resolver problemas mais específicos, você encontrará um público que dá muito mais valor aos seus serviços. Ou seja, que está disposto a pagar mais por um produto que seja pensado especialmente com suas necessidades em mente.

 

Como definir o meu nicho de mercado?

 

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Agora que você já sabe a importância do nicho, nós vamos te dar algumas dicas para definir o seu nicho. Confira!

 

1- Escolha o mercado e o segmento em que quer atuar

 

Antes de definir seu nicho, você precisa saber o mercado e o segmento em que vai atuar. Como vimos no exemplo do início do texto, você deve ir especificando cada vez mais sua área de atuação.

 

Para ficar mais fácil, vejamos um outro exemplo:

 

  • Mercado: cosméticos;
  • Segmento: produtos para cabelos;
  • Nicho: produtos veganos para cabelos crespos e cacheados.

 

Para chegar nesse ponto, faça pesquisas sobre essas áreas de atuação — conheceremos ferramentas para isso mais adiante. Dessa forma, você terá mais garantias de que o nicho que está escolhendo faz sentido.

 

2- Identifique suas aptidões

 

Uma boa dica é trabalhar com assuntos sobre os quais você entenda mais que o resto das pessoas. Dessa forma, seu trabalho vai se tornar mais leve. Além disso, você terá muito mais autoridade para tomar decisões e para identificar do que seu público precisa.

 

3- Encontre um problema a ser solucionado

 

Para que você consiga atingir seu nicho de mercado, é preciso identificar uma necessidade de um público específico para o qual poucas ou nenhuma empresa olhou ainda. A partir daí, você poderá pensar na solução que poderia apresentar por meio de um produto ou serviço.

 

4- Avalie se a sua ideia é economicamente viável

 

Depois de definir mercado, segmento e nicho, a partir do problema a ser solucionado, hora de avaliar se essa empresa será economicamente sustentável.

 

Para isso, você deve observar duas coisas: demanda e concorrência. Em geral, essas duas grandezas são proporcionais. Ou seja, normalmente, quanto maior a demanda, maior a concorrência e vice-versa.

 

Por isso, o ideal é que você encontre um ponto intermediário. Dessa forma, você deve encontrar um nicho em que ainda haja uma quantidade considerável de pessoas que comprariam seus produtos ou serviços, mas no qual a concorrência não seja tão grande.

 

5- Faça uma análise da concorrência

 

Por fim, depois de avaliar todos os pontos anteriores, é hora de olhar para quem já está no mercado e fazer uma análise da concorrência.

 

Quando falamos de nicho de mercado, tentamos oferecer soluções inovadoras. Então, para saber quem são seus concorrentes não olhe para quem oferece os mesmos produtos ou serviços que você, mas para aquelas empresas que disputam o mesmo público que você quer atingir, com opções semelhantes.

 

Fonte: NS, Neil Patel 

 

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