Você sabia que é possível alavancar suas vendas com um live commerce? Essa estratégia já é explorada por marcas famosas e tem grande potencial para lojas virtuais.

A pesquisa Grand View Research prova que as lives seguem como uma forte tendência no ambiente virtual. Segundo o levantamento, a expectativa é que o mercado global de streaming de vídeo atinja US$ 330,51 bilhões até 2030.

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Somado a isso, ainda existe o fato de que o vídeo é um dos formatos de conteúdo mais consumidos pelos internautas. Segundo estudo da Kantar Ibope Media, 99% dos usuários assistem vídeos na internet.

Os números evidenciam o potencial das transmissões ao vivo para gerar vendas. E você também pode aproveitar essa estratégia para impulsionar seus resultados. Quer saber como? Acompanhe o artigo!

 

O que é live commerce? 

Live commerce é uma experiência de compra realizada por meio de uma transmissão ao vivo na internet e que tem a proposta de apresentar produtos aos internautas.

Também conhecido como live stream shopping, shop streaming e live de venda, o formato é um bate-papo em tempo real entre o porta-voz da marca (geralmente influenciadores digitais) e a audiência.

Neste momento de interação, os consumidores ou clientes em potencial podem conhecer novos produtos, tirar dúvidas e até conferir avaliações de outros clientes.

O grande diferencial do formato é a oportunidade de criar uma proximidade maior entre a marca e os consumidores.

A partir daí, fica mais fácil para o cliente confiar na marca e no produto, o que aumenta as chances de vender produtos online.

 

Como funciona o live commerce? 

Este novo recurso já é considerado uma tendência capaz de mudar o varejo e o consumo das pessoas.

Porém, para aproveitar todo o potencial da estratégia, é preciso entender como funciona o live commerce. 

Na verdade, o formato não é tão novo assim. O uso de tecnologia de transmissão ao vivo para anunciar produtos já era utilizado desde 1980 nos canais de televisão. 

Até hoje existem programas na TV com vendedores que apresentam produtos e deixam o número de telefone na tela para o telespectador entrar em contato e realizar a compra.

O live stream shopping tem uma estrutura similar! A diferença é que a novidade funciona no ambiente virtual, por meio de redes sociais, como Instagram e YouTube, ou plataformas de streaming.

Diferente do formato antecessor, agora existe interatividade. O público pode conversar com o apresentador e tirar dúvidas em tempo real, o que é decisivo no processo de compras.

 

Live Commerce

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Vale a pena fazer live commerce? Conheça o cenário no Brasil e no mundo

O live commerce surgiu na China e por lá o crescimento foi explosivo. Em três anos, o mercado de livestream shopping saltou de US$3 bilhões para US$171 bilhões, de acordo com estudo da McKinsey

Nos Estados Unidos, por sua vez, as vendas ao vivo estão no estágio inicial, mas a expectativa é que até 2026 representem 20% de todo o comércio eletrônico americano.

No Brasil, essa estratégia de venda também é uma novidade, mas você sabe como as tendências costumam se propagar mundialmente.

Claro, é algo novo e é normal que você tenha dúvidas se realmente vale a pena investir nesse formato. Para provar que existe muito potencial no live commerce, reunimos algumas estatísticas importantes para você analisar e tirar suas próprias conclusões.

Segundo a pesquisa da Livestream em parceria com a New York Magazine, que entrevistou mil adultos, 80% dos entrevistados afirmaram que preferem assistir uma live da marca em vez de ler um artigo de blog.

Já 82% dos entrevistados assistiram a uma transmissão ao vivo em vez de passar por postagens nas redes sociais.

Um estudo da Wyzowl também reúne dados interessantes sobre o formato de vídeo que vale a pena ficar de olho:

  • as pessoas assistem 19 horas de vídeo online por dia;
  • 96% dos consumidores assistem vídeos para saber mais sobre um produto;
  • 88% já foram convencidos a comprar algo após assistirem vídeos da marca;
  • conteúdos em vídeos tem duas vezes mais chances de serem compartilhados.

Agora falando especificamente sobre as lives de vendas, uma pesquisa do Grupo Bittencourt, feita com base nos dados das operações de 2021 da StreamShop, revelou que o principal atrativo do formato é a alta taxa de conversão.

O live commerce possui taxas de conversão de 16%, enquanto no e-commerce tradicional o número é de 2%.

Vale ainda conhecer um case de sucesso! A C&A afirmou, em entrevista para o Mercado e Consumo, que registrou um crescimento de vendas de 200% durante o horário da transmissão e que seu cliente é 80% mais engajado.

Já deu para perceber que esse formato de conteúdo pode ser um grande aliado para vender mais online, não é?

 

Qual a melhor plataforma para live commerce? 

Na China, onde nasceu o formato, o live commerce é feito integralmente dentro de uma única plataforma que suporta as funcionalidades de transmissão, interação e compra.

Já no Brasil, a maioria das marcas fazem a transmissão ao vivo nas redes sociais e o consumidor precisa finalizar a compra no e-commerce ou no aplicativo da loja.

Ainda existem poucas plataformas no nosso país que permitem uma experiência completa. Algumas delas são:

  • 4Show: plataforma que realiza transmissões ao vivo, vendas por e-commerce e interação no chat. Há diversos planos disponíveis para contratação;
  • Mimo: integra os produtos do e-commerce ao live commerce para que os consumidores não precisem parar a transmissão para comprar. Disponível também para marketplaces;
  • Alive.haus: permite realizar vendas ao vivo, sem a necessidade de baixar qualquer aplicativo. A empresa ainda oferece ajuda na estratégia e produção das transmissões de acordo com seus objetivos e público-alvo;
  • Stream Shop: é uma plataforma 100% adaptável às necessidades do seu negócio e possui diferentes planos de assinatura. Possibilita integração com e-commerce, chat ao vivo, checkout no site e catálogo ilimitado de produtos.

 

Como vender ao vivo online?

Conteúdos em vídeos conseguem gerar bastante engajamento nas redes sociais. Porém, para que a sua live seja um sucesso, você deve vender com qualidade.

Portanto, esqueça a ideia de fazer uma live commerce no improviso. Você precisa planejar a transmissão ao vivo para garantir um conteúdo relevante e interessante para sua audiência.

Antes de começar, você precisa ter:

  • roteiro;
  • especialista do nicho ou influenciador para ser apresentador;
  • cenário;
  • iluminação;
  • bons equipamentos de som e imagem;
  • planejamento de cenas de exibição de produtos.

Já durante a transmissão, é importante incentivar a participação da audiência, mostrar os benefícios dos produtos e responder às perguntas enviadas no chat.

Além de interagir, não se esqueça de direcionar o cliente para o site ou aplicativo da sua loja para que ele possa adquirir o produto.

Para isso, você pode disponibilizar o link da oferta ou até exibir um QR code na tela.

 

Quais as vantagens de fazer um live commerce? 

Os vídeos e as lives estão cada vez mais presentes na vida dos usuários. Segundo relatório da Video Viewers, 86% dos brasileiros assistem vídeo na web.

Portanto, se você quer impulsionar as suas vendas, o uso desses recursos será um grande aliado. São diversas vantagens de fazer um shop streaming, como:

Mostrar o produto 

Você sabia que 84% dos internautas se sentem convencidos a comprar um produto após assistir um vídeo? É o que diz uma pesquisa da Wyzowl!

Então, aproveite o formato para mostrar como seu produto funciona na prática e apresente seus benefícios e funcionalidades. 

Interagir e tirar dúvidas 

Além de apresentar o produto de maneira diferente, essa experiência torna o processo de compra mais humanizado

Por isso, converse com seu público e tire dúvidas em tempo real. A interação instantânea ajuda o consumidor a se decidir pela compra!

Captar novos leads 

A melhor maneira de captar novos leads é por meio da criação de conteúdo, como é o caso da live. Para isso, você pode solicitar que o usuário preencha um formulário para acessar o conteúdo exclusivo.

Depois, é só nutrir o lead para conduzi-lo durante toda a jornada de compra até a fidelização.

Realizar promoções relâmpago 

A experiência de assistir a um conteúdo diferenciado desperta o desejo do consumidor e incentiva a compra por impulso.

Para aumentar as chances de conversões, ofereça promoções exclusivas para a sua audiência.

 

Como fazer um live commerce de sucesso? Passo a passo

Se você percebeu que existe uma oportunidade para impulsionar seu negócio com as vendas ao vivo e agora deseja criar uma live, nós separamos um passo a passo completo para te ajudar nessa tarefa. Confira a seguir:

1. Conheça seu público

Este é um passo essencial para qualquer ação de marketing e vendas e com as lives de vendas não é diferente.

Por essa razão, antes de adotar qualquer método novo, estude o seu público-alvo. Investigue, por exemplo:

  • padrões de consumo de conteúdo;
  • horários que costumam realizar compras online;
  • quando acessam a internet;
  • quais influenciadores acompanham e se identificam.

Essas informações serão essenciais para você criar um conteúdo que impacte o seu público-alvo e, consequentemente, gerar mais conversões.

Vale destacar que as sessões de lives possuem um público crescente. Segundo levantamento do Grupo Bittencourt, divulgado pelo Mercado e Consumo, 44% das pessoas que compram durante as transmissões ao vivo possuem entre 25 a 44 anos.

Além disso, usuários com mais de 55 anos já representam quase 25% do público que participa dos eventos.

2. Crie um roteiro

Já falamos anteriormente que fazer uma live no improviso não é uma opção. Você precisa de uma estratégia bem definida e um bom roteiro para alcançar os resultados almejados e garantir que tudo saia como o esperado.

Na hora de estruturar o seu roteiro, defina:

  • Quem será o intermediador (será um funcionário da empresa ou um influenciador?);
  • quais os produtos que serão mostrados;
  • quais as características do evento;
  • quais os momentos de interação com o público.

3. Busque pelos influenciadores certos

Você decidiu que o apresentar será um influenciador? Essa é uma estratégia interessante, já que o marketing de influência costuma gerar mais engajamento e esses profissionais geralmente possuem experiência com o formato em vídeo.

No entanto, lembre-se de buscar pelos influenciadores certos. É crucial que a pessoa tenha conexão com os valores do seu público-alvo e da sua marca.

4. Organize as questões técnicas da live

Para garantir a qualidade do seu live commerce, você precisa se atentar às questões técnicas relacionadas a uma transmissão ao vivo. São elas:

  • conexão com a internet;
  • capacidade do site;
  • iluminação;
  • filmagem;
  • cenário;
  • som.

O ideal é ter uma pessoa ou uma equipe responsável por essa parte e é importante checar se tudo está funcionando perfeitamente com antecedência.

Todo cuidado é necessário para garantir que o evento seja um sucesso!

5. Responda as principais dúvidas

Um dos objetivos do live commerce é criar uma aproximação com os consumidores. Por essa razão, é essencial aproveitar o espaço para responder às principais dúvidas dos clientes e incentivar a interação.

Lembre-se também de explorar os recursos visuais. Faça tutorial, mostre como funcionam os seus produtos, as vantagens e os diferenciais da marca, métodos de aplicação, etc.

Humanize esse bate-papo para encantar o cliente e demonstrar que vale a pena comprar em sua loja virtual.

6. Divulgue a live

Por fim, não esqueça de divulgar o seu live commerce. Use as redes sociais, e-mail marketing, mensagens e newsletter para promover o dia, o horário e o local do evento.

Para motivar seu público a participar, destaque algo que despertará o interesse do consumidor, como descontos, brindes, frete grátis, entre outras vantagens.

 

Referência: https://bityli.com/mFEfGtD

 

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